Jera Guarani - Foto: Divulgação
Jera Guarani - Foto: Divulgação

Aquilombamento nas margens: Jera Guarani

Com Jera Guarani e mediação de Kwame Yonatan e Laura Lanari

Avenida Paulista

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Térreo

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Data e horário

De 17/10 a 17/10

17/10 • Quinta • 19h30
Jera Guarani - Foto: Divulgação
Jera Guarani - Foto: Divulgação

Conversa sobre a cultura Guarani e sua filosofia de coexistência saudável e equilibrada com a natureza. Jera compartilhará sua experiência na Terra Indígena Tenondé Porã, com foco no trabalho de recuperação do solo degradado para plantar sementes tradicionais em diálogo com técnicas agroflorestais.

A série de bate-papos “Aquilombamento nas Margens” tem como objetivo disponibilizar ferramentas necessárias a um letramento racial radical, visando compor uma rede de saberes que abarque novas experiências de vida. Partindo da constatação de que a nossa origem colonial-escravocrata brasileira constitui todas as dimensões da sociedade brasileira, os encontros que acontecerão no Sesc Avenida Paulista têm a intenção de atuar nos efeitos do sofrimento psíquico marcados pelo trauma do racismo. A escuta do racismo estruturante é o mote principal de cada encontro, somada à práxis coletiva e ao letramento racial radical.

Jera Guarani é liderança da aldeia Kalipety, na Terra Indígena Tenondé Porã, localizada do extremo sul de São Paulo. Formada pela USP em 2008 em Pedagogia, hoje atua como Agente Ambiental, promovendo a recuperação de sementes tradicionais, recuperação de área degradadas, e realizando projetos de recuperação de florestas na TI. Escritora, tem um trabalho publicado pela Editora Elefantinha intitulado como “Nós”. Faz apontamentos e reflexões profundas sobre sua cultura, especialmente no trabalho político com as mulheres.

Kwame Yonatan Poli dos Santos é psicanalista, psicólogo clínico e supervisor institucional, graduado na Unesp. É mestre Psicologia e Sociedade (Unesp) e doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP). Já publicou diversos livros, dentre eles o “Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais”, em 2023. Membro do coletivo de psicólogxs e psicanalistas Margens Clínicas.

Laura Lanari é psicanalista, advogada formada pela PUC-SP, inscrita na OAB-SP, mediadora de conflitos pelo NUPEMEC, integrante da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (IP-USP) e membro do coletivo Margens Clínicas desde 2016.

O coletivo Margens Clínicas, formado por psicanalistas e psicólogues, atua desde 2012 com atendimentos individuais e coletivos, formações teóricas e práticas, supervisão clínica, acompanhamento de profissionais das redes SUS e SUAS e articulação territorial.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.