Resenha: Interseccionalidades: uma nova forma de discutir o envelhecimento no Brasil

11/10/2019

Compartilhe:

Resenha do livro: AZEVEDO, Celina Dias (org.). Velhices: perspectivas e cenário atual na pesquisa Idosos no Brasil. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2023.
O Censo Demográfico 2022 não deixa dúvida: o Brasil envelhece a passos largos e em ritmo acelerado. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira com 60 anos ou mais ultrapassa as 32 milhões de pessoas, totalizando 15,8% dos habitantes do País. Trata-se de um aumento de 56% em relação ao Censo de 2010, quando esse número era de 20,5 milhões.
O envelhecimento não é um fenômeno novo no Brasil. Em 2006, uma parceria entre o Sesc São Paulo e a Fundação Perseu Abramo viabilizou o desenvolvimento de uma pesquisa intitulada “Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade”, cujo objetivo era traçar um panorama dos idosos naquele período e, com base nos dados coletados, contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas para essa camada da população. Tal pesquisa originou uma coletânea homônima de artigos, organizada por Anita Liberalesso Neri – então professora titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – e publicada em 2007 pelas Edições Sesc.
Diante das mudanças ocorridas na sociedade e nessa área de estudo em mais de uma década, o Sesc São Paulo e a Fundação Perseu Abramo entenderam como necessária e pertinente a realização de uma nova pesquisa. O intuito era muito mais do que a simples atualização dos números. A segunda edição do estudo procurou entender quem é esse novo idoso e quais são suas necessidades. A pesquisa foi conduzida entre 2019 e 2020, tendo sido finalizada pouco antes do início da pandemia de Covid-19 no Brasil.

(…)

Baixe a resenha completa:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.