Durante a infância parece que temos um imã que nos leva aos açúcares e gorduras de todo o mundo. A felicidade está onde há hambúrguer, batata-frita, sorvete, doces e guloseimas.
Vegetais, frutas e legumes são verdadeiros monstros mal-assombrados, e devem ser evitados a qualquer custo. Se você passou por essa fase, com certeza já ouviu alguém dizer: “Sanduíche faz mal, é melhor comer comida de verdade!”.
Quem disse que o nosso velho e saboroso sanduba não pode ser saudável e nutritivo?
Para acabar com esse estigma, conversamos com a chef de cozinha e professora de gastronomia Claudia Genaro.
A Claudia atua na área de gastronomia há 18 anos e nesse tempo ouviu relatos e mais relatos de como era difícil introduzir uma alimentação saudável na infância.
Dessa necessidade surgiu a ideia de levar para a garotada uma experiência com a arte culinária de uma maneira simples e lúdica, introduzindo hábitos mais saudáveis e estimulando a participação da criança no preparo, de forma que isso incentive o consumo e a familiaridade com o ambiente da culinária.
Mas como fisgar uma galera hiperativa que não gosta de comer bem e sempre quer tudo para ontem?
Simples!
Basta unir baixo custo de aquisição dos ingredientes, receitas descomplicadas e facilidade de preparo.
A partir dessa constatação, surgiu o tema da atividade: sanduíches divertidos, buscando sempre instigar a criatividade das crianças com personagens, animais e figuras que fazem parte do universo infantil.
Os sanduíches podem conter os ingredientes que você quiser: cenoura, alface, ovo de codorna, melancia, banana, beterraba, queijo, peito de peru, tomate e muito mais. O recheio do sanduba, você decide!
Ao preparar o próprio lanche e dar uma cara mais moderna ao prato, as crianças têm prazer em consumir a obra de arte produzida, independentemente do recheio.
Iniciativas simples, onde a participação ativa da criança é o eixo central da atividade, fazem muita diferença na aceitação dos alimentos e permite a criação de um hábito alimentar mais saudável. Além disso, essas ações permitem a interação da família e fortalecem os laços afetivos, a cooperação e a partilha.
Nada como resgatar esse momento familiar aprendendo a pôr a mão na massa de forma divertida e saborosa.
Denominada carinhosamente de Sanduba Também Vale!, a oficina gastronômica aconteceu entre janeiro e fevereiro de 2018 no Sesc Santana.
A Chef Claudia Genaro disponibilizou a receita da Crepioca Colorida.
• 2 ovos.
• 1 xicara de goma de tapioca.
• ½ beterraba crua.
• Sal.
• Bater no liquidificador a beterraba e ovo .
• Misturar a tapioca com o auxilio de um batedor de arame ou um garfo.
• Acrescentar o sal.
• Fazer as crepiocas em frigideira antiaderente untada levemente com azeite
• Rechear com queijo, tomate, atum, alface, peito de peru ou o recheio que desejar.
Para variar as cores você pode acrescentar no lugar da beterraba:
• Crepioca amarela: Açafrão em pó.
• Crepioca verde: salsa picada.
• Crepioca doce: cacau em pó ou canela em pó.
Bom apetite!
—
Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.