Resumo
Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão crítica acerca das encruzilhadas e das problemáticas inerentes à produção artística negra brasileira nas redes sociais diante dos atravessamentos causados por sistemas de inteligência artificial (IA). Para isso, articula uma discussão teórica acerca do conceito de redes sociais como boca do mundo, inspirado na noção de Exu Enugbarijó. A fundamentação teórica se encadeia a partir do operador conceitual das encruzilhadas, de Leda Maria Martins, que permite estabelecer outras formas de pensar as complexidades e o que está em jogo nas práticas artísticas contemporâneas compartilhadas nesses sistemas. Encruzilhadas éticas, estéticas e políticas, que ressignificam a arte, as redes sociais e a IA.
Palavras-chave: Exu. Encruzilhadas. Arte contemporânea. Redes sociais. Inteligência artificial.
Abstract
This article seeks to propose a critical reflection on the encruzilhadas [crossroads] and the issues that are part of black Brazilian artistic production shared on social media and the impact caused by these artificial intelligence (AI) systems in those practices. To this end, it articulates a theoretical discussion on the concept of social networks as the mouth of the world, inspired by the notion of Exu Enugbarijó. The theoretical basis is articulated with the conceptual operator of encruzilhadas [crossroads], conceived by Leda Maria Martins, which allows different ways of thinking and understanding the complexities and stakes involved in the production of contemporary artistic practices shared on social media. Ethical, poetic, and political encruzilhadas [crossroads] that are disrupted and give new meaning to art, social media and AI.
Keywords: Exu. Encruzilhadas [crossroads]. Contemporary art. Social media. Artificial intelligence.
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