Divulgação
Divulgação

Conferência: O Futuro é Ancestral 

Com Txai Suruí e mediação Paulo Lima

24 de Maio

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro - 1º subsolo

Retirada de ingressos 30 minutos antes

Data e horário

De 03/09 a 03/09

Terça

Das 10h às 13h

Divulgação
Divulgação

Conferência com a jovem líder indígena e ativista Txai Suruí e mediação de Paulo Lima reflete sobre os desafios gerados pelos modelos de desenvolvimento predatórios, ressaltando como as sabedorias e práticas ancestrais podem guiar nossas sociedades em direção a soluções éticas que, em harmonia com a natureza, respondam aos desafios contemporâneos que ameaçam a vida no planeta.

A conferência marca a abertura do Encontro Nacional de Juventudes, Comunicação e Participação (ENJCP), iniciativa da Viração Educomunicação, correalizado com o Sesc São Paulo e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O ENJCP acontece entre os dias 3 e 7 de setembro, nas unidades 24 de Maio e Consolação do Sesc, em São Paulo, e mobiliza adolescentes e jovens de todo o país para discutir o direito à comunicação, de forma interseccional e dialógica com as agendas sociais e políticas contemporâneas, visando oportunizar a participação desses grupos no processo de construção de propostas e ações comprometidas com a justiça socioambiental, o bem viver e a cultura de paz. O encontro também pretende impulsionar a (re)articulação de uma rede nacional de jovens comunicadores  que se organize para ocupar o debate público sobre comunicação e direitos humanos.

Para mais informações sobre o Encontro, acesse: https://sescsp.org.br/viracao

TXAI SURUÍ jovem líder indígena do povo Paiter Suruí, fundou o movimento da Juventude Indígena de Rondônia com o intuito de articular e fortalecer os jovens indígenas do seu estado. Foi a única brasileira a falar na abertura da COP26 para líderes de todo o mundo. É coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, organização que existe há mais de 30 anos e incide, atualmente, em Rondônia, Sul do Amazonas e noroeste do Mato Grosso com mais de 15 diferentes etnias, trabalhando com a proteção territorial, segurança alimentar das comunidades indígenas.

PAULO LIMA é jornalista e educomunicador, fundador e diretor executivo da ONG Viração Educomunicação e Empreendedor Social da Ashoka. Formado em Filosofia, Teologia e Jornalismo, tem especialização em Comunicação pelo Studio Paolino Internazionale di Comunicazione, de Roma. Foi diretor da Revista Sem Fronteiras e um dos fundadores e editor do jornal Brasil de Fato, que ajudou a criar em março de 2003. Atua com o movimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente e comunicação popular desde 1987.

 

 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.