Descrição da imagem: banner com a identidade visual do projeto, com fundo verde claro, escrito em branco no meio “Sesc na Virada Inclusiva – 2 a 8 de dezembro de 2024”. Ao lado do texto há uma porção de esferas brancas de tamanhos variados que formam um coração. Nos cantos superior esquerdo e inferior direito há algumas dessas esferas brancas também.
De 2 a 8 de dezembro, o Sesc São Paulo participa da Virada Inclusiva 2024, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), que incentiva a participação conjunta de pessoas com e sem deficiência em atividades inclusivas. Com o tema Superamos barreiras, protagonizamos mudanças!, a ação oferece uma programação acessível e gratuita, com atividades culturais, esportivas e de lazer.
Desde 2011, o Sesc São Paulo participa dessa iniciativa, e, neste ano, a programação, acontece em 15 unidades da capital, interior e litoral, inclui bate-papos, performances, oficinas, espetáculos e vivências, com foco em acessibilidade e representatividade de artistas com deficiência, que convidam o público a ampliar suas perspectivas sobre corpo, arte e cidadania. Além de incorporar recursos como Libras, audiodescrição e outras práticas acessíveis nessa ação, a instituição reafirma seu compromisso com a acessibilidade e inclusão cultural como valores essenciais.
Este compromisso se reflete também nas adaptações físicas das unidades e na arquitetura dos novos espaços, que oferecem piso tátil, elevadores, banheiros acessíveis e sinalização em braile, garantindo ambientes mais acolhedores para todas as pessoas.
Entre os destaques da programação, na capital, o Sesc Avenida Paulista apresenta a Permutações (7/12), uma performance multimídia que combina voz, corpo e instalação para explorar as poéticas de artistas com deficiência. No Sesc Pinheiros, a performance Poéticas da Deformidade: Onde Habita a Aberração? convida a refletir sobre a palavra “aberração” e corpos, com a criação de bordados coletivos em cabaças e em túnicas, enquanto o Sesc Belenzinho oferece aulas de Yoga Acessível: Todo Corpo (8/12), com metodologia inclusiva especialmente voltada para pessoas em cadeira de rodas. Já no Sesc Itaquera, as aulas abertas de dança Por Onde Passam as Rodas? (7/12) também são direcionadas prioritariamente a cadeirantes, mas abertas ao público em geral.
O Centro de Pesquisa e Formação realiza o encontro Memórias do Acesso: Movimento pelos Direitos da Pessoa com Deficiência (6/12), com personalidades de destaque na luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil (inscrições on-line), enquanto o Sesc Santo André promove a oficina virtual Educação Sexual para Jovens com Deficiência Visual (4/12).
No interior, a programação inclui o lançamento do livro Na Medida do Impossível – Autobiografia de Katia Fonseca no Sesc Campinas (4/12), o espetáculo sensorial Só se Fechar os Olhos no Sesc São José dos Campos (7/12) e o Abraçarau APAE Sorocaba no Sesc Sorocaba (7/12). No litoral, no Sesc Santos, destaca-se a oficina Artes Manuais para Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual (8/12).
A Virada Inclusiva conta com o apoio de uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, incluindo associações, poder público e sociedade civil organizada.
Para mais informações sobre a programação completa do Sesc SP na Virada Inclusiva, acesse sescsp.org.br/viradainclusiva.
Participe! É para todas as pessoas! 🧑🏻🦽🤟🏾👩🏿🦯
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.