Sesc São Paulo e Ação Educativa convidam para a 14ª Edição do Encontro Estéticas das Periferias

21/08/2024

Compartilhe:

O Encontro Estéticas das Periferias firmou-se como um evento que promove a arte e cultura das periferias da cidade, consolidando-se como uma plataforma de valorização das manifestações culturais das regiões periféricas de São Paulo e criando trocas, diálogos e intercâmbios entre coletivos e comunidades locais.

Em 2024, o Encontro acontece de 28/8 a 1/9, em três unidades do Sesc e diversos centros culturais. Neste ano, o tema é “Culturas nordestinas e indígenas nas periferias de São Paulo“, evidenciando a contribuição dos povos originários e de pessoas nordestinas na formação da cultura das cidades.

Você pode conferir a programação completa aqui.

Realizado pela Ação Educativa, em parceria com o Sesc e instituições como Instituto Moreira Salles e Itaú Cultural, o projeto busca valorizar as diversas periferias como espaços de produção de conhecimento e arte, considerando seu potencial social e político de transformação. O evento conta também com apoio na programação da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP.

PROGRAMAÇÃO SESC NO ENCONTRO ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS

  • Espetáculo de Abertura: Clariô no Estéticas: Veredas indigenordestinas das quebradas de SP, com direção de Naruna Costa
    Sesc Vila Mariana
    28/8, quarta, 19h
    Neste espetáculo, vamos celebrar a cultura afro-indígena do sertão do Cariri cearense, conectada às experiências das periferias paulistanas. E, a partir do que chamamos de LITURGIA DO BOI, abrir espaços para falas, cantos e poesias de convidades que consideramos extremamente representatives ao tema. Em cada passagem: NASCIMENTO, BATISMO, MORTE E RENASCIMENTO, um movimento, que irá expressar poeticamente a confluência de cada artista dentro do contexto daquele ato. Celebrando as ancestralidades e fortalecendo a identidade da população periférica de São Paulo que é, inevitavelmente, atravessada pela cultura e modos de vida do povo preto, indígena e migrante do norte e nordeste do Brasil. Uma população que resiste ao apagamento e reivindica suas memórias, sua história, seu futuro.
  • Cena Cultural Periférica da Noroeste
    Sesc Casa Verde
    1/9, domingo, 13h às 17h30
    O evento reunirá os coletivos culturais da região Noroeste de São Paulo, mostrando sua riqueza e diversidade artística, com Reggae, Teatro, Samba e Sarau. Grupos participantes: Coreto Cultural (Sarau) – Brincantes Ambulantes, Catirina Cantadeira (Teatro), Oz GuaraniI, Amigas do Samba e África Mãe do Leão (música)


Saiba mais sobre as conceitos, projetos e atividades do Sesc São Paulo voltados à diversidade clicando aqui.

Conheça o Ação Educativa clicando aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.