Duração: 180 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Inscrições a partir do dia 5/11, às 15h, a 12/11, às 18h, enquanto houver vagas disponíveis.
A arte de confecção de bonecos mamulengo usando materiais tradicionais.
O mamulengo é um tradicional e autêntico teatro de bonecos que se originou no Brasil Colônia, em especial no Nordeste. Os bonecos de luva e vara são os mais comuns. Os personagens em geral representam o universo de pequenas cidades e vilas, contando “causos” desses cenários.
Caçula Brito, artista popular, dançarina e artista plástica, Caçula Brito tem vasta experiência nas diversas manifestações culturais brasileiras, como teatro de mamulengo (desde 2002 com mestre Valdeck de Garanhuns e várias participações com mamulengueiro Danilo Cavalvante – Mamulengo da Folia /desde 2021 e Riso Frouxo – Natália de Nia /desde 2023), auto do boi,
pelejas, forró, carimbó, frevo, danças populares etc. Atualmente faz parte dos grupos musicais Carimbolando e Carimbó É O BICHO! (vencedores do Proac 2021 por histórico de banda) e Tropeiros da Serra (ritmos nordestinos e nortistas), além de ministrar oficinas de xilogravuras, confecção de bonecos, ritmos, música e dança. Tem também se apresentado como dançarina de carimbó em São Paulo, já participando de apresentações com Lia Sophia, Gabi Amarantos e Silvan Galvão. Em sua carreira, já se apresentou em unidades de Sesc, Sesi, Fábricas de Cultura, Bibliotecas, Centros Culturais, escolas, praças, teatros, festivais não apenas de São Paulo, mas de outros Estados e Países como Portugal, onde esteve em 2013 no Encontro Luso Brasileiro de Teatro Popular de Bonecos.
Leandro Batuk, músico, percussionista, brincante, dançarino. Nasceu em 1985, Recife. Mudou-se para São Paulo em 1996. Em 1998 iniciou aulas de percussão nos Barracões Culturais da Cidadania, em Itapecerica da Serra/SP, aprendendo percussão. Hoje ensina a tocar e confeccionar instrumentos musicais, além de desenvolver vários objetos alegóricos e cênicos. De 2005 a 2009, deu aulas de percussão na Casa de Cultura Santa Tereza. Desde 1998 integra o grupo Tropeiros da Serra como percussionista, iniciando daí sua trajetória musical. Desde 2002 faz parte do Teatro de Mamulengos do Mestre Valdeck de Garanhuns, como percussionista e contracenando com os bonecos, tendo se apresentado em muitos espaços, estados e até outros países como Portugal em 2013; além de outros mamulengos: Danilo Cavalvante – Mamulengo da Folia (desde 2021); e Riso Frouxo – Natália de Nia (desde 2023). Integra os grupos musicais Carimbolando e Carimbó É o Bicho, como percussionista, dançarino e manipulador d’alegorias. Como dançarino de carimbó, tem participado dos grupos Carimbó Pai d’Égua e Belezas do Pará, inclusive em apresentações e shows com Lia Sophia, Pinduca, Gabi Amarantos e Silvan Galvão.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.