O curso busca refletir sobre as abordagens conceituais e teóricas da ditadura brasileira; Inscrições ocorrem a partir de terça (24/9) e seguem até 8/10 na Central de Relacionamento Digital e na Central de Atendimento da unidade
Estão abertas as inscrições para o curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”, que ocorre entre 8/10 e 3/12/24, às terças-feiras, no Sesc Vila Mariana. Realizado pelo Núcleo Memória desde 2013, a atividade formativa tem como objetivo aprofundar o debate sobre a ditadura militar brasileira (1964-1985) e o contexto político contemporâneo, promovendo a reflexão sobre o papel pedagógico dos lugares de memória.
Através do estudo de patrimônios históricos, o curso traça paralelos entre o passado e o presente, estimulando a discussão sobre a democracia brasileira e a longa trajetória e indivisibilidade dos direitos humanos até a atualidade. O programa inclui ainda a análise de experiências internacionais e locais sobre políticas de memória e preservação, abordando espaços emblemáticos como o Memorial da Resistência de São Paulo, o Memorial da Luta pela Justiça e o antigo DOI-Codi, além de outros lugares de memória.
Serão sete encontros no auditório da unidade, além de uma visita externa mediada ao antigo DOI-CODI/SP. O espaço, ainda pouco conhecido do público, está situado no bairro da Vila Mariana, na Zona Sul da cidade de São Paulo, e teve seu tombamento aprovado em janeiro de 2014 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
O corpo docente do curso é composto por profissionais que trazem uma vasta experiência em áreas como história, direitos humanos, políticas de memória, direito e museologia, promovendo uma abordagem interdisciplinar e crítica. Com uma equipe qualificada, a formação pretende fomentar reflexões profundas e debates sobre a ditadura militar, Direitos Humanos, democracia e as políticas contemporâneas de memória, justiça e verdade.
Ao final, os inscritos poderão solicitar o certificado de conclusão do curso.
PARTICIPANTES
CARLOS FICO
Bacharel em História pela UFRJ (1983), Mestre em História pela UFF (1989), Doutor em História pela USP (1996), onde também fez estágio de Pós-Doutoramento em 2006/2007.
É Professor Titular de História do Brasil da UFRJ e pesquisador do CNPq. Dedica-se ao ensino de teoria e metodologia da História e de História do Brasil republicano. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: ditadura militar no Brasil e na Argentina, historiografia brasileira, rebeliões populares no Brasil republicano e História Política dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Criou o Centro Nacional de Referência Historiográfica na UFOP, juntamente com Ronald Polito, e coordenou o Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ entre 2002 e 2006. Foi “Cientista do Nosso Estado” da FAPERJ entre 2003 e 2006. Recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda de Ensaio Social da Biblioteca Nacional em 2008. Foi Coordenador da Área de História da Capes entre 7 de abril de 2011 e 31 de março de 2018. Colaborou com o livro “130 anos: em busca da República”, vencedor do Prêmio Jabuti (Ciências Sociais) em 2020.
CÉSAR NOVELLI RODRIGUES
Bacharel e Licenciado em História com ênfase em Patrimônio pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Técnico em Museu pela ETEC Parque da Juventude, atualmente é parte da equipe do Núcleo de Preservação da Memória Política (NM), onde desenvolve trabalho de Ação Educativa e Cultural e realiza pesquisas para o Memorial da Luta pela
Justiça, instituição a ser instalada no prédio que abrigou as antigas Auditorias Militares em São Paulo. Por meio do Núcleo Memória, coordena o curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil e participa de trabalhos nas seguintes redes: Rede Latino-americana e Caribenha de Lugares de Memória (RESLAC), Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum), Grupo de Trabalho Interinstitucional DOI-Codi e o Movimento Vozes do Silêncio. Representa o Núcleo Memória na Diretoria Executiva da Coalizão Brasil Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia e integra a Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas.
FLÁVIO DE LEÃO BASTOS PEREIRA
Pós-doutor em Direitos Humanos (“Mediterranean International Centre For Human Rights Studies”, Reggio Calabria, Italia). Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Direitos Humanos, Direito Constitucional e Eleitoral, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador da Clínica Jurídica MackPeace de Orientação a Refugiados e Imigrantes – Mackenzie/Missão Paz. Especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra (Instituto Ius Gentium Conimbrigae/IGC) e IBCCRIM. Especialista em Genocídios pelo International Institute for Genocide and Human Rights Studies – Zoryan Institute e University of Toronto (Canadá). Professor convidado da Universidade Tecnológica de Nuremberg Georg Simon Ohm (Alemanha). Pesquisador da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação,
Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP).
Correspondente no Brasil do Blog sobre Justiça de Transição da Universidade de Maastrich (Holanda). Editor-Chefe do Journal of International Criminal Law (Estocolmo). Coordenador do Núcleo da Memória da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. Advogado atuante perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e com Justiça de Transição.
JÚLIA CERQUEIRA GUMIERI
Pesquisadora no Memorial da Resistência de São Paulo desde 2015. Possui Mestrado (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP) e Graduação (2011) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre 2013 e 2014, foi membro da Comissão da Verdade da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atua nas áreas de História Social, História Política e Direitos Humanos com ênfase em pesquisas sobre Justiça de Transição, Políticas de Memória e Ações de Reparação no Brasil, Patrimônio Cultural, História Oral, Lugares de Memória da Ditadura Brasileira.
MAURICE POLITI
Um dos fundadores e atualmente Diretor Executivo do Núcleo Memória, foi militante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Em decorrência de seu engajamento político, foi preso pela ditadura militar em 1970, aos 21 anos de idade e condenado a 4 anos de prisão que cumpriu em mais de 5 presídios no Estado de São Paulo. Entre 2009 e 2011 trabalhou no Ministério de Direitos Humanos em Brasília, como assessor do Ministro Paulo Vannuchi, encarregado do programa “Direito à Memória e a Verdade”. É autor do livro “Resistência atrás das grades”, feito a partir do relato registrado em seu diário de prisão, na cidade de Presidente Venceslau, em que narra a greve de fome realizada por presos políticos no estado de São Paulo, em 1972.
OSWALDO DE OLIVEIRA SANTOS JÚNIOR
Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Bacharel em Teologia (2003) pela UMESP, Graduado em História pela UNIMES. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Atua como membro da comissão de apoio e como professor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Experiência na área de Geografia, História e Direitos Humanos, com ênfase em Geografia Urbana e História Contemporânea, Afrobrasileira, cidadania e direitos humanos. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. É pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH), Coordenador de Pesquisa para implantação do Memorial da Luta pela Justiça e colaborador do Núcleo Memória.
RENAN QUINALHA
Professor de Direito (Instituições Judiciais e Cidadania) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador Adjunto do Núcleo Trans Unifesp. Doutor em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI – USP). Mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo, do Conselho do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) e do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Advogado inscrito na OAB/SP, Membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SP. Presidente do Conselho de Administração do Núcleo de Preservação da Memória Política. Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade.
RENAN RIBEIRO BELTRAME
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Educação (UMESP, 2018), possui Especialização em Sociologia (CUFSA, 2013), Licenciatura e Bacharelado em História (CUFSA, 2011). Como Educador do Memorial da
Resistência de São Paulo, desenvolveu pesquisas no campo da Educação em e para os Direitos Humanos e Cidadania, elaborou cursos de formação para Profissionais da educação interessados na área e construiu, junto à Equipe de Ação Educativa da instituição, Contação de História, jogos e outras ferramentas pedagógicas para estímulos do diálogo a respeito dos temas trabalhados. Entre 2016 e 2018, em sua Dissertação de Mestrado junto ao Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), estudou a relação pedagógica estabelecida entre instituições museológicas e escolas. Atuou como professor no Ensino Fundamental I e II, no Ensino Médio e no Ensino Universitário. É membro do Grupo de Trabalho em Educação em Direitos Humanos (GTEDH), desenvolvendo ações para formação de profissionais da educação. Atualmente é pesquisador contratado pelo Núcleo Memória para o Memorial da Luta pela Justiça. Participa como Colaborador e Mediador do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania, do Memorial da Resistência de São Paulo.
Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil
8/10 a 3/12/24
Terças, 10h30 às 13h30
Valores: R$9 (Credencial Plena), R$15 (meia) e R$30 (inteira)
Auditório do Sesc Vila Mariana (1º andar, Torre A) – Rua Pelotas, 141
Inscrições a partir das 20/9, às 14h até 8/10 na Central de Atendimento da unidade e Central de Relacionamento Digital
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.