Cred: Nino Biazzo
Cred: Nino Biazzo

Clube de Leitura – Marinheira no mundo, de Ruth Guimarães

Com Cidinha da Silva

Ler o Cotidiano

24 de Maio

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Biblioteca – 4º andar

Inscrições pelo app Sesc SP a partir das 14h de 5/11 para Cred Plena, e a partir de 6/11 para Cred Atividade.

Data e horário

De 19/11 a 19/11

Terça

Das 19h às 21h.

Cred: Nino Biazzo
Cred: Nino Biazzo

Os livros do gênero narrativo Crônica são o ponto de partida para este Clube de Leitura, em que o público pode compartilhar reflexões, opiniões e impressões acerca das obras selecionadas.

Neste encontro, será debatida a obra Marinheira no mundo, coletânea que reúne 103 crônicas inéditas que apresentam um Brasil autêntico e multifacetado. Ruth Guimarães explora a força da palavra escrita e ilumina a literatura brasileira.

Curadoria e mediação da escritora Cidinha da Silva.

Marinheira no mundo
Sinopse: As crônicas reunidas neste livro retratam um Brasil pelo olhar de uma mulher que não recusou as suas raízes e que fez da literatura a sua potência. Ruth Guimaraes apresenta um país vivo e pulsante. A autora conduz leitoras e leitores por uma viagem pela identidade brasileira, com suas diferentes faces, vozes, línguas e cores.

Ruth Guimarães Botelho, nasceu em Cachoeira Paulista (São Paulo), no dia 13 de junho de 1920. Estudou Dramaturgia e Crítica. Foi aluna e discípula de Mário de Andrade. Escreveu contos, crônicas, poesias, romances, críticas literárias e traduções. Trabalhou em diversos jornais e revistas em São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa. Lançou em 1946, pela Editora da Livraria Globo, seu primeiro romance: Água Funda, que retrata o universo rural e caipira do Vale do Paraíba paulista e mineiro. A obra foi sucesso de público e crítica. Ruth morreu em 21 de maio de 2014.

Cidinha da Silva
Escritora, doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Autora dos premiados Um Exu em Nova York e O mar de Manu. Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo como o PNLD Literário (FNDE). Tem traduções em catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. É cronista do jornal Rascunho (site). Sua publicação mais recente é Vamos falar de relações raciais? Crônicas para debater o antirracismo (Autêntica, 2024).

 

O livro Marinheira no mundo estará disponível para empréstimo na Biblioteca do Sesc 24 de Maio a partir de 5/11.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.