Resenha

21/12/2023

Compartilhe:

Resenha do livro: INFANTINO, Julieta (org.). A arte do circo na América do Sul: trajetórias, tradições e inovações na arena contemporânea. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2023.

Possivelmente a maioria dos pesquisadores da temática já tentaram definir o significado da palavra circo. Arte do insólito, do inesperado, do difícil, do diverso, do extraordinário, da proeza, do risco ou do espetáculo. Arte que acontece no picadeiro, embaixo da lona, no teatro, mas também nas ruas, nas praças, nos sinaleiros e nas escolas ou universidades. Diversidade de adjetivos e locais que não somente demonstram as inúmeras formas de entender o circo, mas remetem à amplitude da própria arte. A pergunta que segue… Existem vários tipos de circo? Circo tradicional, circo família, circo de lona, circo contemporâneo, circo novo… são diferentes? Como? O que esses conceitos específicos carregam na sua significância?

Essas e muitas outras questões são apresentadas no livro A arte do circo na América do Sul, organizado pela pesquisadora e professora argentina Julieta Infantino. Obra que apresenta um riquíssimo intercâmbio entre especialistas, professores, pesquisadores, gestores e artistas de diversos países que debatem sobre os caminhos percorridos pelo circo na América do Sul. Dentre os convidados para compor o livro, há renomados autores brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos que vivem, respiram e conhecem profundamente o circo, não apenas do país de origem, mas também dos vizinhos.

[…]

Leia na íntegra:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.