Resiliência em cena: as vozes do conflito colombiano
06/09/2024
Compartilhe:
Registro do Mural de La Memoria, intervenção da artista Leila Monségur no Sesc Interlagos realizada em parceria com o Consulado da Colômbia, que teve a participação de vítimas do conflito armado colombiano. Foto de Rejane Pereira.
Como instituição comprometida com o interesse público, o Sesc São Paulo participa ativamente dos debates que moldam nossa sociedade. As questões contemporâneas, com toda a sua complexidade, fazem parte de nossa programação diária. Por meio de parcerias internacionais, trazemos ao público produções e profissionais de diferentes países, ampliando o acesso a referências e pontos de vista diversos.
O Conflito Armado Colombiano, que começou na década de 1960 e durou mais de cinco décadas, envolveu intensos confrontos entre grupos guerrilheiros, paramilitares e forças do Estado. Uma profunda crise humanitária se formou e afetou milhões de pessoas, muitas forçadas a deixar suas casas e reconstruir suas vidas em outros países, inclusive no Brasil. O processo de paz e reparação visa enfrentar essas injustiças e apoiar as vítimas que carregam as cicatrizes desse período.
Este é um dos temas que perpassam de forma sutil e poética o espetáculo colombiano Historia de una Oveja[História de uma Ovelha], que recebe apoio do Consulado Geral da Colômbia em São Paulo para sua participação na 7ª edição do Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas. Como parte da parceria com o Consulado Geral da Colômbia, que investe na reparação das vítimas do conflito, o Sesc abre também este espaço no portal Sesc SP para alguns de seus relatos. Esta é uma forma de ampliar nosso conhecimento sobre sua história e reconhecer sua presença em solo brasileiro.
Leia os depoimentos abaixo
O Estado colombiano trabalha para o reconhecimento e aproximação com as vítimas do conflito armado, incluindo aquelas que se encontram no exterior, através do desenvolvimento de ações que promovam sua reparação. O Consulado Geral da Colômbia em São Paulo articula a oferta institucional da Unidade para as Vítimas para aquelas que estão dentro de sua jurisdição no Brasil. Além disso, periodicamente realiza atividades específicas que contribuem para sua reparação simbólica e dignificação. Nesta ocasião, o Consulado, com o apoio do Sesc, convidou as vítimas para a peça de teatro “História de uma ovelha”, que está sendo apresentada no âmbito do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas. Esta peça destaca a resiliência dos migrantes que foram forçados a abandonar seus lares para aprender a habitar novos espaços. Dessa forma, o Consulado deseja homenagear a força de todas as pessoas que percorreram longos caminhos, com a esperança de recomeçar suas vidas em outros lugares e construir um futuro melhor.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.