À esquerda, argila utilizada nos espetáculos e reutilizada pela Associação Baluarte; à direita, associação de catadores recebendo materiais recicláveis. Fotos: Loba Soares
O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, é um evento que vai além das artes. Ele também é um palco para a sustentabilidade, onde reafirma seu compromisso com a gestão responsável de resíduos, seguindo as diretrizes do programa institucional “Lixo: menos é mais”, do Sesc São Paulo.
Desde 2016, durante o MIRADA, com exceção de 2021, quando o evento foi realizado online com o nome de Ocupação Mirada, o Sesc São Paulo tem implementado um modelo de gestão de resíduos. Esse modelo envolve um acompanhamento detalhado desde a produção dos espetáculos até a sua desmontagem, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e garantir sua destinação responsável.
A metodologia adotada inclui ações antes, durante e após o evento. Antes do festival, são realizadas visitas técnicas aos locais de espetáculo, onde são identificadas oportunidades de redução de resíduos. Questionários são enviados às produções para otimizar o uso de materiais e diminuir o desperdício, e formações são realizadas com as equipes envolvidas, garantindo que todos estejam alinhados com as práticas sustentáveis.
Durante o evento, a infraestrutura é preparada para facilitar o descarte correto, com a disponibilização de cestos para coleta seletiva e a oferta gratuita de água, desestimulando o uso de embalagens plásticas. Uma equipe de agentes ambientais acompanha todo o processo, orientando e buscando alternativas para o descarte responsável e monitorando os resíduos gerados.
Após o festival, o foco é a reutilização máxima de materiais, transformando, por exemplo, tecidos e banners em novos materiais duráveis por meio de oficinas abertas ao público. Materiais recicláveis e reaproveitáveis são destinados a instituições sem fins lucrativos e cooperativas parceiras, como a COOPNATUREZA, em São Vicente.
O compromisso do Sesc com a sustentabilidade no MIRADA é contínuo. A cada edição, novas práticas são implementadas, como o levantamento de dados para compostagem e a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Sesc São Paulo busca, constantemente, aprimorar suas práticas, consolidando o MIRADA como um modelo de evento sustentável e responsável.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.