Por Luís Augusto Fischer
RESUMO
O artigo postula a tese de que o emprego do termo Modernismo no
Brasil precisa ser revisto, uma vez que ele foi por assim dizer privatizado
pela crítica e pela historiografia dominantes para designar a obra e as
ideias apresentadas por autores e críticos paulistas ligados à Semana de
Arte Moderna de 1922, em particular Mário de Andrade. Esta será a condição
para poder repensar a posição de uma série de autores e obras, de
Norte a Sul do país, autores e obras que muitas vezes apresentaram características
renovadoras claramente modernizantes mesmo tendo entrado
em circulação antes de 1922. Depois, discute o viés rupturista do Modernismo
paulista, em geral tomado como paradigma inquestionado. Finalmente,
apresenta breve perfil de dois casos modernistas em Porto Alegre.
Palavras-chave: Modernismo no Brasil. Modernismo Paulista. Tyrteu
Rocha Vianna. Ernani Fornari.
ABSTRACT
This article postulates the following thesis: the use of the term Modernism
in Brazil needs to be reviewed because it was somewhat privatized
by dominant criticism and historiography to indicate the work and ideas
presented by authors and critics from São Paulo associated with the 1922
Modern Art Week — especially Mário de Andrade. Based on that thesis,
it will be possible to rethink the position of many authors and works in
Brazil, from north to south, which often showed renewing, clearly modernizing
characteristics, even when they started to circulate before 1922. It
then discusses the disruptive aspect of São Paulo Modernism, generally
taken as an unquestioned paradigm. Finally, it presents a brief profile of
two modernist cases in Porto Alegre.
Keywords: Modernism in Brazil. São Paulo Modernism. Tyrteu Rocha
Vianna. Ernani Fornari.
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