Por Rafaela Aguilar Sansão, agente de educação ambiental do Sesc Registro
Cada vez mais percebemos a importância da sociedade se organizar a partir do coletivo, ocupando os espaços públicos por meio de ações que promovam o bem viver, a vida em harmonia com o outro e com a natureza. Uma das ações possíveis é a criação de hortas comunitárias inclusivas, que são espaços de produção e acesso a alimentos saudáveis, de convívio social, com possibilidade de geração de renda e oportunidades de desenvolvimento para as pessoas, com trocas de saberes e experiências.
As hortas comunitárias são cultivadas e gerenciadas por grupos de pessoas, em áreas que podem ser públicas ou particulares, geralmente em ambientes urbanos que eram ociosos. Elas promovem o contato com a natureza, nos ajudam a agir de forma mais consciente, estimulam o trabalho coletivo, a cooperação e a participação cidadã.
A partir da vontade de se fomentar todos esses benefícios que as hortas comunitárias podem oferecer para os territórios, o Sesc Registro, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Secretaria Municipal de Educação, Instituto Federal, Instituto Socioambiental e a UNESP (campus de Registro), se juntaram para promover o curso “Territórios educadores: tecnologias sociais e ancestrais”, que aconteceu nos meses de março a julho de 2023.
Este curso fez parte do Territórios do Comum, um projeto do Sesc SP que reúne as áreas de Educação para Acessibilidade, Educação para Sustentabilidade e Valorização Social para o desenvolvimento de ações programáticas voltadas ao tema da cidadania em suas múltiplas dimensões, a fim de contribuir com processos de cidadania ativa, de desenvolvimento local e valorização de iniciativas sociais. O projeto acontece bienalmente e, neste ano, deu continuidade à proposta de incentivar, valorizar e dar visibilidade a estratégias de diálogo e de articulação que acontecem em territorialidades onde as Unidades do Sesc estão inseridas.
A partir do entendimento de que a região do Vale do Ribeira possui uma grande sociobiodiversidade e é formada por um rico mosaico cultural, com a presença de quilombolas, caiçaras e povos indígenas, este curso buscou dar visibilidade aos saberes e tecnologias dessas comunidades tradicionais, que apontam soluções para as questões emergentes dos territórios e, com isso, fortalecer espaços de diálogos e redes comunitárias.
O curso aconteceu em dois ciclos: o primeiro ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Olga Clivatti Rodrigues, onde foram realizados encontros quinzenais abertos à comunidade e aos professores e professoras das escolas municipais de educação básica de Registro. O segundo ciclo foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bloco B e no Centro Dia do Idoso (CDI), também em encontros quinzenais, para as famílias, indivíduos e profissionais dos CRAS de Registro e pessoas idosas inscritas no CDI.
Neste percurso de quatro meses, foram realizados um total de dezesseis encontros, com rodas de conversas e atividades práticas, ministrados por educadores, agricultores, indígenas, quilombolas e cooperativas, para apresentar a temática da Agricultura Urbana como uma tecnologia social, bem como compartilhar técnicas e orientações para cultivo de alimentos, replicação de mudas, compostagem, entre outros assuntos, conforme o cronograma a seguir:
Tecnologias ancestrais e os saberes nos territórios tradicionais
Com Instituto Socioambiental, Quilombo São Pedro e Tekoa Arandu
Tecnologias sociais e ações comunitárias
Com AgroFavela, Heborá e educador do Sesc SP
Horta escolar como espaço educador
Com Fubá – Educação Ambiental e Criatividade
Acessibilidade em hortas comunitárias
Com Fubá – Educação Ambiental e Criatividade
Agricultura urbana e Agrofloresta: aprendendo com a natureza
Com Pedro Baiano, agricultor DA Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA CEAFIM da Barra do Turvo
Implementando uma horta agroecológica acessível (parte 1)
Com Pedro Baiano e Fubá – Educação Ambiental e Criatividade
Implementando uma horta agroecológica acessível (parte 2)
Com Pedro Baiano e Fubá – Educação Ambiental e Criatividade
Produção de sementes e mudas
Com Quilombo Nhunguara e UNESP
Compostagem: uma tecnologia social ao alcance de todos
Com Rafael Guimarães, da PreserVALLE
Economia solidária: por uma soberania alimentar nos territórios
Com Cooper Central VR, Academia Carolinas e mediação da Thaís Mascarenhas, do Instituto Kairós
Ao final do curso, foram implementadas duas hortas agroecológicas e com critérios de acessibilidade, para permitir o acesso às pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física, sendo uma horta educadora inclusiva na Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Olga Clivatti Rodrigues e uma horta comunitária inclusiva no CDI de Registro.
Tradução do conteúdo em Libras:
Serviços:
Territórios do Comum 2023
De 25 de março a 22 de julho
Programação completa no portal www.sescsp.org.br/territoriosdocomum
Siga nossas redes!
sescsp.org.br/registro
youtube.com/sescregistrosp
instagram.com/sescregistro
facebook.com/sescregistro
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.