Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

IV Fórum Nacional Sesc de Juventudes do LABMais

Sustentabilidade Criativa: Arte e Cultura como Força Identitária e Resiliência das Juventudes

Belenzinho

A18

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Inscrições online a partir do dia 17/9.

Data e horário

De 01/10 a 03/10

Terça a Quinta

programação completa no texto ao lado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sustentabilidade Criativa: arte e cultura como força identitária e resiliência das juventudes” será o tema do IV Fórum Nacional Sesc de Juventudes do LABmais, que acontecerá no Sesc Belenzinho, de 1 a 3 de outubro de 2024.

O LABmais é uma plataforma laboratorial de cultura e educação, com foco no trabalho com juventudes como protagonistas da produção e difusão de conteúdos, que se desdobram nas ações realizadas no âmbito do projeto. A mídia, a arte e a tecnologia são elementos determinantes para garantir aos jovens uma posição equânime na sociedade e no mundo do trabalho. Trata-se de um projeto do Departamento Nacional do Sesc, em construção colaborativa com os Departamentos Regionais do Brasil. Atualmente, é desenvolvido nos estados do AC, CE, ES, MA, MT, MS, MG, PA, PE, PI, RJ, RS, RN, RO, RR, SC, SP, TO e nos Polos de Desenvolvimento Social do Departamento Nacional: o Polo Educacional (PLE), o Polo Socioambiental (PSA) e o Polo Sociocultural (PSC).

O Sesc, por meio desse projeto, realiza atividades formativas, fóruns regionais e fórum nacional, com o objetivo de trazer questões das juventudes para o centro das suas ações. Utilizando de práticas de experimentação, criação, comunicação e socialização para possibilitar o desenvolvimento humano das juventudes participantes, em sistemático diálogo com as realidades dos territórios em que o projeto acontece e com as questões trazidas por esse segmento, o LABmais, movimenta a produção de podcasts, filmes, clipes, ensaios fotográficos, book trailers, dentre outros processos artístico-culturais, sintonizados com tecnologias de interação midiática comuns a essa geração.

Para o ano de 2024, com o tema “Sustentabilidade Criativa: arte e cultura como força identitária e resiliência das juventudes”, a proposta é discutir como a arte e a cultura podem ser ferramentas para promoção de exercícios de sustentabilidade, preservando identidades e territórios das juventudes. Pretende-se explorar o quanto a criatividade atua enquanto escape vital e forma de resistência para diversas comunidades, abrangendo identidades de corpos, pluralidade e diversidade de gêneros. Serão analisadas a importância dos elementos culturais na formação das identidades das juventudes e como a arte nesse percurso fortalece o senso de coesão e resiliência comunitária.

A partir do tema central, debates se desdobrarão em oficinas e painéis de discussão sobre tecnologias ancestrais, inovações tecnológicas, a integração de práticas sustentáveis na produção artística e cultural. Discutirão, também, o quanto a perspectiva midiática e criativa dialógica com as questões socioambientais podem valorizar e preservar a diversidade cultural do Brasil.  Em outro âmbito se propõe debater a questão da economia da cultura enquanto fonte de renda criativa e sustentável, e nesse caminho, observar as diferentes manifestações e expressões culturais e suas capacidades de produzir outras subjetividades, bem como pontuam e afirmam os saberes tradicionais dos plurais brasis. Essas discussões auxiliarão os momentos de reflexão e fruição da programação.

A questão tema e a programação foram pensadas, curadas e articuladas com as juventudes dos Laboratórios dos estados em que o projeto é desenvolvido, utilizando de metodologias participativas nas tomadas de decisões, tomando como base o que preconiza o Estatuto da Juventude (2013), a Agenda 2030 da ONU acerca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a visão, a missão e os valores do Sesc, quando nos referimos à promoção de ações socioeducativas para a construção de uma sociedade justa e democrática. As juventudes têm importantes contribuições a oferecer à sociedade no desenvolvimento de soluções criativas para a sustentabilidade, tomando a arte e a cultura como vetor desse fazer.

01/10/2024 Terça-feira

19h às 19h30: Abertura do IV FNSJ do LABmais.

19h30 às 21h – Painel de Abertura: Sustentabilidade Criativa: arte e cultura como força identitária e resiliência das juventudes – Com: Amanda Costa, Stefany de Lucas e Tel Guajajara. Mediação: Marcele Oliveira.

02/10/2024 Quarta-feira

16h30 às 18h – Painel I:Download Ancestral – Diálogo entre Tecnologias Ancestrais e Atuais – Com: Rose Martins, Emilly Vitória, Mila Moreira, Raelli Souza e João Victor. – Mediação: Renan de Figueiredo

18h às 19h30 – Painel II: Sustentabilidade criativa: Arte, Mídia e Inteligência Artificial – Com: Daniela dos Santos Arruda, Herickson Festi, Carolina Dossin, Yanne Nascimento, Rafah Black e Elvis Chaves. – Mediação: Naomi Benedetto

19h30 às 20h30 – Mostra Audiovisual com produções do LABmais – Curtas produzidos nos estados de ES, PI, RO, RS

03/10/2024 Quinta-feira

14h30 às 16h – Painel III:Identidades, territórios e sustentabilidade: economia da cultura como fonte de renda e expressão criativa – Com: Gil Azevedo, Maya Dourado, Gabriel Guimarães e Laura Daniele e Rafa Cardozo. – Mediação: Nicoly Soares

16h10 às 17h40 – Painel IV:Protagonismo das comunidades originárias e tradicionais: desconstruindo narrativas coloniais – Com: Nandyala Waritirre, Milena Makuxi, Rafaela Correia, Rodrigo Gabriel e Alan Avelino. – Mediação: Bruninho

   Rua Padre Adelino, 1000 – Quarta Parada – Metrô Belém (Linha Vermelha), São Paulo – SP

 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.