Umbigo do Sonho: o Cinema de Paula Gaitán

31/05/2023

Compartilhe:

Cinesesc apresenta Umbigo do Sonho – O Cinema de Paula Gaitán de 08 a 14 de junho 

Entre os dias 08 e 14 de junho, o CineSesc exibe Umbigo do Sonho, a mais completa retrospectiva já realizada dos filmes da cineasta e multiartista Paula Gaitán. Com curadoria de Ava Rocha, a mostra apresenta 10 longas-metragens, 15 curtas e 2 videoclipes, além de um ciclo de debates e Masterclass ministrada por Paula Gaitán. 

Com uma carreira marcada por trabalhos que exploram as relações entre imagem e som, em um diálogo constante entre o cinema, as artes visuais, a música, a fotografia e a performance, Paula Gaitán, que foi homenageada em 2021 na Mostra de Cinema de Tiradentes e na Cinemateca de Bogotá, é uma das principais expoentes do cinema brasileiro e latino-americano contemporâneo. 

Alguns destaques da mostra são os filmes “Uaká” (1988), primeiro longa-metragem de Paula, filmado na aldeia kamaiurá no Alto Xingu; “Exilados do Vulcão” (2013), premiado no Festival de Brasília; o épico Luz nos Trópicos (2020), exibido no Festival de Berlim e vencedor do Olhar de Cinema; e o “Canto das Amapolas” (2023), filme mais recente da diretora. 

O público ainda poderá assistir a um rico conjunto de filmes em que Paula Gaitán filmou encontros com diversos artistas e intelectuais como Lygia Pape, Agnès Varda, Arto Lindsay, Arrigo Barnabé, Sônia Guajajara, Jean-Claude Bernardet, Glauber Rocha, Negro Léo, Maria Gladys, além de videoclipes realizados com Elza Soares e Ana Frango Elétrico

Após as sessões, haverá um ciclo de debates com a presença de críticos e diversos artistas que participaram desses filmes. E ainda uma masterclass, ministrada por Paula Gaitán (clique aqui para saber mais), onde a diretora falará sobre a sua obra, desafios da escrita cinematográfica, possibilidades de linguagem, comunicação de narrativas audiovisuais e etapas do processo de execução de um filme, da ideia original à finalização. 

A mostra é uma oportunidade única para o público conhecer a pluralidade da obra dessa multiartista marcada pela invenção e pela radicalidade estética. 

Cineasta Paula Gaitán.
Foto: Divulgação

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.