Em sua sétima edição, mais de 50 ações para diversos públicos abordam temáticas ampliadas sobre saúde sexual e reforçam as discussões do Dia de Luta contra a Aids, de forma educativa e sem preconceitos
Entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro, o Sesc São Paulo promove o projeto Contato – Ações para promoção da saúde sexual e prevenção das ISTs e Aids, com mais de 50 atividades gratuitas voltadas à discussão sobre saúde sexual, reprodutiva e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com especial destaque para HIV/Aids.
Realizadas em 22 unidades distribuídas pela capital e interior do estado, as ações incluem rodas de conversa, testagens (exames no local para detectar ISTs) e orientações, performance e sessões de cinema, abordando questões como desigualdades, gênero, direitos humanos, quebra de estigmas, acesso a informações e tratamentos, promovendo o respeito em todas as relações humanas.
Em sua 7ª edição, o projeto tem como objetivo fomentar a discussão de que a saúde sexual vai muito além do aspecto biológico, reconhecendo a pluralidade das formas de expressão de todos os corpos. De maneira individual ou em grupo, os participantes das atividades terão a oportunidade de vivenciar experiências com diferentes culturas, práticas artísticas e debates sobre novas perspectivas de organização social.
A programação estreia com o ateliê aberto “Educação, cuidado e saúde” no dia 29/11, das 11h às 16h, no Sesc 24 de Maio, quando os visitantes poderão conhecer o trabalho realizado pelo Acervo Bajubá – projeto comunitário de registro de memórias das comunidades LGBTQIAP+ brasileiras.
No domingo, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, é a vez de o Sesc Avenida Paulista abrigar o “Mais Arte, Menos Aids”, conjunto de atividades oferecidas em parceria com Agência Aids e Prefeitura de São Paulo, das 11h às 16h. Na ocasião, serão expostas, em frente à unidade, obras das exposições “Festival Internacional de Humor em DST e Aids ” e “Indetectável = Intransmissível”, além de um desfile de roupas confeccionadas de camisinhas e testagens com orientações realizadas pela Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo.
Rodas de conversa acontecem ao longo da programação. No Sesc Carmo, acontecerá, no dia 02/12, o bate-papo “Potência, resistência e sensibilidade nas ações culturais em saúde”, das 18h30 às 20h. Participam da conversa o curador do MASP/SP, André Mesquita, o ator e dramaturgo Ronaldo Serruya e a cinepoeta e jornalista Marina Vergueiro. O foco do encontro é discutir estratégias que lidam pelas vias do sensível e como utilizar-se da arte e comunicação tornam-se potentes meios para dar voz e ouvidos às diversidades atuais, possibilitando direitos à liberdade de expressão e respeito nas relações.
E no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (CPF), no dia 4/12, a partir das 19h, o bate-papo “HIV 43 Anos: temos conquistas, mas os desafios continuam presentes!”, traz Roseli Tardelli, Maria Cristina Abbate, Lucas Raniel e Micaela Cyrino para comentar o período que vai desde o primeiro caso de infecção pelo vírus que causa a Aids até a luta travada pela sociedade para os avanços com relação a tratamentos e prevenção, assim como para o desenvolvimento da vacina e para barrar novas infecções.
Consulte a programação completa em sescsp.org.br/contato e participe!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.