Centro de Educação Ambiental do Sesc Mogi das Cruzes. Foto: Gustavo Faria.
Centro de Educação Ambiental do Sesc Mogi das Cruzes. Foto: Gustavo Faria.

Conheça o Centro de Educação Ambiental

Visitação Espontânea ou Mediada

Pra lá do meu Quintal

Mogi das Cruzes

L

atividade presencial

Grátis

Local: Centro de Educação Ambiental

Livre. Grátis - Interessados, se identificar na portaria para atividade e solicitar um Agente de Educação Ambiental.

Datas e horários

De 23/06 a 12/07

23/06 • Terça a Sexta • 14h34
Sábado e Domingo

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30.

11/07 • Quinta e Sexta • 14h00
Centro de Educação Ambiental do Sesc Mogi das Cruzes. Foto: Gustavo Faria.
Centro de Educação Ambiental do Sesc Mogi das Cruzes. Foto: Gustavo Faria.

O Centro de Educação Ambiental [CEA] foi instalado no Sesc Mogi aproveitando sua vocação campestre. O espaço foi projetado para receber cursos, palestras, oficinas e vivências relacionadas ao meio ambiente. Sua estrutura está organizada sob dois pilares estruturais, que são Educação Ambiental e Permacultura. Assim o CEA tem três eixos de atuação:

O primeiro é Bioconstrução, com técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, que usam materiais locais, conhecimentos ancestrais e resgatam saberes manuais, a exemplo da técnica de taipa de mão ou pau a pique. A própria criação do espaço incorporou diferentes técnicas de bioconstrução e conta também com captação de água da chuva, zona de raízes, jardim de chuva, composteiras, telhado verde e horta agroecológica.

O segundo eixo chama-se Manejo de Água e Resíduos, para o qual o CEA destina um olhar cuidadoso para a coleta e o tratamento de água, além de implementar a compostagem para resíduos orgânicos.

Por último, o eixo Cultivo e Conservação foca principalmente o cultivo de hortas com canteiros elevados, uma miniagrofloresta, áreas de adubação verde e ainda o manejo da vegetação da área aberta da unidade.

Nas paredes internas do Centro de Educação Ambiental, há um mural ilustrado pela professora, arte-educadora e ilustradora Amanda Esteves, contando a história da cidade de Mogi das Cruzes. Ela fez esse trabalho a partir dos elementos que compõem a cultura e identidade do município, como os povos indígenas, negros, migrantes e imigrantes. A artista também desenvolveu um segundo mural vazado com o desenho do mapa da cidade, propondo uma reflexão sobre o futuro desejado para esse território, considerando os potenciais socioambientais locais e os princípios da Permacultura e da Educação Ambiental.

Terça a sexta, 13h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, 9h às 17h30.
Livre. Grátis – Sem retirada de ingressos.

 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.