Se Joga nos Jogos

25/07/2024

Compartilhe:

Nesse Final de julho e início agosto, o Sesc São Paulo celebra o esporte olímpico com atividades realizadas na capital, no interior e no litoral. Confira! Os jogos de Paris 2024 vão agitar a rotina do Sesc São Paulo, na Grande São Paulo, no interior e no litoral.  
 
O ano Olímpico de Paris chega com a realização das Olimpíadas no período de 26 de julho a 11 de agosto e das Paralímpiadas entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Nestas edições, o Comitê Olímpico Internacional (COI) estabelece novos padrões que propiciam jogos mais inclusivos, com destaque para a equidade de gênero, que nesta edição tem a participação de 10.500 atletas (5.250 homens e 5.250 mulheres), um marco histórico ao alcançar a paridade de gênero. Outro destaque é a aproximação do público jovem a partir da inclusão de novas modalidades (breaking, escalada, skate e surfe) e, por fim, a construção de legados que evidenciem os valores do esporte na vida das pessoas e promovam ações voltadas à sustentabilidade. Neste sentido, o Sesc SP propõe o projeto “Se joga nos jogos!” que apresenta as modalidades olímpicas e paralímpicas, a partir do diálogo já estabelecido com o programa Sesc de Esportes (pedagogia do esporte) alinhado às premissas desta edição dos Jogos Olímpicos: equidade de gênero, juventude, inclusão e sustentabilidade. As programações oferecidas nas unidades durante o projeto compreendem uma variedade de experiências, tais como: aulas abertas, festivais, apresentações e recreações esportivas, com o fim de propiciar o acesso à prática de esportes e atividades físicas para todas as pessoas e a sua continuidade ao longo da vida.

“Tradicionalmente, os jogos carregam a união pelo esporte como símbolo e valor máximo. Mas este ano, a competição vai além. Com 10.500 atletas, divididos igualmente entre homens e mulheres, Paris marca um avanço significativo na busca por equidade. E com o projeto, queremos nos jogar neste novo tempo, trazendo o clima e os valores encampados pelos jogos olímpicos para dentro das nossas unidades”, explica Carol Seixas, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.    

Pra se jogar nas novas modalidades olímpicas e paralímpicas 

A partir da experimentação de diversas modalidades olímpicas e paralímpicas, como parte de uma programação composta por aulas abertas, festivais, apresentações e recreações esportivas, o Se Joga nos Jogos busca incentivar as atividades físicas para todas as idades e níveis de habilidade, trazendo novas perspectivas sobre a prática de esportes.   

Maratona de atividades 

Acesse a programação completa em sescsp.org.br/sejoganosjogos e Se Joga nos Jogos! 

Acompanhe a programação para Mogi das Cruzes.

Julho

Torneio relâmpago Futebol Soçaite

Torneio relâmpago de futebol nas categorias adulto (acima de 16 anos) masculino e feminino. Chaveamento e jogos organizados no início do torneio, além de medalhas para as 3 primeiras equipes.

Dia 26/7, sexta, das 9h às 14h

Campo Soçaite

Não recomendado para menores de 16 anos – Autoclassificação

Grátis – Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Exibição abertura Jogos Olímpicos 2024

Se Joga nos Jogos

Exibição da abertura oficial dos Jogos Paris 2024 em espaço destinado ao acolhimento de todas as pessoas – Lounge dos Jogos.

Dia 26/7, sexta, das 14h30 às 17h

Área da Comedoria

Livre – Grátis – Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Mulheres além do Esporte – Clínica de Wrestling

Com Beatriz Rodrigues dos Reis

Clínica de Wrestling com a atleta Beatriz Rodrigues dos Reis. Aula aberta em uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Olímpicos, desde a primeira edição das Olímpiadas Modernas, em 1896. Beatriz Rodrigues dos Reis – A atleta apesar da pouca idade venceu diversos torneios da categoria 76kg – Brasileiro Junior, Pan-americano Junior, entre outros. Em 2021 compôs a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Chegou ao Centro Olímpico com apenas 13 anos trazida pela mãe com mais duas irmãs. A ideia era praticar atividade física e perder peso, apenas ela continuou e perdura até hj na modalidade.

Dia 27/7, sábado, das 11h às 13h

Galpão

Grátis

Agosto

Mulheres Além do Esporte – Clínica de Parabadminton com Daniele Souza

Se Joga nos Jogos

Aula aberta de Parabadminton com a paratleta Daniele Souza. O esporte se consolidou em 1870 na Índia a partir de um jogo local chamado Poona. Foi levado para Inglaterra e países europeus, posteriormente desenvolvido em várias partes do mundo. É um esporte muito dinâmico e veloz, trabalha agilidade, reflexo e coordenação motora. Tornou-se olímpico em 1992 e paralímpico apenas em 2021 em Tóquio. Com Daniele Souza. Ao nascer enfrentou uma infecção hospitalar e aos 11 anos de idade perdeu os movimentos dos membros inferiores e ficou paraplégica. Em 2012, contra sua vontade foi convencida pela mãe a começar na modalidade no centro olímpico de Brasília. Alguns anos depois ingressou na seleção brasileira e começou a ter destaque nas competições com medalha de ouro nos jogos Parapan-americanos e campeã sul-americana. Hoje está entre as 10 melhores jogadoras do mundo em sua categoria.

Dia 3/8, sábado, das 14h às 16h

Tenda Verão

Livre

Grátis – Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Basquete em cadeira de rodas

Com Quality Ville

Aula aberta e vivência de basquete em cadeira de rodas com atleta da modalidade, orientação e equipamento esportivo. A modalidade surgiu com a prática de soldados norte-americanos que se feriram na 2ª guerra mundial. O esporte ganhou popularidade no Brasil a partir da década de 60, tendo já participações em paralímpiadas.

Dia 4/8, domingo, das 14h às 16h

Quadra Rosa

Livre

Grátis – Sem retirada de ingressos.

Formativa – Ginástica para Todos: possibilidades de intervenção

Com Mariana Harumi

O workshop tem como objetivos apresentar a Ginástica para Todos como uma possibilidade de prática e promover experiências que possam ampliar o repertório de intervenção dos profissionais de Educação Física e demais pessoas interessadas. Local: Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – “Tuta”. R. Prof. Ismael Alves dos Santos, 560 – Vila Mogilar, Mogi das Cruzes Possui graduação em Bacharelado em Esporte pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte (2012). Atualmente é professora do curso de graduação em Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, formação e atuação profissional, ginástica e artes marciais.

Dia 17/8, sábado, das 9h às 12h

Ação externa

Livre

Inscrição – Grátis / Grátis / Grátis

Apresentação esportiva – Ginástica de Trampolim

Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – “Tuta”. R. Prof. Ismael Alves dos Santos, 560 – Vila Mogilar, Mogi das Cruzes

Apresentação esportiva de ginástica de trampolim na abertura da Mostra Ginástica GPT. A ginástica de trampolim, antes conhecida como trampolim acrobático é um esporte relativamente novo, chegou ao Brasil na década de 70 e apenas no ano 2000 em Sidney se tornou modalidade olímpica. É um esporte de grande preciosismo de gestos e movimentos. Local: Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – “Tuta”. R. Prof. Ismael Alves dos Santos, 560 – Vila Mogilar, Mogi das Cruzes

Dia 17/8, sábado, das 15h às 15h30

Ação externa

Livre  – Grátis – Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Torneio relâmpago Voleibol Misto

Torneio relâmpago de voleibol misto. Inscrições e definição de tabelas de jogos no local. Com medalhas para as 3 primeiras equipes e arbitragem.

Dia 25/8, domingo, das 13h às 16h

Quadra Rosa

Livre

Grátis – Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Transmissões dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

no Sesc Mogi das Cruzes

As transmissões, sempre na área da Comedoria ou Galpão acontecerão de acordo com o horário de funcionamento da Unidade. Veja na tabela a seguir o que está previsto. Terça a Sexta, das 13h às 21h30. Sábado, Domingos e Feriados das 09h às 17h30.

Sábado, 27 julho

10h – Tênis de mesa masculino e feminino

10h – Canoagem slalom: Ana Sátila e Pedro Gonçalves

10h30 – Boxe masculino e feminino

11h – Judô masculino e feminino: ouro

11h30 – Ciclismo estrada contrarrelógio individual masculino: Vinicius Rangel

12h – Skate Street masculino: final

12h15 – Basquete masculino: França x Brasil

14h – Surfe masculino

14h – Vôlei de praia masculino

15h40 – Natação 400m livre feminino, masculino e revezamento 4x100m livre feminino e masculino: finais

Domingo, 28 julho

9h10 – Ciclismo mountain bike feminino: Raiza Goulão

10h30 – Canoagem slalom feminino: Ana Sátila

11h – Vôlei de praia feminino

11h – Judô masculino e feminino: ouro

12h – Rugby feminino: França x Brasil

12h – Futebol feminino: Brasil x Japão

12h – Skate Street feminino: final

12h42 – Canoagem Slalom feminino: final

14h – Surfe feminino

15h – Rugby feminino: EUA x Brasil

16h – Vôlei de praia masculino

Terça-feira, 30 julho

13h15 – Ginástica artística por equipes feminina: final

14h – Handebol feminino: França x Brasil

14h – Rugby feminino: bronze

14h45 – Rugby feminino: ouro

16h – Vôlei de praia feminino

16h – Basquete masculino: Brasil x Alemanha

16h – Natação: 800m livre e revezamento 4×200 livre masculino: finais

21h10 – Surfe masculino: bronze

21h50 – Surfe feminino: bronze

Quarta -feira, 31 julho

15h – Vôlei de praia masculino

15h30 – Natação: 2000m borboleta, 100m livre masculino e 1500m livre feminino: finais

17h – Boxe feminino

Quinta-feira, 01 de agosto

13h15 – Ginástica artística individual geral feminino: final

13h30 – Badminton simples feminino: oitavas de final

15h – Vôlei de praia feminino

15h20 – Ciclismo BMX racing feminino: Paola Reis

16h40 – Natação: revezamento 4×200 livre feminino: final

Sexta-Feira, 02 agosto

13h – Ginástica de trampolim masculino: Rayan Castro

15h15 – Ciclismo: BMX racing feminino: final

15h30 – Natação: 50m livre masculino: final

16h – Vôlei de praia masculino

Sábado, 03 de agosto

9h – Handebol feminino: Brasil x Angola

9h30 – Tiro com arco feminino: finais

10h30 – Canoagem slalom caiaque cross: Ana Sátila e Pedro Gonçalves

10h30 – Ginástica artística solo masculino e feminino: finais

10h30 – Ginástica artística cavalo com alças: finais

11h – Judô equipe mista: ouro

12h30 – Boxe feminino: bronze

14h30 – Atletismo arremesso de peso masculino, salto triplo feminino, 4×400 misto e 100m feminino: final

15h30 – Natação: 100m borboleta masculino e 4×100 medley misto: final

17h – Boxe feminino: bronze

Domingo, 04 de agosto

9h – Ciclismo estrada feminino: Ana Victoria Magalhães

9h45 – Tiro com arco masculino: finais

10h30 – Canoagem slalom caiaque cross: Ana Sátila e Pedro Gonçalves

10h40 – Ginástica artística masculina argolas e salto: final

10h40 – Ginástica artística feminina barras assimétricas: final

14h50 – Atletismo salto em altura feminino e 100m masculino: final

16h – Vôlei feminino: Brasil x Polônia

Terça-feira, 06 de agosto

12h30 – Skate Park feminino: final

15h15 – Atletismo salto em distância masculino e 200m feminino: final

16h30 – Boxe masculino e feminino: bronze

18h – Boxe feminino: ouro

Quarta-feira, 07 agosto

12h30 – Skate Park masculino: final

14h – Atletismo salto com vara feminino e 400m masculino: final

16h30 – Boxe masculino e feminino: bronze

17h30 – Boxe masculino: ouro

Quinta-feira, 08 de agosto

15h – Atletismo salto em distância feminino, lançamento de dardo, 200m masculino, 400m com barreiras feminino e 110m com barreiras masculino: final

16h30 – Boxe masculino e feminino: bronze e ouro

Sexta-feira, 09 de agosto

13h – Futebol feminino: ouro

16h – Vôlei de praia feminino: bronze

16h30 – Boxe masculino e feminino: ouro

14h30 – Atletismo arremesso de peso feminino, salto triplo masculino 400m feminino, 400m com barreiras masculino, 4x100m masculino e feminino: finais

17h30 – Vôlei de praia feminino: ouro

Sábado, 10 agosto

11h – Levantamento de peso feminino: Laura Amaro

12h – Futebol feminino: ouro

12h15 – Vôlei feminino: bronze

14h10 – Atletismo salto em altura e revezamento 4×400 masculino, lançamento de dardo feminino: finais

16h – Vôlei de praia masculino: bronze

16h30 – Basquete masculino: ouro

16h30 – Boxe masculino e feminino: ouro

17h30 – Vôlei de praia masculino: ouro

Domingo, 11 agosto

8h – Vôlei feminino: ouro

15h – Cerimônia de encerramento

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.