Sarau “Noiz por Noiz” fomenta produção periférica no Sesc Itaquera

19/04/2025

Compartilhe:

O Sarau Noiz por Noiz chega com força total ao Sesc Itaquera em sua terceira edição, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da produção cultural periférica. A atividade, que reúne diferentes linguagens artísticas em um único espaço, promove o encontro entre artistas e público em momentos de escuta, criação e celebração. 

A proposta parte da valorização das juventudes das periferias e se manifesta em intervenções artísticas, rodas de conversa e experiências criativas, numa programação diversa e aberta. Em 2025, o projeto amplia suas fronteiras, levando para o palco nomes que vão além da Zona Leste, fortalecendo conexões com outras quebradas e territórios. 

⏳ Direto ao ponto
Sarau Noiz por Noiz
Quando: dias 25 e 26/4. Sexta e sábado, das 13h às 16h.
Quanto: Grátis – Sem retirada de ingressos
Onde: Praça de Eventos – Sesc Itaquera

Arte, juventude e periferia em destaque na programação de maio

O mês de maio marca um novo momento para o Sarau Noiz por Noiz. A curadoria dessa edição foi pensada a partir de uma perspectiva que busca democratizar o acesso aos espaços culturais. Ou seja, construir pontes, reconhecer talentos e acolher expressões que muitas vezes não chegam naturalmente a centros institucionais de arte. 

A Praça de Eventos do Sesc Itaquera será transformada em um espaço fluido, onde diferentes manifestações artísticas se cruzam e dialogam. A programação inclui oficinas de graffiti e intervenção, exposição de obras, literatura, cinema, música e muito mais, tudo isso conduzido por um Mestre de Cerimônias que também é protagonista da cena periférica. 

“O mote dessa edição é o funk. Nosso ponto de partida foi o filme ‘O Fluxo’, do cineasta Filipe Barbosa, que é da Cidade Tiradentes. A ideia foi trazer essa linguagem para o espaço da Unidade e reafirmar a importância dessa linguagem para os diferentes artistas periféricos […]”, afirma Leonardo Thomaz Pereira da Silva, animador cultural do Sesc Itaquera. 

Curadoria com identidade: juventude e território

Para esta edição, foram reunidos nomes jovens cujas trajetórias e expressões artísticas têm origem e força nas periferias. São vozes potentes, que representam a diversidade e a vitalidade da produção cultural desses territórios. Confira quem compõe esta programação:

🎶 Música

  • Canutto – Cantora, poetisa e slamer do bairro de Artur Alvim, traz potência poética e musical em suas apresentações. 
    Spotify | Instagram
  • MC KTRINE – Representando Mauá – SP, traz à cena o funk consciente da nova geração, com letras potentes e presença marcante. 
    Spotify | Instagram
  • Marah Soull – DJ e empreendedora cultural, é residente do Bloco Siricando e conduz sets com personalidade e muita representatividade. 
    Instagram | Instagram Discotecagem

📖 Literatura

  • Kat Mira – Artista visual e designer de Mogi das Cruzes-SP, cidade próxima ao extremo leste de São Paulo, explora o cotidiano com sensibilidade e potência criativa. 
    Instagram

🎨 Artes Visuais

  • Monique Almeida – Artista visual e designer de Mogi das Cruzes-SP, cidade próxima ao extremo leste de São Paulo, explora o cotidiano com sensibilidade e potência criativa. 
    Instagram
  • Kari – Grafiteira e tatuadora da Zona Leste, imprime sua marca nos muros e nas peles com traços únicos e autorais.
    Instagram

🎬 Cinema

  • Filipe Barbosa – Cineasta da Cidade Tiradentes, apresenta o filme O Fluxo, retratando os bailes funks como expressão cultural e resistência.
    Instagram do filme

🎤 Mestre de Cerimônia

  • Aleph Leite – MC, organizador da Batalha Central e empreendedor de moda, conduz o sarau com a energia de quem vive e pulsa cultura nas ruas. 
    Instagram da loja | Vídeo da batalha

Um convite à experiência

O Sarau Noiz por Noiz é uma ação que propõe um espaço de escuta ativa, troca e reconhecimento. É um convite para mergulhar em narrativas autênticas, vindas de corpos, territórios e vivências que transformam o fazer artístico em ferramenta de expressão e transformação social.


Sesc Itaquera – Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Horário de funcionamento: quarta a domingos e feriados, das 9h às 17h – Acompanhe também no Instagram

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.