Segunda edição da mostra Amor ao Cinema celebra a cinefilia e a memória do audiovisual no CineSesc

26/07/2024

Compartilhe:

De 31 de julho a 14 de agosto de 2024, o Sesc São Paulo realiza a segunda edição da mostra Amor ao Cinema, no CineSesc, e convida os públicos a refletirem sobre o papel do cinema na sociedade contemporânea, a partir de sua história secular, até os dias de hoje. Criada como um evento de celebração à cinefilia e à memória do cinema, a mostra exibe clássicos restaurados, obras recentes, alternativas e consagradas, de diferentes cineastas nacionais e estrangeiros, que homenageiam o cinema em suas narrativas e estéticas.

A abertura acontece no dia 31 de julho, às 20h30, com a exibição gratuita do filme indiano “A Última Sessão” (2022), de Pan Nalin. Inédito nos cinemas brasileiros, o drama apresenta a jornada transformadora de uma criança, que vive na Índia rural, nos anos 1980, e sonha em se tornar cineasta, sem saber das dificuldades que terá de enfrentar. Premiado em diversos festivais, “A Última Sessão” foi o representante oficial da Índia para concorrer à vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar.

A programação da mostra Amor ao Cinema 2024 é composta por 25 longas-metragens, com exibições no cinema e dois títulos disponíveis na plataforma gratuita Sesc Digital. No streaming, o público também pode conferir uma série de 14 episódios intitulada “Mulheres Fazem Cinema – Um Novo Road Movie Atráves do Cinema”, de Mark Cousins, que fornece uma relevante reconstrução da história do cinema pelo viés feminino.

Alguns títulos que compõem a mostra Amor ao Cinema são os clássicos modernos “Cidade dos Sonhos” (2001), de David Lynch, e “Videodrome – A Síndrome do Vídeo” (1983), de David Cronenberg; a biografia “Ed Wood” (1994), de Tim Burton, sobre a trajetória artística do personagem-título, considerado o pior cineasta do cinema; o vencedor da Palma de Ouro em Cannes “Barton Fink: Delírios de Hollywood” (1991), dos irmãos Coen; o emocionante drama familiar “O Último Cine Drive-In” (2015), de Iberê Carvalho; “Adaptação” (2002), de Spike Jonze; e os europeus “A Lei do Desejo” (1987), de Pedro Almodóvar, “O Homem das Estrelas” (1995), de Giuseppe Tornatore, e “Império da Luz” (2022), de Sam Mendes.

Cena do filme “O Fundo do Coração”, de Francis Ford Coppola, que será exibido em cópia 4k e com recursos de acessibilidade | Divulgação

Clássicos Acessíveis
Restaurado em 4K, o cultuado musical “O Fundo do Coração” (1982), de Francis Ford Coppola, inaugura a faixa Clássicos Acessíveis, que oferece acessibilidade para os espectadores cegos e com baixa visão, surdos e ensurdecidos. Outra obra-prima que será projetada no CineSesc e também conta com recursos acessíveis é “8 1/2” (1963), de Federico Fellini. Ambas as sessões disponibilizam Libras, audiodescrição e legendas descritivas.

Faixa Rupturas
A faixa Rupturas é dedicada a produções que romperam estigmas do audiovisual, trazendo inovações estéticas e experimentos para a linguagem cinematográfica. A faixa especial é composta por seis títulos: o russo “Arca Russa” (2002), de Alexandr Sokurov, gravado integralmente em um plano-sequência; “Cléo das 5 às 7” (1962), de Agnès Varda; “O Pântano” (2001), da argentina Lucrecia Martel; e o clássico “Festim Diabólico” (1948), de Alfred Hitchcock.

O cinema brasileiro está muito bem representando com uma dobradinha de Eduardo Coutinho. Serão exibidos os documentários “Edifício Master” (2002), de sua autoria, e “Coutinho.doc: Apartamento 608”, de Beth Formaggini, que acompanhou o cineasta durante a produção de seu filme.

“Arca Russa”, de Alexandr Sokurov, foi gravado integralmente em plano-sequência graças às câmeras digitais | Divulgação

Inéditos no Brasil
O público também poderá assistir com exclusividade a longas inéditos no circuito de exibição no Brasil, como “Coupez! (Corta!)” (2022), de Michel Hazanavicius, filme de abertura do Festival de Cannes em 2023; o espanhol “Fechar os Olhos” (2023), de Victor Erice, e o já citado “A Última Sessão”, ambos exibidos na última edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Sessões gratuitas
Além da sessão de abertura, a mostra Amor ao Cinema disponibiliza ao público três sessões gratuitas. Uma delas é do filme coletivo “Cada um Com Seu Cinema” (2007), realizado por uma seleção de 33 cineastas consagrados de diferentes nacionalidades que foram convidados para expressar sua paixão pelo cinema em curtas-metragens de até 3 minutos de duração. A lista inclui Jane Campion, Elia Suleiman, Walter Salles, Theo Angelopoulos, Wim Wenders, Olivier Assayas, Manoel de Oliveira, Abbas Kiarostami, dentre outros. “Cada um Com Seu Cinema” será exibido no dia 1º de agosto, às 15h.

A sessão gratuita da hilária comédia “Cecil Bem Demente” (2000), de John Waters, acontece no dia seguinte, 2/8, às 17h30. A trama é sobre um jovem diretor acompanhado de um grupo de terroristas que sequestram uma atriz renomada e a forçam a estrelar em seu filme alternativo.

O Amor ao Cinema realiza um encontro marcante, na exibição gratuita do documentário “Desarquivando Alice Gonzaga” (2017), dirigido por Betse de Paula. A escritora, pesquisadora, produtora, diretora e personagem-título do filme estará presente para apresentar a sessão. Alice é filha de Adhemar Gonzaga, fundador da Cinédia, que durante as décadas de 1930 e 1940 foi uma das principais produtoras do país, responsáveis por títulos como “O Ébrio” (1946), de Gilda Abreu, “Lábios Sem Beijo” (1930), de Humberto Mauro, “Mulher” (1931), de Octávio Gabus Mende, e “Alô. Alô. Carnaval!” (1936), de Adhemar Gonzaga.

Cena do documentário “Desarquivando Alice Gonzaga”, de Betse de Paula | Divulgação

Festival Sesc Mesa Brasil
Criado em São Paulo em 1994, e presente em todo o território nacional desde 2003, o Sesc Mesa Brasil funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Neste ano, o programa completa 30 anos e promove ações em todas as unidades do Sesc São Paulo. A proposta do Festival Sesc Mesa Brasil, que acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto, é engajar o público na rede de solidariedade para o combate à fome e ao desperdício de alimentos no país.

No CineSesc, o fim de semana vai contar com todas as sessões gratuitas, incluídas no Festival Sesc Mesa Brasil, com o incentivo do público à doação de 1kg de alimento não perecível. As exibições “Festim Diabólico”, “Videodrome: A Síndrome do Vídeo”, “Fechar os Olhos”, “8 e 1/2”, “A Última Sessão” e a sessão do CineClubinho com o curta-metragem “Gildo” e o longa “Um Filme de Cinema”, fazem parte desta programação em homenagem aos 30 anos do Sesc Mesa Brasil.

Sesc Digital
A plataforma Sesc Digital, serviço de streaming gratuito do Sesc São Paulo, também recebe a programação da mostra e disponibiliza três títulos com exclusividade. O documentário “Brainwashed: Sexo-Câmera-Poder”, da cineasta estadunidense Nina Menkes, analisa e revela uma estrutura de misoginia e paternalismo que, desde o início do cinema até os dias atuais, se infiltra em alguns de nossos filmes favoritos.

Outra produção exclusiva é “Mulheres Fazem Cinema: Um Novo Road Movie Através do Cinema”, do irlandês Mark Cousins, responsável pelo premiado “Os Olhos de Orson Welles”. Composta de 14 episódios, a série documental faz uma importante reconstrução da história do cinema a partir do olhar feminino. Cada episódio destaca, através do mapeamento de obras realizadas por mulheres, o papel da mulher desde os primórdios do cinema. A série é narrada pelas atrizes Tilda Swinton, Jane Fonda, Kerry Fox, entre outras.

Também dirigido por Mark Cousins, “Marcha sobre Roma”, eleito Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em 2022, narra a ascensão do fascismo na Itália e suas consequências na Europa dos anos 1930. Os títulos ficam disponíveis até dia 1º de fevereiro de 2025. Para assistir, basta acessar sesc.digital.

Mostra Amor ao Cinema 2024
De 31 de julho a 14 de agosto
CineSesc | R$ 10
(preço único)
Sesc Digital | Grátis
sescsp.org.br/amoraocinema

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.