Divulgação
Divulgação

Astronomia Indígena Ancestral

com Pajé Pitotó (Tupinambá Guarani) e Anthony Karai Poty (Guarani Mbya) 

FestA - Festival de Aprender

Rio Preto

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Múltiplo Uso 

Entrega de senhas limitadas no local da atividade com 30 minutos de antecedência. 

Data e horário

De 13/07 a 13/07

Sábado

Dia 13/7, sábado, das 16h às 18h

Divulgação
Divulgação

Este bate-papo reflete sobre os mistérios que envolvem o céu e suas relações com a vida em todo lugar, de todas as formas e em qualquer dimensão. Sob as perspectivas dos representantes dos Povos Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá, São Paulo/SP e Tupinambá Guarani da Terra Indígena Piaçaguera, Peruíbe/SP, respectivamente, Anthony Karai Poty e Pajé Pitotó  vão falar sobre a relação dos povos Guaranis com as estrelas, constelações e planetas de forma espiritual e científica e expressarem suas convicções sobre o cosmo. 
 
Mini Bio
Pajé Pitotó é ancião, liderança espiritual, Awadiu Pitotó da etnia Tupi-Guarani. Nascido do encontro das étnicas Tupi-nambá, por descendência materna da região onde hoje encontra-se o estado do Rio Grande do Sul, e Guarani, por parte de pai, são oriundos da região do litoral sul paulista. Também é antropólogo, historiador do tronco Tupi, doutor naturopata, fitoterapeuta e palestrante, momento no qual, divulga questões sobre cultura indígena, usos e costume, astronomia, saúde indígena, territorialidade, além de ser escritor de dois livros. 
 
Anthony Karai Poty é um jovem ativista dos direitos originários, professor de língua e cultura Guarani Mbya e tem um vasto conhecimento de sua cultura em vários aspectos, entre eles, sobre astronomia de seu povo e suas relações com o céu. 



 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.