Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Tecnologias e Artes (4º andar)
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.
Data e horário
De 17/05 a 29/06
A atividade tem como objetivo ensinar de forma lúdica alguns conceitos fundamentais da ciência da computação para crianças, sem o uso de computadores, a partir de quatro jogos analógicos que trabalham aspectos diferentes da programação e da computação. Neste processo, o público é estimulado a utilizar habilidades de comunicação, criatividade e resolução de problemas.
Serão apresentados os seguintes jogos:
Mágica da correção de erros
Técnica da validação da paridade de bits que é usada na comunicação e armazenagem digitais.
Como funcionam os números binários?
Brincadeiras envolvendo o uso de potências de dois que levam a uma melhor compreensão da representação de números na base 2.
Mensagens (não muito) secretas
Atividades envolvendo a conversão de letras em números, e vice-versa, usando a tabela ASCII.
Robô de tabuleiro
Desafios que envolvem criar sequencias de instruções para um “robô” se deslocar em um tabuleiro, apresentando assim ideias sobre algoritmos.
Atividade recomendada para crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas de adulto responsável.
A equipe de educadores de Tecnologias e Artes é composta por educadores, pesquisadores e artistas com formação multidisciplinar, e organiza atividades que trabalham as possibilidades criativas e artísticas da tecnologia.
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