Retrospectiva inédita da artista americana Suzan Pitt, acompanhada de sonorização ao vivo por musicistas mulheres e artistas queer da cena experimental de São Paulo

25/03/2025

Compartilhe:

Suzan Lee Pitt (1943–2019) foi uma artista e cineasta americana conhecida por suas animações experimentais e surrealistas. Seu trabalho combinava técnicas de pintura, colagem e stopmotion para criar narrativas visuais e oníricas. Nos dias 23 e 24 de abril, quarta e quinta, das 20h às 21h30, o Sesc Avenida Paulista promove exibição de alguns curtas de Suzan, que serão acompanhados de sonorização ao vivo por musicistas mulheres e artistas queer da cena da música experimental de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nascida em Kansas City (Missouri, EUA), Suzan conquistou reconhecimento internacional por suas obras, que combinam uma perspectiva feminista, psicológica e surrealista. Parte de seu acervo integra coleções de museus, como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e o Walker Art Center, em Minneapolis.

Entre os trabalhos mais destacados de Pitt estão Bowl, Theater, Garden, Marble Game (1970), uma de suas primeiras experimentações com animação e arte visual; Asparagus (1979), uma animação surrealista e psicodélica que explora temas de sexualidade e criatividade; Joy Street (1995), que combina pintura e animação para retratar a jornada emocional de uma mulher em depressão, e El Doctor (2006), uma narrativa mágica sobre um médico em um hospital mexicano decadente.

No dia 23/4, os curtas Bowl, Theater, garden, Marble Game (1970, 7 min), Crocus (1971, 7 min), Jefferson Circus Song (1973, 16 min), Whitney Commercial (1973, 3 min) e Aspargus (1979, 18 min) serão exibidos acompanhados de sonorização conduzida pelo grupo Enchante.

Enchante é um grupo de improvisação livre composto por musicistas e artistas sonoros mulheres e queer da cena experimental de São Paulo e Rio de Janeiro. Com uma formação diversa, o coletivo inclui Anna Vis (voz e sampler), cantora experimental e poeta; Paula Rebellato (voz e sintetizador), ex-integrante do grupo Rakta, produtora e musicista; Inês Terra (voz e efeitos), performer vocal e artista sonora; Gylez (viola e efeitos), artiste sonora e musiciste; Bellacomsom (luteria experimental e antenas), artista sonora e compositora; Mari Crestani (saxofone, bateria e guitarra) multi-instrumentiste e produtore musical, e Sue (guitarra e sampler), multiartista e produtora musical.

Formado em 2024, o Enchante nasceu com o propósito de ampliar a presença de mulheres e pessoas dissidentes no cenário da improvisação livre e da música experimental. O projeto atua como um núcleo aberto ao acaso e à experimentação sonora, incentivando formações flexíveis e promovendo colaborações que expandem os limites criativos de suas integrantes.

No segundo dia, 24/4, é a vez da exibição de Joy Street (1995, 24 min), El Doctor (2006, 24 min), Visitation (2011, 9 min) e Pinball (2013, 7 min), e para traduzir musicalmente seus universos, Sue e Ema Stone conduzem a viagem sonora.

Sue é produtora musical e multiartista com uma trajetória marcada por experimentação e originalidade. Seu trabalho combina pesquisa de samples e texturas com a criação de ritmos eletrônicos suaves, enriquecidos por arranjos orgânicos.

Ema Stoned é apontada como uma das principais bandas representantes do rock instrumental feminino no Brasil. Seu som é inspirado por improvisação e experimentação constantes, com pitadas de psicodelismo, noise e free jazz.

Confira mais detalhes:

Dia 23 de abril de 2025. Quarta, das 20h às 21h30.
Bowl, Theater, Garden, Marble Game (1970). Crocus (1971). Jefferson Circus Song (1973). Whitney Commercial (1973). Aspargus (1979).
Cineconcerto: Enchante.


Dia 24 de abril de 2025. Quinta, das 20h às 21h30.
Joy Street (1995). El Doctor (2006). Visitation (2011). Pinball (2013).
Cineconcerto: Sue e Ema Stone.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.