A Assembleia Mundial de Saúde, órgão de Governança que estrutura e apresenta as ações a serem cumpridas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), prevê instituir a velhice como doença na Classificação Internacional de Doenças, em sua edição de número 11 – CID 11, a partir de 01 de janeiro de 2022. Assim, o código MG2A no CID terá velhice como sintoma ou achado clínico.
O envelhecimento da população é um fenômeno global e, no Brasil, especialmente, tem se acentuado nos últimos 20 anos e tende a se acelerar ainda mais nas próximas décadas. Além disso, a velhice é uma das fases da vida que se inicia no nascimento e se prolonga com a infância, adolescência e fase adulta, portanto, não pode correr o risco de ser interpretada como doença, e sim como a maior conquista social dos últimos 100 anos.
Caso a velhice seja realmente oficializada como doença, as consequências serão negativas e vão desde não saber exatamente a causa de óbito dos velhos, uma vez que o termo velhice vai simplificar a ação, passando provavelmente pelo aumento do idadismo e da diminuição das políticas públicas para as pessoas idosas.
Se, por um lado, o termo velhice pode abarcar a fragilidade e deterioração dos órgãos ou sistemas, por outro, vai ao encontro dos estereótipos e preconceitos já existentes e que há muito tempo as instituições, academia, conselhos e sociedade vêm trabalhando para desconstruir.
O Sesc São Paulo acredita na promoção do envelhecimento com oportunidades de protagonismo, numa sociedade em que as pessoas velhas sejam respeitadas e valorizadas por suas potencialidades como sujeitos de direitos.
Por tudo isso, contestamos a inclusão da velhice como enfermidade na Classificação Internacional de Doenças – CID 11 e convidamos a sociedade a se posicionar também.
Você também pode compartilhar a campanha em suas redes sociais usando a hashtag: #velhicenãoédoença
Para saber mais, acesse:
Instagram:@velhicenaoedoenca22
Facebook: @velhicenaoedoenca22
Twitter: @velhonaoedoente
#OMSVelhiceNãoÉDoença / #OMSVelhiceNãoTemCID / #vejesnoesenfermedad / #oldageisnotdisease / #老齢は病気ではありません / #lavecchiaianonèunamalattia / #lavieillessen’estpasunemaladie / #greisenalteristkeineKrankheit / #老年不是 / #노년은 질병이 아니다
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.