Projeto “Samba Mulher – A Cadência e o Axé das Mulheres Sambistas” no Sesc Belenzinho

10/11/2024

Compartilhe:

O Sesc Belenzinho apresenta a primeira edição do Projeto Samba Mulher – A Cadência e o Axé das Mulheres Sambistas começou em novembro de 2024 e continua em 2025. A programação reúne uma série de shows de diferentes vertentes do samba e com formatos plurais, que têm em comum o protagonismo das artistas que são sambistas ou que tem trabalhos musicais em diálogo com a estética do samba. 

O samba sempre teve a predominância masculina, mas as mulheres sempre estiveram presentes tanto na criação como na execução. Desde sua origem, elas sempre marcaram presença. Mulheres que ocuparam o espaço musical e mostraram os seus talentos, como, por exemplo Tia Ciata, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Jovelino Pérola Negra, Leci Brandão, Alcione, entre outras compondo e/ou interpretando.  


Confira os shows e programe-se:

Foto: Divulgação

#Cordão da Dona Micaela

A Doulagem do Samba nas “vozes-entranhas” das mulheres sambistas

Intervenção artística de abertura do projeto “#Samba Mulher”.  A atriz Edi Cardoso, interpretando a parteira Dona Micaela da Penha, a atriz Luzia Rosa, interpretando a sambista Madrinha Eunice e a atriz Maria Baú, interpretando a escritora Carolina Maria de Jesus, simbolizam a constelação da doulagem e parto do Samba, nascido das “vozes-entranhas” das #mulheres #sambistas com a participação especial do Cordão da Dona Micaela.

Dia 8/11. Sexta, às 18h
Grátis – Praça

Roda de Pagode das Pastoras do Rosário

As #Pastoras do Rosário, seguindo seus fundamentos, apresentam também a possibilidade de reverenciar um dos gêneros mais significativos da música popular brasileira, o pagode, numa perspectiva de celebração envolvente apresentam canções como, “Cheia de Manias” , “Timidez” , “Temporal” , “Coral de Anjos” , dentre outras, que muito contribuíram para o cancioneiro brasileiro.

O show terá a participação do grupo de cultura popular Cordão da Dona Micaela, cortejo cênico em homenagem à parteira Dona Micaela Vieira, que no final do século XIX exerceu este ofício.

Dia 8/11. Sexta, às 20h30
Comedoria

Ingressos a venda em: sescsp.org.br/belenzinho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Luciana Mello

Ela é Samba

#Luciana Mello, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, apresenta o show “Ela é samba”. Este espetáculo é uma homenagem ao samba, gênero que sempre fez parte da família e por isso da formação musical de Luciana. “Ela é Samba” traz uma seleção especial de sambas de grandes sambistas (Dona Ivone Lara, Cartola, Alcione entre outros), interpretados com a voz única e carismática de Luciana.

Dia 16/11. Sábado, às 20h30
Comedoria

Ingressos a venda em: sescsp.org.br/belenzinho

#Ayô Tupinambá

Samb’Ayô (com a participação especial de Camila Trindade)

“Samb’Ayo” é um projeto que coloca em destaque a diversidade e a expressão artística de corpos dissidentes.

Idealizado por Ayô Tupinambá, este evento único convida artistas Trans, Travestis, Transmasculines, Não-Binaries, #LGBTQIA+ e pretes para uma envolvente roda de samba, onde o protagonismo é dedicado a essas vozes muitas vezes marginalizadas.

Dia 20/11. Quarta, às 18h
Teatro

Ingressos a venda em: sescsp.org.br/belenzinho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pura Raça

Fundado em 03 de julho de 1988, no Bairro do Jardim Nordeste, Zona Leste de São Paulo, nasce o #Grupo #Feminino Pura Raça. A ideia da fundadora Marlene Santana foi formar, informar e multiplicar grupos composto por mulheres. O grupo Pura Raça incentivou e abriu caminhos para que muitas mulheres pudessem estar trabalhando, vivendo, tocando e cantando no mundo do Samba.

Dia 21/11. Quinta, às 19h
Grátis – Comedoria

Xeina Barros

X

A #instrumentista, cantora e compositora Xeina Barros apresenta o show “X”, que mescla músicas autorais e obras de compositores consagrados como #Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Alessandro Penezzi, Tia Amélia, e outros amigos. O repertório conta sua trajetória musical através do samba, das rodas de capoeira, do batuque de umbigada e do choro.

Dia 24/11. Domingo, às 18h
Teatro

Ingressos a venda em: sescsp.org.br/belenzinho

Foto: Divulgação

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.