Venha experimentar música no Sesc Vila Mariana!

11/07/2023

Compartilhe:

De 21 a 30 de julho acontece a 2ª edição  do “VEM – Venha Experimentar Música”, projeto do Sesc São Paulo voltado para todos os públicos experimentarem o fazer musical de forma livre, informal e lúdica. O propósito é sensibilizar pessoas de todas as idades para a música, por meio da exploração de sons, notas, ritmos, instrumentos e timbres, com ou sem conhecimento musical prévio. As atividades buscam proporcionar um novo olhar para a música, expandindo a ação já realizada nos Centros de Música do Sesc São Paulo, durante o mês de férias escolares.

Shows, vivências, oficinas e intervenções compõem a programação do Sesc Vila Mariana, que você vai conhecer a seguir. Programe-se para não perder nada!

Show: Mawaca – Inquilinos do Mundo
Neste espetáculo, com participação de Fran Castellar (Venezuela/Voz) e Chadas Ustuntas (Turquia/Rebab, Oud, Santur, Duduk e Bendir), o grupo apresenta toda a diversidade estilística dos povos nômades, migrantes, exilados, refugiados, ou seja, aqueles que vivem em movimento constante, de um lado para outro, cruzando fronteiras como os ciganos do Leste Europeu, os judeus, os curdos, os haitianos, mexicanos entre outros.
Sexta (21/7), às 21h.
Ingressos de R$12 a R$40, disponíveis no app Credencial Sesc SP, no site centralrelacionamento.sescsp.org.br, e nas bilheterias da Rede Sesc.
12 anos | Teatro Antunes Filho (Sesc Vila Mariana).

Oficina: Vozes com o Mawaca
Integrantes do grupo musical oferecem uma oficina interativa para um público interessado em cantar canções simples e cativantes, presentes no espetáculo “Inquilinos do Mundo”, em formato simplificado. 
Sábado (22/7), das 14h30 às 17h30.
Grátis, entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
16 anos | Sala de Atividades 3 (6º Andar Torre A).

Instalação Sonora com Grupo Experimental de Música – GEM
Visitas interativas em que o público terá a experiência de interagir com a instalação sonora e os instrumentos musicais, com a mediação dos integrantes do grupo.
Sábado (22/7) e domingo (23/7), das 10h às 18h.
Grátis.
Livre, no hall dos elevadores.

Vivência: Que instrumento é este – Mbira e Kalimba, com Guilherme Valério
Você já ouviu falar num instrumento chamado mbira? E em kalimba? Eles são instrumentos da família dos lamelofones. Ainda ficou com dúvida? Aproveite um pedacinho do seu horário de almoço para ver, ouvir e manusear esses instrumentos. É só chegar!
Terça (25/7) e quinta (27/7), das 12h às 14h.
Grátis, por ordem de chegada.
Livre, na Praça de Eventos.

Oficina: História e prática dos instrumentos musicais Mbira e Kalimba, com Guilherme Valério
A oficina de birra e kalima fará uma introdução ao universo destes instrumentos, partindo de um panorama histórico-cultural e passando pela prática em exercícios de execução e improvisação livre.
Terça (25/7), das 14h30 às 17h30.
Grátis, entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
14 anos, no Espaço de Tecnologias e Artes.

Vivência: Que instrumento é este? – Asalato, com Mauro Tanaka
Você já ouviu falar num instrumento chamado asalato? Isto mesmo, asalato! Também conhecido como aslatua, kass kass ou kashaka. É um instrumento de percussão de origem africana com um som muito bonito e peculiar. Aproveite um pedacinho do seu horário de almoço para ver e conhecer de perto este instrumento. É só chegar!
Quarta (26/7) e sexta (28/7), das 12h às 14h.
Grátis, por ordem de chegada.
Livre, na Praça de Eventos.

Oficina: Confecção e prática do instrumento musical Asalato, com Mauro Tanaka
Nesta oficina, de produção e prática do instrumento, a proposta é construir instrumentos com materiais recicláveis e aprender técnicas do instrumento aplicadas em cantos de trabalho e ritmos brasileiros, como baião, coco de roda e boi do Maranhão.
Quarta (26/7), das 14h30 às 17h30
Grátis, entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
14 anos, no Espaço de Tecnologias e Artes.

Show: Quinta Essentia Quarteto
O concerto didático “Flauta, Flautinha, Flautão!” tratará de conteúdos da linguagem musical fundamentados  por meio de fatos históricos, de repertório musical familiar e novo, de aspectos interdisciplinares relacionados à música de acordo com o seu repertório, além de apresentar e divulgar os diferentes instrumentos da família da flauta doce, flautas barrocas e modernas, pequenas e grandes.
Quinta (27/7), às 20h.
Grátis, sujeito à lotação do espaço.
Livre, na Praça de Eventos.

Curso: Ser Sonoro – Uma História da Escuta, com Fernando Cespedes
Em um mundo marcado por silenciamento, poluição sonora, ruído e desinteresse em ouvir o diferente, o curso propõe um reencontro com o sentido da audição e com a história e os significados da escuta. Dos sons do interior do útero até os que você ouve nesse instante, da acústica das cavernas aos fones de ouvido, da invenção da música até o streaming, o curso irá explorar as formas de criar e habitar o mundo por meio dos sons.
De terça (25/7) a sexta (28/7), das 19h às 22h.
Grátis, retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, na Central de Atendimento.
16 anos, no Auditório do Sesc Vila Mariana.

Encontro: Mãetine, com DJ Paula Mar
A festa Mãetinê foi concebida para que mães e pais de bebês pequenos possam se divertir e dançar confortavelmente com seus bebês. O set list da DJ inclui batucadas, psicodelias, brasilidades, entre outros sons.
Sábados (22 e 28/7), das 11h às 13h.
Grátis, sujeito à lotação do espaço.
Livre, na Praça de Eventos.

Intervenção: Música à manivela, com Cia Prana Teatro de Animação
A intervenção cênico musical foi concebida para praças e espaços públicos, em que dois atores e músicos criam pequenas cenas com objetos, bonecos, autômatos e frases poéticas, cantam e tocam canções no “Orgue de Barbarie” com acompanhamento de violino, acordeon e caixinhas de música.
Sábado (29/7), das 14h às 14h40 e das 16h às 16h40.
Domingo (30/7), das 12h às 12h40 e das 14h às 14h40.
Grátis.
Livre, no Hall dos elevadores.

Intervenção: Criaturas Instrumentosas, de Adriano Castelo Branco
As criaturas instrumentosas são dispositivos sonoros de caráter escultórico que incorporam a cultura contemporânea de reuso de materiais. Estes dispositivos tornam-se integrados aos aspectos formais da escultura, criando um sentido de unidade estética. Apresentam como referência imaginária, estruturas compositivas de pessoas, animais e insetos em geral. Estas esculturas são disponibilizadas no espaço para serem ativadas com a participação do público, mediadas por um ou mais artistas.
Sábado (29/07), das 15h às 16h e das 17h às 18h.
Domingo (30/7), das 11h às 12h e das 13h às 14h. 
Grátis.
Livre, no hall dos elevadores.

Show: Bruno Bruni toca Super Mario 64
Bruno Bruni e sua banda apresentam arranjos para composições lendárias de Koji Kondo e Kenta Nagata para os jogos Super Mario 64 e Mario Kart 64.
Domingo (30/7), das 15h às 16h30.
Grátis.
Livre, na Praça de Eventos.

Instalações Sonoras – Balangandã no Pescoço do Espaço e que Pisada é Esta?, com Adriano Castelo Branco
Instalação composta por diversos conjuntos de objetos à maneira dos penduricalhos, em que as pessoas são convidadas a experienciar diversas sonoridades e a conjugar, aleatoriamente, seu sentido musical.
De terça (25/7) a sábado, das 10h às 21h, domingo (30/7), das 10h às 18h.
Grátis, por ordem de chegada.
Livre, no hall dos elevadores.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.