Yame awa Kanawai: Mural na entrada do Sesc Pinheiros

05/04/2023

Compartilhe:

Desde 4 de abril de 2023 é possível conferir na entrada do Sesc Pinheiros a obra “Yame awa Kawanai” (a Anta passando na noite), idealizado pelo Coletivo MAHKU (Movimento de Artistas Huni Kuin).

O trabalho tem 120m2 e apresenta um céu azul estrelado ao plano de fundo, algumas vegetações e nove animais em primeiro plano, e é circundada por uma margem que simula uma cobra, tudo através de uma paleta de cores vibrante e diversa.

Cada um dos elementos desse complexo desenho é a representação visual de uma frase entoada em um dos cantos huni meka, conhecimento tradicional dos Huni Kuin que acompanha os rituais de nixi pae feitos com a bebida ayahuasca – infusão de plantas amazônicas com potencial alucinógeno consumida há séculos por variados povos na América do Sul. O canto, homônimo à obra, foi escolhido pelo coletivo por sua potência de cura.

O Coletivo MAHKU visa fortalecer a tradição e o idioma Huni Kuin por meio da arte. Os Huni Kuin são originários da Aldeia Chico Curumim, localizada na Terra Indígena Kaxinawá, no Alto do Rio Jordão, no Acre. O MAHKU cria coletivamente desenhos e pinturas a partir de cantos visionários, marcados por cores intensas e figuras bidimensionais.

Ouça abaixo o cântico “Yame awa Kawanai”, entoado pelo txana Ibã Huni Kuin e gravado no início dos trabalhos do mural:

Foto: Lucas Andrade
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.