No dia 24 de novembro, domingo, às 11h, a cantora carioca Teresa Cristina sobe ao palco do Sesc Itaquera para o show “Pagode, Preta”, uma apresentação que poderá ser acompanhada diretamente do gramado da unidade na zona leste de São Paulo ou pela televisão, em uma edição especial do Bem Brasil, ao vivo pela TV Cultura, SescTV e pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo.
A transmissão faz parte das comemorações dos 55 anos da TV Cultura e, para matar a saudade do público, quem recebe Teresa Cristina – com seu repertório que inclui grandes nomes do gênero, como Raça Negra, Art Popular e Revelação – é o cantor, compositor e ator Wandi Doratiotto, que comandou o Bem Brasil por quase 20 anos. Desta vez, Wandi contará com a parceria de Adriana Couto, que também apresentará essa edição especial, trazendo ainda mais brilho e emoção à celebração. Juntos, Wandi e Adriana tornam esta homenagem um momento único e inesquecível para os fãs do Bem Brasil.
Referência na formação da cantora, o pagode era o ritmo presente na adolescência de Teresa, em especial nas festas do subúrbio do Rio de Janeiro, onde nasceu. “Pagode, Preta”, presta homenagem ao gênero musical que ganhou popularidade nos anos 1990 e 2000, assim como aos músicos e compositores que fizeram a história do pagode.
Para esta apresentação Teresa traz uma banda formada apenas de mulheres negras, tocando instrumentos tradicionais do samba, como cavaquinho, pandeiro, surdo e tantã, mas também baixo e guitarra.
BEM BRASIL
O programa estreou no dia 5 de maio de 1991, com o objetivo de transmitir shows ao vivo na televisão. O nome foi derivado do choro ”Bem Brasil”, do compositor e músico Altamiro Carrilho, que se apresentou na estreia da atração.
O cantor compositor e ator Wandi Doratiotto, integrante do grupo Premeditando o Breque, comandava o programa. Wandi interagia com o público e tinha como marca registrada, após chamar o artista, falar “palco”, enquanto levava o cartão com logo do programa em direção à câmera.
Desde o primeiro programa em 1991, os shows eram transmitidos ao vivo do anfiteatro da USP em São Paulo. Em agosto de 1995, após uma parceria da Fundação Padre Anchieta com o Sesc São Paulo, o programa mudou para o Sesc Interlagos. A partir de julho de 2005, o Bem Brasil começou a ser gravado no Sesc Pompeia, em São Paulo.
Durante os 17 anos de duração, a atração contou com a presença de artistas e bandas dos mais variados estilos, como Tim Maia, Gal Costa, Cássia Eller, Zeca Baleiro, Lulu Santos, Paulinho da Viola, RPM, Luiz Melodia, Daniela Mercury, Hermeto Pascoal, Tom Zé, Barão Vermelho, Charlie Brown Jr., Chico Science e Nação Zumbi, Dona Ivone Lara, Jorge Ben, João Bosco, Zélia Duncan, O Rappa, Skank, Capital Inicial, Cidade Negra e muitos outros.
O último programa Bem Brasil foi exibido em 3 de maio de 2008.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.