Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Café Tecnológico – Entre Mídias: Horizontes na Criação de Som e Imagem

com Dudu Tsuda e Guilherme Bretas com a mediação de Joel de Melo (ETA/Sesc Belenzinho)

Entre Mídias

Belenzinho

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência

Aberto ao Público

Data e horário

De 08/02 a 08/02

Sábado

14h às 16h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dudu Tsuda e Guilherme Bretas discutem as transformações tecnológicas e novas possibilidades criativas no audiovisual, unindo som, imagem e memória. Tusda, com sua experiência em arte sonora, performance e música experimental, explora a relação entre corpo, espaço e tecnologia. Já Bretas usa inteligência artificial para recriar memórias afro-indígenas, propondo reflexões sobre história, política e representação. O público poderá interagir e compartilhar ideias. Com mediação de Joel Melo, a conversa explora como essas práticas podem influenciar as narrativas e as formas de expressão artística.

Dudu Tsuda é artista multimídia, artista sonoro, músico, compositor, performer, produtor musical, diretor artístico do selo de arte sonora e música experimental ALEA e professor. Doutor pelo programa de Artes Visuais do Instituto de Artes da UNESP-SP (bolsista CAPES), com intercâmbio de pesquisa na Queen’s University / Canadá (Bolsa ELAP). Realizou programas de residência artística, exposições, intervenções urbanas, performances e concertos, e foi contemplado por bolsas e prêmios em diferentes países como França, Japão, Colômbia, Bolívia, Espanha, Alemanha e Brasil.

Guilherme Bretas é graduando em Arquitetura pela FAU-USP, artista visual e pesquisador no projeto Demonumenta. Seu trabalho explora a Imagética da Memória, combinando política, tecnologia e história. Entre suas obras, se destacam a criação de deepfakes como ferramentas de intervenção na memória africana e indígena no Brasil, utilizando Inteligência Artificial para reimaginar temporalidades e imaginários. Bretas transforma rostos afro-indígenas retratados há mais de 150 anos em vídeos animados, frequentemente projetados em espaços urbanos de memória por meio de video mapping.

Joel de Melo é graduado em Design Digital, Pós-graduado em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios e pós-Graduado em Mídia Informação e Cultura na ECA-USP. Integra a equipe do SESC Belenzinho desenvolvendo oficinas na área de Tecnologias e Artes com ênfase em fotografia, multimídia, design, vídeo, mídias sociais, e letramento digital para a terceira idade.

Entre mídias é um projeto, concebido pelos Educadores em Tecnologias e Artes do Sesc Belenzinho, que propõe uma programação que explora as convergências e as especificidades de diferentes linguagens através de variados formatos de mídia. As atividades exploram dimensões narrativas, sensoriais, espaciais, tecnológicas, emocionais, cognitivas e interativas que vão desde a criação de vídeos e animações até a produção de jogos e fotografia.

 

♥ Acesse a matéria completa do projeto

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.