Duração: 180 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Auditório - 3º andar
Inscrições pela Central de Relacionamento Digital a partir de 12/3, às 14h
A partir da exibição de um conjunto de filmes sul-americanos que evidenciam tensões sociais, dilemas morais e a presença marcante do passado no presente, serão promovidos diálogos para aprofundar a compreensão do cinema contemporâneo desses países, abrangendo contextos, estéticas e a pluralidade de vozes que compõem a região. O curso integra a Mostra Desconcertos Sul-Americanos. Inscrições pela Central de Relacionamento Digital a partir de 12/3, às 14h.
25/03
Filme – Aranha, de Andrés Wood (2019, Chile, Argentina, Brasil, 105′)
Debate – Cinema chileno a partir da Unidade Popular
26/03
Filme – Contatado, de Marité Ugás (2020, Peru, Brasil, 93′)
Debate – Cinema contemporâneo do Peru e da Venezuela
01/04
Filme – Carvão, de Caroline Markowicz (2022, Brasil, Argentina, 107′)
Debate – Cinema brasileiro contemporâneo
02/04
Filme – Puan, de Maria Alché, Benjamín Naishtat (2023, Argentina, 109′)
Debate – Cinema argentino contemporânea
09/04
Filme – Tantas almas, de Nicolás Rincón Gille (2019, Colômbia, Brasil, Bélgica, França, 137′)
Debate – Cinema colombiano contemporâneo
15/04
Filme – O empregado e o patrão, de Manolo Nieto (2021, Uruguai, Brasil, Argentina e França, 106′)
Debate – Cinema contemporâneo do Uruguai, da Bolívia e do Paraguai
Vanderlei Henrique Mastropaulo é produtor cultural e pesquisador de cinema, geógrafo pela FFLCH/USP e mestre em Comunicação e Cultura pelo PROLAM/USP (Programa de Integração da América Latina), com dissertação defendida em 2009. Desde 2015, ministra cursos livres sobre cinema brasileiro e de outros países da América Latina.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.