Como parte das celebrações dos 30 anos do programa Sesc Mesa Brasil, o Serviço Social do Comércio – Sesc e a The Global Foodbanking Network (GFN) realizam o “Seminário Internacional Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil” no Sesc Belenzinho, em São Paulo, em 6 de agosto. O evento reúne pesquisadores nacionais e internacionais, debatendo as problemáticas da fome e do desperdício de alimentos ainda presentes no território brasileiro e no mundo, visando a somar pensamentos e experiências para enfrentá-las e construir uma sociedade na qual o Direito Humano à Alimentação Adequada seja uma realidade. A atividade marca a apresentação do Atlas Global de Política de Doação de Alimentos, desenvolvido pela GFN e Harvard Law School, por meio de uma parceria com o Sesc, e que detalhou as legislações e políticas públicas nessa área vigentes em 24 países, incluindo o Brasil, além de fazer recomendações para minimizar o desperdício de alimentos nesses locais.
Programação
9h30 – Credenciamento e Café de Relacionamento.
10h15 – Cerimônia de abertura
11h – SISTEMAS ALIMENTARES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
O que comemos e como produzimos os alimentos têm impactado negativamente a nossa saúde e o planeta. A conferência discute os desafios e as oportunidades na construção de sistemas alimentares justos, saudáveis, sustentáveis e resilientes no Brasil.
Palestrantes: Sandra Chaves, Gustavo Porpino e João Campari
Sandra Chaves é nutricionista, mestre em Saúde Comunitária e doutora em Administração Pública, atual Coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSAN).
Gustavo Porpino é pesquisador na Embrapa Alimentos e Territórios, doutor em administração pela Fundação Getúlio Vargas e colaborador de iniciativas da ONU Meio Ambiente e G20 sobre sistemas alimentares sustentáveis, além de ativista contra o desperdício de alimentos.
João Campari é o Líder Global de Práticas Alimentares do World Wildlife Fund. Com foco em agricultura, sustentabilidade e conservação, trabalhou para agências multilaterais como o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Ministério da Agricultura do Brasil e assessorou vários governos na América do Sul.
12h – POLÍTICA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS: UM CAMINHO PARA REDUZIR A PERDA E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E ALIVIAR A FOME
Apresentação do Atlas Global de Políticas de Doação de Alimentos. Elaborado pela Food Law and Policy Clinic da Harvard Law School, em parceria com o The Global Foodbanking Network (GFN).
Palestrantes: Gray Norton e Carlos Portugal
Gray Norton é advogada e pesquisadora clínica sênior da Harvard Law School Food Law and Policy Clinic (FLPC). Seu portfólio se concentra nas iniciativas de Justiça do Sistema Alimentar e Clima e Sustentabilidade da FLPC, incluindo o projeto Global Food Donation Policy Atlas em parceria com a Global FoodBanking Network.
Carlos Portugal Gouvêa é professor visitante na Harvard Law School. É professor de Direito da Universidade de São Paulo.
13h – AÇÕES DO GOVERNO E DA SOCIEDADE CIVIL COM O PROPÓSITO DE COMBATER A FOME E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
Como ações conjuntas de indivíduos, instituições da sociedade civil e governos têm contribuído para garantir comida em quantidade, qualidade, frequência e com dignidade a todos.
Palestrantes: Lilian dos Santos Rahal, Lisa Moon e Mirela Sandrini. Mediação: Maria Siqueira
Lilian dos Santos Rahal é graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia, servidora pública federal especialista em políticas públicas e gestão governamental. Atual secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Lisa Moon é presidente e CEO da The Global FoodBanking Network desde 2015. Ela faz parte do Conselho de Administração da European Food Banks Federation e da Lineage Foundation for Good. Preside o Conselho Consultivo do Escritório de Iniciativas Estratégicas Globais da Universidade de Bradley e atua como bolsista da Farm Foundation Roundtable.
Maria Siqueira é cofundadora e diretora de políticas públicas e projetos do Pacto Contra a Fome, Maria é graduada em Relações Internacionais pela USP, com extensão pela Université de Strasbourg, e pós-graduação em História e Cultura da Alimentação. Com passagens pelo Vetor Brasil, no Instituto Comida do Amanhã e Fundo Agroecológico (FUA), tem ampla experiência na interface entre sociedade civil e poder público.
Mirela Sandrini é a Diretora de Florestas, Uso da Terra e Agricultura do WRI Brasil. Mirela iniciou sua carreira no setor privado, passando por empresas como McKinsey e Vale, onde contribuiu para a primeira edição do relatório de sustentabilidade da corporação no padrão GRI, construiu as políticas de sustentabilidade, biodiversidade e fortaleceu estruturas internas para atender aos critérios de adesão ao pacto global, CDP e outras iniciativas.
14H15 – INTERVALO
15h30 – SINDEMIA GLOBAL: A INTERCONEXÃO ENTRE OBESIDADE, DESNUTRIÇÃO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Diálogo sobre como a urbanização, as práticas agrícolas e os sistemas alimentares nocivos estão impulsionando desafios à saúde no século XXI, afetando tanto a humanidade quanto o planeta. Também trata da importância da abordagem conjunta para promover um mundo mais saudável e sustentável, conforme abordado no Relatório da Comissão The Lancet (2019).
Palestrantes: Aline Martins de Carvalho e Caroline Urmeneta
Aline Martins de Carvalho é nutricionista, mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, onde é docente e coordenadora do Sustentarea.
Carolina Urmeneta atua como diretora do Programa Waste & Circular Economy (Resíduos e Economia Circular) no Global Methane Hub (Centro Global de Metano). Possui mais de 15 anos de experiência em políticas públicas, estudos e projetos sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.
16h20 – O PAPEL DO COLHEITA URBANA E DO BANCO DE ALIMENTOS NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL
A atividade aborda os bancos de alimentos no Brasil e a sua importância na reintrodução dos alimentos desperdiçados na cadeia de abastecimento, e seu papel na complementação alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social, alimentar e nutricional.
Palestrantes: Mariana Meirelles Ruocco, Natália Tenuta e Teresa García Plata
Mediadora: Claudia Roseno
Natália Tenuta é nutricionista, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É especialista e pesquisadora de bancos de alimentos.
Teresa García é diretora regional da The Global FoodBanking Network na América Latina, liderando estratégias e projetos para levar os serviços da GFN na região a novos patamares.
Mariana Meirelles Ruocco é gerente da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar do Sesc São Paulo. Nutricionista, especialista em Administração (Fundação Getúlio Vargas) e mestre em Ciências da Saúde (Universidade de São Paulo).
Claudia Roseno é nutricionista, especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), gestora nacional da Rede Sesc Mesa Brasil e gerente de Assistência do Sesc Nacional
17h30 – ENCERRAMENTO
Serviço: “Seminário Internacional Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil”
Local: Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP)
Data: 6 de agosto
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.