Para além de efemérides como os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo e os 200 anos da Independência do Brasil, em 2022 comemorou-se o primeiro centenário de um espaço icônico no centro da capital: o Parque Dom Pedro II.
E, aproveitando a data que simboliza as transformações em toda a região conhecida como Várzea do Carmo, o Sesc realizou o lançamento do livro “Sesc Parque Dom Pedro II: Transições Culturais da Cenografia à Arquitetura” e, entre os dias 31 de outubro e 28 de novembro de 2022, um ciclo de debates homônimo, com o qual tivemos a chance de passear pelas ladeiras e várzeas da memória, passando pelo legado e pelas contribuições deixadas em cada transformação, avançando, por fim, para a expectativa de futuro com a construção da unidade definitiva do Sesc Parque Dom Pedro II.
Acesse a versão digital da publicação “Sesc Parque Dom Pedro II: transições culturais da cenografia à arquitetura”:
Instalado em 2015, primeiro como ocupação e, depois, com uma estrutura temporária, o Sesc Parque Dom Pedro II, localizado entre as avenidas do Estado, Mercúrio e a Praça São Vito, interrompeu suas atividades regulares em março de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a reabertura em ocasiões específicas — como a realização do CINESESC DRIVE-IN, do CIRCO NO PARQUE e de apresentações musicais e teatrais para crianças —, sempre respeitando os protocolos de segurança e distanciamento, a unidade permaneceu com os portões fechados. A previsão para a conclusão da estrutura definitiva é de 46 meses.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.