São Paulo acontece no coração das pessoas de muitos jeitos diferentes. Seja no acelerado café-com-pão que dá ritmo à imagem de locomotiva do Brasil ou na melancolia das suas garoas, a capital paulista chega, neste dia 25 de janeiro, aos seus 470 anos de histórias tão variadas e pulsantes quanto suas gentes.
E, para celebrar este marco, a cidade do trabalho descansa — no feriado, há atrações culturais gratuitas por diferentes bairros, incluindo palcos montados pela prefeitura e programações especiais nas unidades do Sesc São Paulo.
Para quem quer incluir as artes visuais no roteiro, apresentamos aqui algumas oficinas e exposições de arte gratuitas para aproveitar em unidades do Sesc SP na capital, todas livres a todos os públicos, de crianças a adultos.
Esta oficina de desenho, realizada com o ilustrador Adriano Rampazzo, abordará a estética padrão dos bares e lanchonetes do centro da cidade como ponto de partida para a criação de uma narrativa ficcional, ambientada em um boteco típico brasileiro.
Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Sala de oficinas no 6º andar do Sesc 24 de Maio
Quando: 25/1, das 14h às 17h
Endereço: R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo
•
Oficina orientada por educadores de tecnologias e artes, destinada ao público iniciante e aos já iniciados no universo das artes gráficas. A vivência é destinada àqueles que desejam conhecer, criar e compartilhar o fazer artístico em linguagens e técnicas diversas, tendo a cidade de São Paulo como inspiração para a produção de imagens fantásticas.
Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Sala de Tecnologias e Artes no 4 º andar do Sesc Avenida Paulista
Quando: 25/1, em duas sessões: das 10h30 às 12h3 e das 14h30 às 16h30
Endereço: Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo
•
Nesta oficina com Francisco Arlindo Alves, educador de Tecnologias e Artes, os participantes são convidados a explorarem, de modo introdutório, as possibilidades de criação de games e animações de modo fácil e lúdico por meio da ferramenta Scratch, criada com fins educativos pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Serão apresentados conceitos básicos sobre animação e programação.
Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Espaço de Tecnologias e Artes no Sesc Belenzinho
Quando: 25/1, das 14h às 18h
Endereço: R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo
•
LARP é um tipo de jogo que se assemelha a um teatro de improviso. Cada participante recebe um personagem e age de improviso em uma história compartilhada com os demais jogadores, e de forma colaborativa contribuem para o desenvolvimento e desfecho da história. Neste enredo, guiado pela Confraria das Ideias, o carnaval ainda não havia começado, e todas as alegrias, cores, músicas e danças de-sa-pa-re-ce-ram.
Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Sala 1 de Manualidades no Sesc Casa Verde
Quando: 25/1, em duas sessões: das 11h30 às 12h30 e das 14h às 15h
Endereço: Av. Casa Verde, 327 – Jardim São Bento, São Paulo
•
Nesta oficina com Andreia Kusaba, artesã e especialista em história da arte, as crianças podem adereçar brinquedos como bonecas, asas de borboleta e cavalinhos de pau. Além disso, recebem as peças internas da maleta (colchão, travesseiro, cabide e varal para pendurar roupinhas) e, além disso, plantam flores em um vasinho.
Como participar: Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
Onde: Espaço de Tecnologias e Artes no Sesc Santana
Quando: 25/1, das 15h às 18h
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana, São Paulo
A exposição apresenta fotografias de Wagner Celestino, fotógrafo negro e periférico nascido em 1952 na zona Leste paulistana. Seus registros revelam trabalhadores, artistas e ritos culturais e religiosos que enaltecem a beleza e a memória da população afrodescendente. São registros em preto e branco de alto contraste, com abordagem entre o projeto artístico e o documentário histórico.
Curadoria de Claudinei Roberto da Silva.
Até 6 de abril
Terças a sábados, 10h30 às 20h30; domingos e feriados, 10h30 às 18h30
Agendamento de grupos: agendamento.14bis@sescsp.org.br
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP
•
A Bienal reúne cerca de 140 trabalhos artísticos, incluindo obras têxteis, pinturas, instalações, fotografias e vídeos, de 60 artistas de diferentes regiões do mundo, com enfoque no Sul Global. Inspirada na frase de Waly Salomão (1943-2003), que intitula esta edição, a exposição levanta o questionamento: como se dá a equação entre lembrança e esquecimento?
Direção artística de Solange Farkas e curadoria de Raphael Fonseca e Renée Mboya.
Até 25 de fevereiro
Terças a sábados, 9h às 21h; domingos e feriados, 9h às 18h
Agendamento de grupos: preencha o formulário
Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP
•
Exposição retrospectiva da carreira da artista francesa ORLAN. O projeto traça um panorama dos quase sessenta anos de atuação da artista e apresenta um conjunto de obras ilustrativas de sua trajetória, privilegiando obras fotográficas, vídeos e esculturas. Curadoria de Alain Quemin e Ana Paula C. Simioni.
Até 28 de janeiro
Terças a sextas, 10h às 21h30; sábados, 10h às 19h30; domingos e feriados, 10h às 18h30
Agendamento de grupos: expo.avenidapaulista@sescsp.org.br
Avenida Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP
•
Exposição que celebra a arte produzida por criadoras negras e negros e sua contribuição estética na constituição de um pensamento sobre a arte brasileira – e sobre a própria ideia de um país.
Curadoria de Igor Simões e curadoria adjunta de Lorraine Mendes e Marcelo Campos.
Até 28 de janeiro
Terças a sábados, 10h às 21h; domingos e feriados, 10h às 18h
Agendamento de grupos: agendamento.belenzinho@sescsp.org.br
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP
•
Voltada a crianças e adultos, mostra traz um recorte da produção contemporânea de artistas negras e negros brasileiros que se dedicam à ilustração e ao livro ilustrado para as infâncias.
Curadoria de Ananda Luz.
Até 31 de março
Terças a sextas, 9h às 20h; sábados, 10h às 20h; domingos e feriados, 10h às 18h
Agendamento de grupos: agendamento.bomretiro@sescsp.org.br
Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro, São Paulo – SP
•
Em conexão com o vínculo do bairro da Casa Verde com as manifestações carnavalescas, a exposição aborda uma diversidade de festas populares do país pelas mãos de um grupo de cerca de 70 artistas brasileiros, de diversas regiões e estados do país. Exposição traz ainda um abre-alas com fotografias, obras e textos sobre pessoas importantes para as festas e as manifestações artístico-culturais da Casa Verde.
Idealização e curadoria geral de Angela Mascelani e Lucas Beuque, do Museu do Pontal, e Tadeu Kaçula na curadoria convidada.
Até 5 de maio
Terças a sextas, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Agendamento de grupos: agendamento.casaverde@sescsp.org.br
Avenida Casa Verde, 327 – Casa Verde, São Paulo – SP
•
Um recorte da produção literária de autoria indígena no Brasil, com enfoque na produção 105 autores de livros escritos e narrados por indígenas em língua portuguesa e nativa.
Curadoria de Ademário Ribeiro Payaya, Kaká Werá Jecupé e Selma Caetano. Consultoria de Daniel Munduruku e Araibo Kezo.
Até 17 de março
Terças a sextas, 9h às 21h30; sábados, 10h às 21h30; domingos e feriados, 10h às 18h3
Agendamento de grupos: agendamento.ipiranga@sescsp.org.br
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo – SP
•
A exposição busca construir e revisitar uma narrativa da história recente das imagens brasileiras a partir do trabalho dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes na região do Aglomerado da Serra, na capital mineira.
Curadoria de Guilherme Cunha.
Até 28 de janeiro
Terças a sábados, 10h30 às 21h; domingos e feriados, 10h30 às 18h
Agendamento de grupos: agendamento.pinheiros@sescsp.org.br
Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.