divulgação
divulgação

Bate-papo #Cancela: Ações afirmativas no enfrentamento da política do encarceramento feminino

Com Naty Domingos, Rachel Gouvêia, Natália Corazza Padovani e Catarina Pedroso (mediação)

Direitos Humanos

Pompeia

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência

Data e horário

De 11/09 a 11/09

11/09 • Quarta • 19h30
divulgação
divulgação

O debate propõe uma discussão sobre os diferentes aspectos que atravessam as mulheres no sistema carcerário. Violência, racismo, encarceramento em massa, saúde mental, relações afetivas e apartamento de seus familiares, principalmente dos filhos, serão alguns dos temas abordados pelas convidadas.

Minbios:

Catarina Pedroso – Psicanalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Unicamp. Formou-se em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2009 e realizou Aprimoramento em Psicanálise na DERDIC/PUC-SP (2011-2012). Trabalha com temas relacionados ao sistema prisional e segurança pública.

Naty Domingos – Mãe, sobrevivente do cárcere e integrante da Cooperativa Libertas. Lançou recentemente o Zines Contos de uma mulher liberta, pela editora N-1. É articuladora e mobilizadora social.

Natália Corazza Padovani – Pesquisadora permanente no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu; professora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Antropóloga e feminista, obteve seu doutorado em Antropologia Social pela UNICAMP e teve um período como pesquisadora visitante Universidade de Bologna / Itália com bolsa Coimbra Group. Como pesquisadora, atua e orienta teses e dissertações em temáticas relacionadas à: Estado e suas margens; amores e redes de afeto; prisões e instituições carcerárias; governamentalidade; transnacionalidades, fronteiras, e mercados. 

Rachel Gouveia – Assistente social, pesquisadora, professora e escritora. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), tendo realizado estágio doutoral na Universidade de Coimbra / Portugal; Pós-doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Luta Antimanicomial e Feminismos. 

 


#CANCELA: Ecos do Cárcere

Esta ação integra o projeto #CANCELA: Ecos do Cárcere, que propõem uma programação transdisciplinar sobre o encarceramento em massa e a privação de liberdade, refletindo sobre o punitivismo enquanto política de Estado e suas intersecções com raça, gênero e classe social. Em 2024, o #CANCELA: Ecos do Cárcere convida um ciclo de ações relacionadas aos diferentes aspectos que atravessam a vivência em penitenciárias femininas e mulheres no sistema carcerário.

 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.