Vivemos um momento único da humanidade, no qual ações realizadas por organizações não governamentais, coletivos e indivíduos engajados são ainda mais necessárias para transformar positivamente territórios e comunidades, bem como as políticas públicas. Assim, diversas iniciativas da sociedade civil têm atuado de forma colaborativa, constituindo espaços de diálogo e de criação de tecnologias com mobilização social, que apontam soluções para questões emergentes em seus territórios.
Para ampliar as possibilidades de trocas de conhecimentos de quem transforma seu território e quem deseja saber mais sobre o assunto, de 1 a 15 de agosto, o Sesc São Paulo dá início ao projeto Territórios do Comum, ação em rede voltada ao tema da cidadania em suas múltiplas dimensões e possibilidades de colaboração
A programação está dividida em dois eixos: o primeiro, mobilização social, trata do desenvolvimento de ações comunitárias voltadas para o bem comum, para a geração de renda, para acessibilidade a pessoas com deficiência e para sustentabilidade; já o segundo eixo, tecnologias sociais, busca ampliar a inclusão social por meio da utilização de tecnologias digitais e ancestrais, para alcançar a melhoria das condições de vida em seus diversos aspectos, como alimentação, educação, acesso, energia, renda, saúde e ambiente, entre outros.
Acompanhe e participe da programação de cada unidade a partir de seu território, com atividades como cursos, oficinas, bate-papos e outros conteúdos educativos:
1 a 15/8. Domingos, das 14h às 15h
Oficina: Bioconstruindo na Quebrada
Série de 13 vídeos tutoriais sobre bioconstrução, tecnologias ancestrais de construção de baixo custo. Os vídeos serão produzidos a partir de intervenções em edificações e espaços de convivência no bairro Vale Verde em Araraquara, com a intenção de deixar uma contribuição a esta comunidade. A atividade será conduzida pelo educador Flávio Preto Rodrigues, líder comunitário e idealizador da associação Horta Comunitária da Zona Norte. Participa também a arquiteta e urbanista Bárbara Silva, bioconstrutora pelo Instituto Tibá, que atua na área da bioarquitetura com desenvolvimento de projetos de baixo impacto ambiental, e capacitação em tecnologias de construção com terra e saneamento ecológico.
Onde? Instagram e Facebook do Sesc Araraquara.
11/08 a 22/09. Quartas, das 19h às 21h30
Curso: Plataformas de Cooperativismo: Uma Alternativa Possível?
Tem como objetivo apresentar exemplos de tecnologias sociais aplicadas em plataformas digitais. Na contramão de uma crescente precarização das relações de trabalho e das relações pessoais, aplicativos, sites e perfis em redes sociais têm sido utilizados por iniciativas que visam à promoção de relações sociais, econômicas e culturais pautadas pela cooperação, solidariedade e equiparação de direitos. Participam dos encontros representantes do Recicle Mais, Recyclin, Castanhadora, Tucum – Marketplace das Artes Indígenas, Alerta Indígena Covid-19, Coletivo Señoritas, Pedal Express, Guia de Rodas, Hand Talk, Telepatix, CPQD Alcance +, Artesol, Design Possível.
Onde? As inscrições podem ser feitas a partir de 3/8, terça-feira, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br. Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom.
Você poderá saber mais sobre essa atividade na matéria Cooperativismo de plataforma: uma alternativa possível?
26/8, quinta, das 15h às 17h
Curso: Rádio Reserva – Na frequência da mata
Criada durante o desenvolvimento do plano de manejo da Reserva Natural Sesc Bertioga, a Rádio Reserva convida jovens a contarem suas próprias histórias a partir da criação de podcasts, dizendo o que sentem, como vivem e, principalmente, o que pensam e como pretendem contribuir no território de Bertioga em São Paulo. Tendo como eixo orientador a sustentabilidade, sua proposta educativa também pretende provocar reflexões junto aos jovens sobre a acessibilidade associada à linguagem do podcast e sobre possibilidades de inserção produtiva a partir do aprendizado de ferramentas de comunicação digital.
Onde? Entrevista com Vinícius Camargo – “Vina” (cadeirante, morador de Bertioga e ativista cultural) será transmitida ao vivo no YouTube do Sesc Bertioga 26/08, quinta-feira, das 15h às 17h. Os demais podcasts produzidos durante o curso poderão ser acessados no YouTube e Instagram do Sesc Bertioga.
Você poderá saber mais sobre esse projeto na matéria:
8 a 13/8, segunda a domingo, das 12h
Vídeos: Feira Virtual Agroecológica
Produtores agroecológicos de Birigui e região apresentam, em formato de vídeo, suas técnicas de plantio de alimentos e seus conhecimentos sobre agroecologia, o que plantam e quais técnicas adotam. O objetivo da feira virtual é valorizar e divulgar o trabalho dos agricultores familiares, estimulando as pessoas a cultivarem e consumirem alimentos saudáveis, gerando renda localmente. Com Chácara Virgem de Guadalupe, Sítio Naturaleza, Puro Prana, Sítio Panorama, CSA Lins, Sítio Ana Cláudia Midori.
Onde? YouTube, Instagram e Facebook do Sesc Birigui. Todos os vídeos contarão com legendas e tradução em Libras.
10 a 12/8, terça a quinta, das 19h às 21h
Curso: Acesso à Alimentos Orgânicos Locais – Como organizar um grupo de consumo responsável?
Você sabe o que são grupos de consumo responsável (GCR)? São iniciativas de pessoas organizadas para acessar produtos que estejam alinhados com questões de comércio justo, valorização do pequeno produtor, entre outros valores. Pautados pela auto-gestão, representam uma alternativa aos principais canais de comercialização, pois não visam o lucro. Neste curso, ministrado por Thais Mascarenhas (Instituto Kairós), serão apresentadas ferramentas para formar um GCR e experiências de grupos já estabelecidos como a Rede Ecológica e a Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) Lins e Rio Preto.
Onde? Inscrições já estão abertas em inscricoes.sescsp.org.br. O curso será realizado na plataforma Zoom.
15/8, domingo, das 17h30 às 18h
Vídeo: Território Acessível
Profissionais do AMA – Associação de Amigos do Autista de Araçatuba – relatam o dia a dia das crianças no cultivo da horta presente no local, além do desenvolvimento de oficinas culinárias com os alimentos cultivados, que estimulam a autonomia da pessoa autista.
Onde? YouTube, Instagram e Facebook do Sesc Birigui. O vídeo contará com legendas e tradução em Libras.
7/8, das 16h às 18h
Debate: Reciclagem: da cooperação entre todos ao papel de cada um, da separação na fonte à economia circular
Quais são os impactos do que fazemos em casa e no trabalho com os nossos descartáveis? O que acontece e o que pode acontecer na cadeia social e ambiental da produção e reciclagem, para além da compra, consumo e descarte? Com Janaína Pires (Cooperativa de Recicláveis Santa Genebra), Maria Celeste Piva (Fórum Lixo e Cidadania – Campinas) e Lea Gejer (plataforma Ideia Circular). Apresentação e mediação: Emília Wanda Rutkowski do Laboratório Fluxus (Unicamp).
Onde? YouTube do Sesc Campinas. Contará com tradução em Libras.
11/8, quarta, às 19h30
Debate: Reciclagem: da cooperação entre todos ao papel de cada um das articulações comunitárias às políticas públicas
Qual é a história e o contexto local da gestão dos resíduos sólidos na cidade de Campinas? Com Adriana Cristina Leite (Cooperativa Santo Expedito e da Rede Sul), Valdecir Aparecido Viana (Cooperativa Antônio da Costa Santos e Reciclamp) e Fábio Gonzaga (Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de Campinas). Apresentação e mediação: Emília Wanda Rutkowski, do Laboratório Fluxus (Unicamp)
Onde? YouTube do Sesc Campinas. Contará com tradução em Libras.
14/8, sábado, às 16h
Debate: Reciclagem: da cooperação entre todos ao papel de cada um, da informalidade na coleta à regularização do trabalho cooperativado
Quais são as diferenças trazidas pelas diferentes organizações do trabalho do catador para a população e para o ambiente em Campinas? Com Kelly dos Santos Brito (Cooperativa Renascer), Laís Fraga (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unicamp) e Marcela Dória (procuradora do Ministério Público do Trabalho em Campinas). Apresentação e mediação: Emília Wanda Rutkowski, do Laboratório Fluxus (Unicamp).
Onde? YouTube do Sesc Campinas. Contará com tradução em Libras.
19/8, quinta, das 19h às 20h
Contracapa especial – História das Bibliotecas de Campinas
A partir do projeto Territórios do Comum: Identidade(s), que busca descobrir a cidade nas suas particularidades, este episódio abordará sobre as bibliotecas de Campinas, como funcionam estes equipamentos culturais na cidade no atendimento à população.
Onde? Youtube e Spotify do Sesc Campinas
20/8, sexta, das 16h às 17h
Oficina: Orgânicos na Quebrada
Você sabia que no extremo sul da cidade de São Paulo se produz alimentos orgânicos? Sabia também que apesar disso, em mercados de bairros vizinhos é mais fácil e barato encontrar produtos ultraprocessados do que alimentos frescos? Nesta oficina, será apresentado como negócios de impacto social e ambiental podem fazer com que a periferia tenha cada vez mais acesso a frutas, verduras e legumes de qualidade e por um preço justo. Com Enjoy Orgânicos.
Onde? Facebook e Youtube do Sesc Campo Limpo. A atividade contará com tradução em Libras.
PREVISTO PARA SETEMBRO, EM BREVE NOVA DATA
Oficina: Bonecos, Histórias e Outros Troços em Comum
Apresentação em vídeo do trabalho e trajetória de vida de Fábio Souza (Tio Faso). Designer, bonequeiro e criador da empresa Marcamaria, Fábio se descobriu autista aos 35 anos e desde então faz palestras sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Será disponibilizado vídeo-oficina de como criar bonecos de papel seguida de contação de histórias com os personagens e seus criadores. A atividade acontece ao vivo e de maneira exclusiva para as pessoas atendidas na Residência Inclusiva Espaço Com Viver (Vila Pirajussara – São Paulo)
Onde? Facebook e Youtube do Sesc Campo Limpo. A atividade contará com tradução em Libras.
8/8, 11/08 e 15/08, domingos e quarta, às 16h
Vivência: Sentindo a Praça
Quem nunca passou por uma praça, mas quem já olhou com mais atenção para seus detalhes? O ator e criador de conteúdo digital Lucas Alves apresenta poeticamente, por meio de palavras, imagens e sons as experiências sensoriais cotidianas que a praça Felicio Tonello, que fica em frente ao Sesc Catanduva, nos oferece. Onde? Facebook e Instagram do Sesc Catanduva.
10/8, terça, das 19h às 21h
Palestra: Economia Criativa
Pensar em economia criativa pode envolver a idealização e coordenação de um negócio associado ao movimento de criar e implementar mudanças, inovações e melhorias em um mercado já existente, mas levando em consideração a comunidade local. O encontro abordará temas como competências e habilidades relacionadas à criação de projetos, capacidade de organização e planejamento, responsabilidade social e ambiental, criatividade, comunicação e como buscar novas conhecimentos para seu negócio e para sua comunidade. Onde? Online pela Plataforma zoom. Inscrições online pelo link: https://bit.ly/FormAgostoCat.
12/8, quinta, das 20h às 21h
Roda de Conversa: Acessibilidade e Sustentabilidade em Espaços Públicos
O cenário de distanciamento social proporcionou várias reflexões sobre a importância da interação humana. Este encontro é um convite para refletir sobre o direito igualitário de acessibilidade e sustentabilidade em espaços públicos tão importantes para a retomada da convivência em comunidade. Com Thaís Tinós (Doutora em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro), Camilla Corrêa Fernandes (pessoa com deficiência visual, psicóloga e funcionária pública) e Cássio Gustavo Santana Gonçalves (Doutor em Ciências da Saúde pela FAMERP e atua com a prescrição de exercícios físicos para diversas deficiências).
Onde? YouTube do Sesc Catanduva.
3/8, terça, às 16h
Ideias #EmCasaComSesc – Territórios do Comum: tecnologias sociais e ações comunitárias
Neste encontro, será discutida a importância das tecnologias sociais e ações comunitárias para a transformação de territórios, em seus vários aspectos, como a geração de renda, garantia da acessibilidade e participação cidadã de pessoas com e sem deficiência na convivência, bem como ações em prol da sustentabilidade no território. O encontro contará com participação de Mario Rodríguez Ibáñez (Bolívia), fundador e integrante da equipe de coordenação de Wayna Tambo – Red de la Diversidad; Rosana Fernandes, da Escola Nacional Florestan Fernandes (Guararema – SP), e Tião Rocha, antropólogo, educador popular e folclorista. Apresentção e mediação de Gabriela Graça Ferreira, graduada em gestão ambiental e especialista em educação ambiental, atua como assistente técnica da área de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo.
Onde? Você poderá acompanhar no YouTube do Sesc SP. O encontro contará com Libras e legenda (estenotipia).
11/8 a 25/8, quartas, das 19h às 21h
Debate: Bike-a-thon Território Centro
Apesar das bicicletas serem um dos veículos de transporte mais baratos e sustentáveis, ainda enfrenta desafios para serem incorporadas dentro das propostas de mobilidade urbana e direito à cidade. A partir deste contexto, e inspiradas nas maratonas hackers, as unidades 24 de Maio, Bom Retiro, Carmo, Consolação, Florêncio de Abreu e Parque D. Pedro II realizarão este encontro de inovação, criatividade e mentoria que pretende reunir especialistas e iniciativas para criação de projetos e soluções aplicáveis para o uso da bicicleta no centro de São Paulo durante e pós-pandemia. Com coletivo Aromeiazero, que desenvolve um conjunto de ações educativas e campanhas de valorização e potencialização do uso das bicicletas, particularmente nas periferias das grandes cidades do país.
11/08: Bike-a-thon: Dimensões do Uso da Bicicleta na Cidade – Lançamento do projeto e inscrições. Com Malu Gomes, idealizadora do projeto Bike Literária, e Kamila Gomes Fonseca, docente na EMEI Profª Edalzir Sampaio Liporoni. Mediação de Cadu Ronca, Diretor de Projetos do Aromeiazero.
18/08: Bike-a-thon: Bicicleta, Mobilidade e Acessibilidade. Com Ricky Ribeiro, fundador do Portal Mobilize, e Daniel Moral, fundador do Bike Tour SP. Mediação de Marcos de Sousa, jornalista especialista em mobilidade urbana.
25/08: Bike-a-thon: Políticas Públicas Relacionadas à Bicicleta na Cidade. Com Renata Falzoni, fundadora do Bike é Legal, e Glaucia Pereira, idealizadora do Multiplicidade Mobilidade Urbana. Mediação de Murilo Casagrande, Diretor de Desenvolvimento Institucional do Aromeiazero.
Leia o regulamento do Bike-a-thon – Território Centro e verifique as condições necessárias para participar da maratona.
Onde? Canais no YouTube do Sesc Carmo, Sesc Consolação e Sesc Parque Dom Pedro II. Contará com tradução em Libras.
14/08 a 11/09, sábados, 9h30 às 12h30
Curso: Ciclo Formativo para Iniciativas Socioambientais
Encontros de formação e troca de experiências voltada para iniciativas sociais que atuam com foco prioritário em seus territórios, para a construção de modos de viver mais solidários, sustentáveis e acessíveis. Aborda tópicos importantes para grupos e coletivos como ferramentas de gestão de projetos sociais e estratégias de comunicação e mobilização comunitária. Vagas destinadas para iniciativas socioambientais convidadas.
11/09: Último encontro será uma roda de conversa ao vivo e aberta ao público em geral. Com Articulação Nacional de Agroecologia, Coalização Negra por Direitos, Luzinete Borges, Meninas Mahin, projeto TEAR Tiaraju Pablo D Andrea (Unifesp) e Unigraja.
Onde? YouTube do Sesc Consolação.
10/8 a 24/8, terças, das 14h às 15h
Podcast: Território e Saúde – Primeiros Passos
Nesta série de três podcasts, o público poderá conhecer o início das atividades do Grupo de Trabalho “Território e Saúde”, de Guarulhos, pelas vozes de pessoas e iniciativas que o compõem. Os podcasts trarão reflexões e ações de grupos organizados da sociedade civil para a melhoria da saúde em seus territórios.
Onde? Facebook e Instagram do Sesc Guarulhos
21/8, sábado, a partir das 15h
Vídeo: Contos Ilustrados: Hortas comunitárias
A criação de hortas urbanas e comunitárias, além de promover a interação das pessoas com a natureza e proporcionar benefícios físicos e mentais, contribui para melhorar a relação da comunidade com o bairro, na adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e também na geração de oportunidades de trabalho e renda. A partir desta animação, você poderá acompanhar como montar a sua horta comunitária. Com Toni D´Agostinho (Mestre em Ciências Sociais pela PUCSP).
Onde? Você poderá assistir no YouTube, Facebook e Instagram do Sesc Guarulhos.
4/8, quarta, das 13h às 16h e 6/8, sexta, das 10h às 16
Curso: Tecnologias Sociais e Energias Sustentáveis – Biodigestor de baixo custo
Neste vídeo, o pesquisador e inventor Fabio Miranda apresenta como construir um biodigestor de baixo custo, que produzirá gás de cozinha a partir de resíduos orgânicos. O biodigestor será instalado na Cooperpac (Cooperativa de Catadores Seletivos do Parque Cocaia). Fábio Miranda é gestor de Projetos em Tecnologias Sustentáveis do Instituto Favela da Paz onde desenvolveu múltiplos sistemas de energias sustentáveis e através de processos de sensibilização ambiental e propagação de estratégias para uma cultura de paz. Criou o projeto Periferia Sustentável que tem como foco a implementação de sistemas de Energias Renováveis e Funcionais em comunidades periféricas da cidade de São Paulo e todo Brasil. Vagas destinadas aos cooperados da Cooperpac.
*25/8, quarta, às 12h: o vídeo-oficina resultado do curso será disponibilizado ao público em geral
Onde? YouTube do Sesc Interlagos.
11/8 a 15/9, quartas, das 19h às 21h
Curso: Laboratório Cidadão – desafios da distribuição de alimentos na quebrada
Em busca de identificar desafios em comum e encontrar possíveis soluções, articulações e criações de redes, este laboratório pretende criar uma prática de investigação coletiva, com foco na distribuição e acesso a alimentos agroecológicos na periferia, combate à insegurança alimentar, geração de trabalho e renda, pensando numa sociedade mais justa e democrática e em um desenvolvimento local, sustentável e solidário. O Lab prevê a sistematização dos encontros em um zine e um e-book para democratização do acesso ao conhecimento produzido. Com Orgânicas para Todes e SOF.
Curso voltado para pessoas atuantes no território e/ou envolvidas em atividades ligadas à produção ou distribuição de alimentos e mobilização social.
Programação dos seis encontros:
11/08 – Apresentação da proposta e das pessoas integrantes do Co-lab
18/08 – Diagnóstico dos principais desafios e das principais potências oferecidas pelos territórios
25/08 – Conhecendo soluções inspiradoras para desafios em comum (com ALOHA e Coalizão Negra por Direitos)
01/09 – Compartilhamento de tecnologias sociais (com Regiane Nigro/Instituto Kairós)
08/09 – Caminhos possíveis
15/09 – Encerramento – apresentação da sistematização
Onde? Inscrições: de 27/7 a 4/8 em bit.ly/sescinterlagos-laboratoriocidadao
14 e 28/8, 11 e 25/9, 9, 10 e 23/10, 6/11 e 20/11, sábados, a partir das 15h
Vídeos: Territórios do Comum
Documentários que apresentam iniciativas e organizações sociais que trabalham pelo combate à fome em seus territórios e articulam lutas em torno da justiça social. Com Orgânicas para Todes, Instituto Favela da Paz, Agência Solano Trindade, MST, UNEAFRO, Coalizão negra por direitos e Articulação Guarani pelo Cinturão Verde.
Onde? Facebook e YouTube do Sesc Interlagos.
11 e 25/8, quartas, das 10h às 11h
Cards: Vizinhos do Ipiranga
A partir de um mapeamento de iniciativasde agentes sócio culturais do bairro, que atuam no campo da Sustentabilidade, propomos uma série de cards em nossas redes sociais apresentando-os ao nosso público.
Onde? Instagram e Facebook do Sesc Ipiranga
10 a 12/8, terça a quinta, a partir das 18h30
Vídeos: Fotografia cega
Série de 3 vídeos com o tema da acessibilidade em destaque. João Maia, fotógrafo e deficiente visual faz a audiodescrição de algumas de suas imagens e convida os espectadores para seu futuro curso sobre a audiodescrição na fotografia que também acontecerá nas plataformas digitais. Os vídeos contarão com imagens fotográficas que serão áudio descritas pelo fotógrafo e terão tradução em libras. Programação compartilhada entre Sesc Itaquera e Sesc Belenzinho.
Onde? Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Itaquera e Facebook, Instagram e Youtube do Sesc Belenzinho
11/08 a 03/09, quartas e sextas, das 9h30 às 12h30
12/8, quinta, das 9h às 12h30
Oficina: Cultivando arte na ZL
Serão realizadas oficinas de grafite e escrita poética a partir da relação entre arte e meio ambiente com estudantes da EMEF Coelho Neto dos 7º, 8º e 9º anos. A partir dos resultados do processo, será feita intervenção artística em uma horta urbana da zona leste. As atividades serão facilitadas pelos artistas locais Cris Rodrigues e Negotinho.
Essa proposta articula agentes ambientais de educação ambiental do Sesc Itaquera, agricultoras/es da Associação de Agricultores da Zona Leste (AAZL), artistas da Favela Galeria, do coletivo São Mateus em Movimento e escola pública, com vistas a articular agroecologia, meio ambiente e arte. Atividade exclusiva para os estudantes da EMEF Coelho Neto.
Onde? O resultado das intervenções será divulgado a partir de setembro Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Itaquera.
6/8 a 27/8, sextas, das 19h às 20h
Oficina: Diagnóstico socioeconômico ambiental do Jardim FEPASA
O projeto tem como objetivo principal apoiar moradores e moradoras do Jardim FEPASA, numa parceria com o coletivo “Sementes do Amanhã” para a realização de um diagnóstico socioeconômico ambiental no bairro. Esta pesquisa surge de uma demanda do próprio coletivo para subsidiar a análise e elaboração de futuras ações para a melhoria da comunidade.
Nesta primeira etapa, serão realizadas reuniões com participantes do coletivo para a orientação sobre conceito, elaboração, metodologia de aplicação e análise desta pesquisa-ação, assim como para o acompanhamento da aplicação da pesquisa e orientação para análise.
Durante o mês de setembro, será realizada a pesquisa e a partir de outubro, será feita análise e sistematização dos dados e divulgação dos resultados.
Atividade exclusiva para participantes do coletivo “Sementes do Amanhã” residentes no Jardim FEPASA
14/8 a 2/10, sábados, às 16h
Oficinas: Território do Comum – Bioconstruções
O objetivo desta proposta é capacitar multiplicadores na temática de construções Sustentáveis. Oficineiros do Coletivo 1417 (Ricardo Benitez, Taís Cabral e Jurah Dianin) irão a cada encontro mostrar a história e a técnica utilizada em bioconstruções. As oficinas serão realizadas em uma das hortas urbanas da cidade de Osasco a fim de deixar uma contribuição para este espaço público. Onde? YouTube do Sesc Osasco.
07/8 a 25/9, sábados, das 15h às 17h30
Economia Solidária para todos
Processo formativo voltado para moradores das comunidades da Viela da Paz, Cohab Raposo Tavares e frequentadores com deficiência intelectual do CECCO Previdência, introduzindo conceitos da Economia Solidária, agroecologia, soberania alimentar e empreendedorismo social, tendo como temática transversal a sustentabilidade, trabalhando-a a partir de três pilares: ambiental, econômico e social.
Desta forma, busca-se apresentar e aproximar as pessoas da prática da Economia Solidária em um processo dialógico, auxiliando também os indivíduos e as organizações que já atuam no território, incluindo pessoas com deficiência intelectual, frequentadoras do CECCO Previdência. Com Núcleo de Economia Solidária (NESOL) e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-USP).
07/08: Princípios da Sustentabilidade
14/08: Economia Solidária e Comércio Justo e Solidário
21/08: Fundamentos da agroecologia
28/08: Por uma soberania alimentar nos territórios
04/09: Autogestão e viabilidade econômica
11/09: Comunicação e marketing solidário
18/09: Troca de experiências com participação do empreendimento "Orgânicos do Ponto", ligado ao Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã.
Atividade exclusiva para moradores das comunidades da Viela da Paz, Cohab Raposo Tavares e frequentadores com deficiência intelectual do CECCO Previdência.
12/8, quinta, das 19h às 21h
Roda de Conversa: Mapas socioambientais e conexões de paisagens e pessoas
Além da expressão visual de informações, os mapas nos ajudam a interpretar o modo como nos relacionamos com as múltiplas camadas da dimensão espacial. Entenda porque os mapeamentos socioambientais são ferramentas-chave para o conhecimento territorial e como as narrativas voltadas ao bem comum apoiam o fortalecimento de uma nova cultura de conexões para a transformação da realidade. Com Bianca Isidro Pinelli, bióloga e educadora ambiental, Isabella Mercuri Granero, gestora e educadora ambiental, com experiência em geoprocessamento, e Karine Faleiros, engenheira florestal, educadora e membro do Projeto Corredor Caipira.
Onde? Plataforma Zoom. Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br
14/08, sábado, 9h às 12h
Vivência: Hortas comunitárias e mobilização social
Observar os ciclos da natureza, cultivar e preparar o próprio alimento e compreender os processos agroecológicos são formas potentes de educação socioambiental para a transformação de espaços comunitários urbanos. Conheça a Horta Comunitária da Paulicéia (Piracicaba/SP) e entenda como iniciativas com engajamento social promovem o bem-estar e a qualidade de vida nas comunidades. Atividade realizada pela Casa do Hip Hop e Cooking 3×3 com apoio do Sesc Piracicaba.
Ao final do processo, será publicado produto audiovisual sobre Hortas Urbanas.
Onde? Horta da Pauliceia (7 vagas)
10/8, terça, das 19h às 21h
Roda de Conversa: Lazer sustentável – acessibilidade e geração de renda
O lazer proposto a partir das vivências em áreas naturais é de grande importância para a qualidade de vida e para a construção de outras relações entre ser humano e natureza. Dessa forma, esta atividade propõe, a partir do turismo sustentável e de base comunitária, a reflexão sobre acessibilidade e geração de renda, a partir da compreensão do lazer como um direito de todes, fundamental para qualidade de vida e desenvolvimento individual e coletivo. Com Mariuza Figueiredo Lindenberg (Associação de Turismo do Vale do Ribeira), Olavo Pedroso da Silva Filho (Quilombo Ivaporunduva) e Vinicius Savioli (Coordenador Nacional de esporte e lazer da Ass. De Pais e Amigos de pessoas com deficiência e da Comunidade, do Banco do Brasil).
Onde? Plataforma Zoom. Inscrições: em inscricoes.sescsp.org.br.
11/8, quarta, das 19h30 às 21h
Bate-papo: Gastronomia Periférica
A cozinha é preenchida, em sua maioria, pela classe trabalhadora, em sua maioria periféricos; é um lugar que acolhe até os menos experientes e os educa em um sistema de pressão por resultados e lucro. Mas quem pensa de verdade nessas pessoas que povoam as cozinhas desses múltiplos Brasis e periferias? Adélia Rodrigues e Edson Leite, fundadores da escola Gastronomia Periférica, discutem essas ideias e apresentam o projeto, criado em São Paulo com a intenção de desenvolver pessoas de forma humana e consciente por meio da gastronomia.
Onde? Você poderá conferir o bate-papo ao vivo no YouTube do Sesc Ribeirão Preto.
17/8, quarta, às 9h
Vídeo: Terreno Fértil
Você já imaginou que um pedaço de terra, por menor que seja, pode produzir muita vida? Esse é o caso do Terreno Fértil, criado por Neto Donegá que dedica à arte da palhaçaria há mais de 15 anos. Em 2019, após a limpeza de um terreno particular em Ribeirão Preto, ele começou a enveredar pelos caminhos do cultivo, regeneração de solo e agricultura natural, sem uso de aditivos, nascendo o Terreno Fértil, um centro de pesquisas em plantas alimentícias não convencionais (PANCs), medicinais e alimentícias em geral, que respeita a vida do solo. Você poderá conhecer essa história no minidoc.
Onde? Assista no Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Ribeirão Preto.
14/8 a 12/10, sábados, das 16h às 18h
Curso: Hortas Urbanas Agroecológicas com Acessibilidade
Neste curso, serão abordadas técnicas para cultivo de alimento em território urbano, a partir do entendimento de que as hortas podem ser local de trabalho e de terapia para pessoas com deficiências físicas e mentais, como instrumento de segurança alimentar e como possibilidade de geração de renda. Para isso, os encontros irão abordar tópicos como: preparação do solo, compostagem, escolha e seleção do que plantar, planejamento de plantio, desenho de canteiros, economia solidária e possibilidades de geração de renda, canteiros sensoriais e estratégias de parcerias. Com Fubá – Educação ambiental e criatividade, Mulheres do GAU e sítio Santa Gertrudes.
Onde? Plataforma Zoom. Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br
14/8, sábado, das 14h às 16h
Oficina: Mapas para grupos
Oficina para agentes culturais, coletivos, movimentos e organizações com atuação nos eixos de acessibilidade, geração de renda e/ou sustentabilidade na região da Zona Norte de São Paulo, que, por meio de encontros online, realizará o compartilhamento de algumas metodologias e experiências de mapeamento coletivo. Atividade com Aluizio Marino, mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Bacharel em Gestão de Politicas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Compõe a equipe de pesquisadores do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade -FAU USP).
Onde? Plataforma teams, inscrições em inscricoes.sescsp.org.br.
21/8, sábado, das 14h às 16h
Oficina: Mapeando Histórias de Vida
Apresentação do projeto Moradores: humanidade do patrimônio, movimento de ocupação urbana pela valorização da identidade cultural e da memória como patrimônio diverso e individual de cada território. Nessa oficina será apresentada suas metodologias para coleta de dados e para a participação da comunidade.
Onde? Plataforma teams, inscrições em inscricoes.sescsp.org.br.
28/8, sábado, das 14h às 16h
Oficina: Mapeamentos Afetivos
A oficina propõe atividades práticas para que os participantes possam vivenciar os conhecimentos e metodologias voltadas para a produção de um mapeamento afetivo. Com Acupuntura Urbana, que trará exemplos de aplicações e metodologias.
Onde? Plataforma teams, inscrições em inscricoes.sescsp.org.br.
11/8 a 8/9, quarta, das 19h30 às 21h (exceto dia 25/8)
Roda de Conversa: Programas de financiamento para negócios periféricos
Conheça mais sobre as linhas de apoio financeiro, capacitação e processos de seleção para pequenos negócios da periferia; entenda como funcionam os programas e como acessar os recursos financeiros, já nas fases iniciais do seu empreendimento. Os encontros são independentes e abordarão os temas:
11/8 | Da ideia ao negócio, fazendo meu empreendimento acontecer
18/8 | Fundos de investimentos para pequenos negócios da periferia
1/9 | Programas de aceleração da ADE SAMPA (Prefeitura de São Paulo)
8/9 | Minha experiência com programas de aceleração e fundos de investimentos
Onde? Acessar no dia da aula plataforma Zoom com o id: 890 5343 8664 e SENHA 405924. A atividade conta com interpretação em Libras.
5/8, quinta, às 19h
Roda de Conversa: Sobre Água
Exibição do Webdoc "Sobre Água" seguido de bate-papo com produtores e representantes da comunidade que participaram do vídeo. Este documentário é um retrato da comunidade de palafitas sobre o Estuário de Santos, na Baixada Santista. O filme foi produzido para despertar o diálogo no Fórum Pacto pelas Águas da Baixada Santista entre instituições públicas, privadas e sociedade civil, faz uma abordagem sobre a universalização do saneamento na região. Com Renilda da Fonseca (Comunidade São Manuel), Ed Davis (Zumbi Filmes) e Marcos Sorrentino (FunBEA). Mediação: Rafael Monteiro. A partir desde documentário, 18 moradores da Baixada Santista irão desenvolver a mostra virtual “Morar na Mare” a partir de fotografias relacionadas a moradia e ambiente.
Onde? Youtube do Sesc Santos e Sesc Bertioga
9/8, segunda, das 18h às 19h
11 a 25/8, quartas, das 15h às 15h30
28/8, sábado, das 18h às 19h
Curso: Cestas Críticas
Encontros formativos que tem como objetivo despertar e estimular nos participantes a busca por alternativas no consumo de produtos de necessidade doméstica, a partir de critérios de sustentabilidade e que sejam acessíveis e de baixo custo. Serão praticadas técnicas de confecção de produtos naturais de limpeza, que depois poderão ser usufruidos pelos participantes.
A atividade é voltada exclusivamente para as famílias da comunidade do Alemoa, em Santos.
Onde? Ao final do processo, serão disponibilizados ao público em geral vídeos-oficinas no Instagram e Facebook do Sesc Santos
10/8, terça, das 17h às 19h
14 e 21/8 sábado, das 15h às 17h
Morar na Maré
A luta pela moradia se mantém como um tema emergente no debate sobre o território. Indo muito além de uma construção, a casa é o espaço que estabelece nossa relação com o espaço que ocupamos e no qual nos relacionamos. Essas relações, no entanto, se estendem e extravasam os muros da casa, ocupando também o ambiente.
"Morar na Maré" é o resultado de um processo de registro fotográfico, protagonizado por moradores dos nove municípios da Baixada Santista, com o olhar sensibilizado para essa falsa dicotomia entre necessidade de moradia e de proteção ambiental. A série de vídeos traz o olhar desses moradores para seu território, com seus contrastes, contradições, convivências.
A atividade é voltada exclusivamente para representações comunitárias da Baixada Santista.
Onde? Ao final do processo, a mostra de fotografias será publicada no Instagram e Facebook do Sesc Santos.
2/8 a 25/10, quarta, das 19h às 21h
Curso: Horizontes Possíveis: Jardinagem e paisagismo com técnicas agroecológicas
Curso teórico e prático sobre jardinagem, paisagismo e decoração de baixo custo por meio de técnicas agroecológicas. O curso abordará espécies ornamentais, alimentícias e medicinais, jardins em pequenos espaços, técnicas de propagação, preparação do solo, manutenção e poda, controle de insetos e doenças, manutenção de ferramentas e agricultura urbana. Condução de Luciana Siriani, que atuou como professora da Universidade do Grande ABC e é co-fundadora do Projeto de intervenção ambiental SustentABC.
Onde? Zoom. Inscrições em bit.ly/hpjardinagem.
19/8, quinta, das 19h às 20h
Roda de Conversa: Formações Solidárias – Consumo Responsável e Economia Solidária
Na pandemia, a estratégia das cestas de consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos diretamente dos produtores tem se popularizado. Tais ações valorizam os agricultores e beneficiam consumidores por meio do preço justo e alimentação saudável. Com Thais Mascarenhas (Instituto Kairós), Minadabe Parra (coletivo Ideia Natural) e Mariella Tamburrelli (mestre em educação).
Onde? YouTube do Sesc São Caetano
Saiba mais sobre o tema nesta matéria Caminhos da Agricultura no ABCDMRR.
26/8, quinta, das 19h às 20h
Roda de Conversa: Circuitos Sustentáveis
A fome no Brasil tem aumentado nos últimos anos. A pandemia agravou o cenário, na qual mais da metade da população se encontra em insegurança alimentar, ao passo que muitos agricultores perderam os seus canais de escoamento de sua produção. O projeto Circuitos sustentáveis visa iniciar uma cartografia na região de parceiros para a cadeia de produção alimentar da agricultura familiar.
Onde? plataforma Zoom. Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br
11/8 a 1/9, quartas, das 19h às 21h
Curso: Comunicação Digital na Cultura – Tecnologias Sociais
O curso propõe o compartilhamento de metodologias digitais e estratégias de comunicação e monitoramento de riscos, além de estudos de caso, envolvendo ciência, educação, sustentabilidade, saúde, cultura. O objetivo é trazer fundamentos para a compreensão da origem e ocupação da paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, com abordagem que visa conectar cientistas, gestores públicos e comunidades para uma cultura da percepção de riscos e desastres no amplo contexto da educação científica e ambiental para a construção de sociedades mais sustentáveis e resilientes.
Com Victor Marchezini, Rachel Trajber, Márcio Andrade e Mariane Carvalho de Assis relacionados ao CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais.
Encontro 1 – Metodologias de pesquisa para a conexão de pessoas na prevenção e resposta a desastres naturais
Encontro 2 – Rede de escolas e comunidades para a prevenção de riscos de desastres: a experiência do Programa CEMADEN Educação
Encontro 3 – Fundamentos da paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista: áreas de risco e monitoramento
Encontro 4 – Território e Saúde: abordagens espaciais para monitoramento da pandemia
Onde? Plataforma Zoom. Inscrições a partir de 3/8 a 31/08 via inscricoes.sescsp.org.br
18/8, quarta, as 19h
Roda de Conversa: Encontro com iniciativas socioambientais de Sorocaba e Região
A região de Sorocaba possui grande número de agricultores familiares agroecológicos certificados pelo manejo orgânico. Neste bate-papo teremos oportunidade de conhecer desafios e perspectivas para estruturar e expandir tanto a produção de alimentos sustentáveis como os impactos na educação e cultura nas comunidades de agricultores, técnicos e consumidores. Com Caio Rennó do Instituto Terra Viva, Lucimari, cestas agroecológicas do Quilombo do Cafundó e José William Silva de Almeida produtor rural do assentamento Ipanema.
Onde? plataforma Zoom. Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br
11/8 e 13/8, quarta e sexta, das 19h às 21h
Oficina: Totem Solar para carregador de celular
Nessa oficina os participantes poderão conhecer mais sobre as energias renováveis e aprender como construir uma torre de carregador de celular movida a energia solar. Serão passados conceitos e conteúdo de implantação funcional de sistemas de geração de energia renovável e passo a passo para montagem do carregador para celular. A oficina contará com a participação de pessoas da Associação dos Amigos do Bairro Estiva (Taubaté) onde será instalado o Totem para uso comunitário na praça do bairro.
Com Fábio Miranda do Instituto Favela da Paz e criador do projeto Periferia Sustentável que tem como foco a implementação de sistemas de Energias Renováveis e funcionais em comunidades periféricas da cidade de São Paulo e todo Brasil.
Onde? Plataforma Teams. Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br.
3 a 12/8, terças e quintas, das 19h30 às 21h30
Curso: Cidades pra todes – mobiliários e brinquedos para espaços de uso comum
Os participantes conhecerão cidades que revitalizaram espaços públicos, aprenderão sobre sustentabilidade, acessibilidade, gestão de parques urbanos e lazer. Conhecerão ainda, técnicas para a reutilização de materiais na confecção de mobiliários e brinquedos para áreas comuns. Por fim, serão orientados a apresentar uma proposta para a implantação desses equipamentos na comunidade que representam.
Com Carolina Panini (Empreendedora criativa, responsável pela Caçambaria, ateliê de fabricação de móveis sustentáveis), Claudio Rubino (Coordenador das ações de acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake) e Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco (Professor da EACH-USP Leste, no curso de Bacharelado em Lazer e Turismo)
Atividade exclusiva para lideranças comunitárias e agentes culturais da cidade de Presidente Prudente.
7 e 14/8, sábados, das 15h às 16h
Oficina: Comunidade Surda e a Sustentabilidade
Com formação múltipla que perpassa turismo, gastronomia e visibilidade da cultura surda em geral, Claudia Hayakawa foi participante dos cursos de sustentabilidade acessíveis para surdos no Sesc Vila Mariana, e compartilhará sua experiência na forma de vídeo) e fará um vídeo compartilhando com a comunidade o que aprendeu e passou a usar em sua vida. Nos vídeos ela compartilhará um pouco de sua história, de seu interesse em sustentabilidade e as dificuldades desta temática estar disponível a comunidade surda.
Episódio 1 – Aprenda o sabão líquido multiuso
Episódio 2 – Conheça o Jardim de Chuva
Onde? Facebook, Instagram e Youtube Sesc Vila Mariana. A atividade conta com tradução em Libras.
14/8, sábado, das 10h às 11h
Curso: Projeto Piloto de Arborização de Calçadas e Jardim de Chuva
Matéria e vídeo apresentam a implantação de um Jardim de Chuva, a partir dos conceitos de acessibilidade, caminhabilidade e infraestruturas verdes. A proposta é que outras ações possam ser replicadas em parceria entre poder público e sociedade civil.
Onde? Facebook, Instagram e Youtube Sesc Vila Mariana. A atividade conta com tradução em Libras.
—————-
Acompanhe mais conteúdos do Territórios do Comum em www.sescsp.org.br/territoriosdocomum
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.