Trecho da pintura ‘A volta de Kehinde’ (2022), de Kwaku Ananse Kintê, uma das obras expostas em “Um Defeito de Cor”, em cartaz no Sesc Pinheiros. Foto: Raphael Fonseca
[atualização em 2 de dezembro de 2024]
Obras de mais de cem artistas dialogam com a história do país, reescrita (mas ainda não reparada). Retratos de pessoas negras de variadas idades e fazeres povoam um espaço expositivo – e o imaginário coletivo – com símbolos de poder e dignidade, expressos em suas roupas e em seu caminhar. A contribuição de mulheres na arte e na ciência ao longo dos séculos, tantas vezes invisibilizada. Bules, chapéus e bandejas se transformam em partituras. Tudo é música, tudo é arte! São tantos os universos que você pode adentrar e conhecer! E todos esses exemplos são recortes de técnicas que estão, atualmente, em cartaz em diferentes exposições nas unidades do Sesc São Paulo.
Visitar uma exposição de arte no Sesc SP é para todo mundo: as visitas são gratuitas e livres para todos os grupos. E elas contam, ainda, com equipes educativas que podem tanto atender a visitas espontâneas, como também a grupos agendados. Há também diferentes recursos de acessibilidade disponíveis em cada montagem nas unidades.
E aí, que história você vai conhecer esse mês?
Neste artigo, listamos pra você as exposições atualmente em cartaz nas unidades do Sesc SP — é só se programar e ir!
Exibição do ensaio fotográfico realizado por Luisa Macedo, artista e pesquisadora sobre alimentação, que foi concebido no período de duas semanas, durante o acompanhamento das atividades do programa Sesc Mesa Brasil no Sesc Carmo, bem como de seus protagonistas.
Sesc Carmo
Rua do Carmo, 147 – Centro, São Paulo, SP
Até 13 de dezembro
Segunda a sexta, 10h às 19h
Pensada a partir das memórias dos parques temáticos – trem fantasma, labirinto de espelhos, montanhas e rodas -, Terra de Gigantes propõe um jogo de proporções em que o visitante é reduzido ou ampliado diante de projeções em diferentes escalas, enquanto atualiza a visão de uma nação brasileira. Participação de lideranças e artistas negros e indígenas: Daiara Tukano, Davi Kopenawa Yanomami, Denilson Baniwa, Jonathan Neguebites, Jota Mombaça, Juçara Marçal, Katú Mirim, Legítima Defesa, Naná Vasconcelos e Miró da Muribeca.
Concepção e curadoria de Daniel Lima.
Sesc Casa Verde
Avenida Casa Verde, 327 – Jardim São Bento, São Paulo, SP
Até 22 de dezembro
Terça a sexta, 10h30 às 18h30; sábado, domingo e feriados, 10h30 às 17h30
• Agendamento de grupos: agendamento.casaverde@sescsp.org.br
• Acessibilidade: mapa tátil, legendas em braile, tinta ampliada, audiodescrição, videoguia, audioguia e vibroblaster.
Uma ambientação no foyer do CineSesc para florestar o olhar do público antes ou depois das exibições. A proposta parte do cinema analógico e volta-se para o aspecto artesanal no fazer cinematográfico: da materialidade das películas aos desenhos e recortes sequenciais em papel que dão a ilusão de movimento.
CineSesc
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo, SP
Até 17 de julho de 2025
Segunda a domingo, das 13h15 às 22h
A exposição celebra a vida do cientista e compositor Paulo Vanzolini. Diretor do Museu de Zoologia da USP por mais de três décadas, Vanzolini desempenhou papel fundamental na construção do maior acervo de répteis e anfíbios da América Latina. Vanzolini também deixou um legado marcante no cenário do samba paulistano, destacando-se como compositor, com grandes clássicos como Ronda e Volta Por Cima.
Curadoria de Daniela Thomas.
Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo, SP
Até 16 de março de 2025
Terça a sexta, 9h às 21h30; sábado, 10h às 20h; domingo e feriados, 10h às 18h30
• Agendamento de grupos: agendamento.ipiranga@sescsp.org.br
• Acessibilidade: videolibras, audiodescrição, leitura ampliada e em braile, reproduções, mapa e pisos táteis e legendagem
Em destaque, a trajetória das mulheres como produtoras e mantenedoras de conhecimento nas áreas científica, intelectual e artística. A exposição abrange cenários históricos que vão desde a sabedoria ancestral até a crescente presença feminina nas instituições científicas. A narrativa revela a contínua luta das mulheres por uma sociedade mais igualitária, onde todos tenham pleno acesso a direitos políticos, econômicos e sociais.
Concepção do Estúdio M’Baraká e cocuradoria de Isabel Seixas, Letícia Stallone, Gisele Vargas e Diogo Rezende. Consultoria pela pesquisadora Magali Romero Sá.
Sesc Interlagos
Avenida Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial, São Paulo, SP
Até 30 de março de 2025
Quarta a domingo, 10h às 16h30
• Agendamento de grupos: clique aqui e preencha o formulário
• Acessibilidade: audiodescrição, braile e Libras
Um Defeito de Cor é uma exposição homônima ao livro de Ana Maria Gonçalves. A convite de Amanda Bonan e Marcelo Campos, curadores no Museu de Arte do Rio – MAR, a autora juntou-se a uma construção curatorial focada em criar uma mostra de arte que revisitasse a trajetória do livro de forma imagética. Com uma estrutura circular, a mostra tem dez núcleos temáticos – assim como são dez os capítulos do livro. Assim, a história da protagonista Kehinde, africana escravizada confrontada com a necessidade de reconstrução em terras brasileiras e uma incessante luta por liberdade, dialoga com obras de 131 artistas – entre 77 vivos e 37 já ancestralizados -, além de 17 convidados a produzir novas obras para a mostra.
Sesc Pinheiros
Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo, SP
Até 26 de fevereiro de 2025
Terça a sábado, 10h30 às 21h; domingo e feriados, 10h30 às 18h
• Agendamento de grupos: agendamento.pinheiros@sescsp.org.br
Nesta primeira exposição retrospectiva da obra instalativa do artista Carlito Carvalhosa (1961-2021), suas obras são remontadas conforme o projeto original. Ocupando o galpão principal do espaço projetado por Lina Bo Bardi, foram selecionadas quatro obras que evocam os principais materiais utilizados pelo artista em suas instalações: postes de iluminação pública, lâmpadas fluorescentes, tecidos e gessos, além das ativações sonoras.
Curadoria de Luís Pérez-Oramas e Daniel Rangel, e curadoria adjunta de Lúcia Stumpf.
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo, SP
Até 9 de fevereiro de 2025
Terça a sábado, 10h às 21h30; domingos e feriados, 10h às 18h
A artista Gabriella Marinho apresenta seus trabalhos em diversas escalas, bem como criações pensadas especialmente para o espaço das Oficinas do Sesc Pompeia.
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo, SP
Até 8 de dezembro
Terça a sexta, 10h às 21h; sábado, domingo e feriados, 10h às 18h
• Acessibilidade: mapa e obras táteis e Libras e audiodescrição das obras através do aplicativo Musea, disponível na Apple Store e Play Store.
A mostra é inspirada no pensamento da antropóloga, historiadora e filósofa brasileira Lélia Gonzalez (1935 – 1994), um dos nomes mais importantes do pensamento antirracista brasileiro. O recorte curatorial destaca as festas e tradições afro-brasileiras, com artistas e obras históricas e contemporâneas em diálogo com o pensamento da autora, que cunhou o termo ‘amefricanidade’.
Curadoria de Glaucea Britto e Raquel Barreto.
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo, SP
Até 9 de fevereiro de 2025
Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, 10h às 20h; domingos e feriados, 10h às 18h
• Visita mediada: aos sábados, domingos e feriados, às 11h e às 16h30. Capacidade máxima: 15 pessoas
• Acessibilidade: audioguia, audiodescrição e obra tátil
Contemplando a arte têxtil, a obra de Lídia Lisbôa estabelece conexões entre fazeres artesanais utilitários e práticas artísticas autorreflexivas. A pesquisa de Lisbôa tem caráter autobiográfico, fazendo de suas experiências motes para a elaboração de um vocabulário expressivo próprio.
Sesc Araraquara
Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha, Araraquara, SP
Até 19 de janeiro de 2025
Terça a sexta, das 13h às 2130; sábado, domingo e feriados, das 9h30 às 18h
Nove artistas mulheres indígenas foram convidadas a pensar sobre a força que emerge de suas ancestralidades, que se representa nas lutas, nas cosmologias, nas ludicidades e nas artes, para trazer ao grande público um pouco mais deste universo que atravessa, desloca, comunga e constitui as perspectivas de outras realidades.
Fazem parte desta exposição a céu aberto quatro pinturas tipo muralismo e quatro obras site specific (obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado).
Curadoria de Naine Terena.
Sesc Catanduva
Praça Felício Tonello, 228 – Vila Rodrigues, Catanduva, SP
Até 9 de fevereiro de 2025
Terça a sexta, 13h às 21h30; sábado, domingo e feriados, 9h30 às 18h
• Agendamento de grupos: (17) 3524-9245 ou pelo e-mail educativo.catanduva@sescsp.org.br
• Acessibilidade: legenda expandida, audioguia com audiodescrição por QR Code e videolibras por QR Code
Exposição realizada em parceria com o Instituto Inhotim e o Ipeafro, focada na vida e obra de Abdias Nascimento. Nascido em Franca, Abdias foi descrito como o mais completo intelectual e representante de cultura afro-brasileira do século 20.
Sesc Franca
Av. Alonso Y Alonso, 3071 – Prolongamento Jardim Paulista, Franca, SP
Até 29 de junho de 2025
Terça a sexta, 9h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
Acessibilidade: Audioguia, Audiodescrição, Recursos Táteis, Braile e Tradução em Videolibras
Uma exposição que possibilidade um contato mais próximo e o conhecimento histórico de uma importante comunidade tradicional da região do Vale do Ribeira – o Quilombo de São Pedro, localizado no município de Eldorado.
Resultado de ações em parceria entre a Associação Museu Afro Brasil e a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro, Roça é Vida contribui com o fortalecimento da autoestima da população local e com o aprendizado referente aos conhecimentos ancestrais pertencentes às comunidades quilombolas.
Sesc Registro
Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57, Prédio KKKK – Centro, Registro, SP
Até 2 de fevereiro de 2025
Terça a sexta, 13h às 22h; sábado, domingo e feriados, 10h às 19h
• Agendamento de grupos: clique aqui e preencha o formulário
• Acessibilidade: Libras e legendas
Charivari Dominó é um fanzine composto por um jogo visual com ilustrações no lugar dos números. A partir dele, foram criadas intervenções visuais e tridimensionais em diversos suportes e escalas para ocupar espaços internos e externos do Sesc São Carlos. O jogo possibilita múltiplas formas de narrativas e interações, adequados para pessoas de todas as idades.
Charivari é um coletivo de artistas que, desde 2005, publica zines, participa de feiras de publicações independentes, promove oficinas e realiza palestras e exposições. Participam desta edição: Carol Grespan, Daniel Bueno, Fabio Zimbres, Fernando de Almeida, Luana Geiger, Madá Elek, Marcelo Salum e Silvia Amstalden.
Sesc São Carlos
Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim São Carlos, São Carlos, SP
Até 20 de abril de 2025
Terça a sexta, 13h às 22h; sábado, domingo e feriados, 9h30 às 18h30
Retratistas do Morro celebra a vida pulsante no cotidiano das pessoas moradoras do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. A exposição reúne retratos de formatura, casamentos, bailes black, aniversários e tantas outras cenas que ressoam com facilidade nas memórias pessoais e experiências da classe trabalhadora. A partir do trabalho dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes ao longo das décadas de 1960 a 1990, a mostra busca construir e revisitar uma narrativa da história recente das imagens brasileiras.
Curadoria do pesquisador e artista visual Guilherme Cunha.
Sesc São José dos Campos
Avenida Dr. Ademar de Barros, 999 – Jardim Sao Dimas, São José dos Campos, SP
Até 20 de junho de 2025
Terça a sexta, 8h às 21h; sábado, domingo e feriados, 10h às 18h30
• Agendamento de grupos: agendamento.sjcampos@sescsp.org.br
Uma exposição que celebra o pensamento inovador e inclusivo da médica Nise da Silveira (Maceió, 1905 – Rio de Janeiro, 1999), convidando o público a refletir e a ressignificar o conceito de loucura por meio de um resgate histórico entre os campos da saúde mental e das artes.
A mostra traz um recorte científico e histórico sobre a vida e obra de Nise, brasileira reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, e dos artistas do hospital psiquiátrico no bairro carioca Engenho de Dentro, como Adelina Gomes, Arthur Amora, Beta d’Rocha, Fernando Diniz e Carlos Pertuis, além de apresentar o papel da cidade de Sorocaba na luta antimanicomial no país.
Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba, SP
Até 26 de janeiro de 2025
Terça a sexta, 9h às 21h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
• Agendamento de grupos: agendamento.sorocaba@sescsp.org.br
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.