Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Biblioteca
Lugares limitados
Data e horário
De 20/05 a 20/05
Das 19h às 21h
Jô Freitas apresenta “Goela Seca”, finalista do Prêmio Jabuti 2024, publicado pela Editora Obra Independente. No encontro, mediado por Semayat Oliveira (Nós, Mulheres da Periferia / Podcast Mano a Mano), autora e prefacista dialogam sobre a obra e suas potentes narrativas periféricas.
Sobre a autora Jô Freitas
Poeta, mestre de cerimônia e escritora. Nordestina, adotada por São Paulo há 30 anos. Lançou seu livro de contos intitulado “Goela Seca”. Realizou diversos projetos fora do Brasil, como Equador, Peru, Moçambique e África do Sul. Foi premiada pelo Troféu Baobá de Literatura 2021, Fade to Black 2020, foi apresentadora e Speaker do TEDx Campinas 2023, ganhou o Prêmio Suburbano Convicto na categoria Poeta da Periferia 2019. É idealizadora do Sarau Pretas Peri e do Sarau Lima e os novos Barretos. Como trabalho permanente realiza vídeos com dicas de leitura e escrita no Instagram @jofreitaspoesia.
Sobre o livro Goela Seca
O olhar de uma personagem hora encantada pela doçura da infância, hora na “adultice” realista e ácida com os absurdos das violências vividas e presenciadas, principalmente contra o racismo e o machismo. Jô poetiza a vida cotidiana explorando os acontecimentos mais impactantes, onde parteiras e caboclos viviam a vida na “sede da seca que ardia a moleira” “enquanto a chuva não vinha”. E assim, no alto da lindeza da sua tagarelice a autora compartilha sua “conhecença” das coisas, e com uma linguagem particular e inventiva cria uma nova forma de escrita. Sua narrativa e seu uso das palavras são especiais. Nos fazem de fato olhar o mundo com outros olhos.
Sobre Semayat Oliveira
Semayat é formada pela Universidade Metodista de São Paulo, e especialista em Cultura, Educação e Relações étnico-raciais pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Co-fundadora do grupo jornalístico “Nós, Mulheres da Periferia”, trabalha com foco em revelar novos imaginários e narrativas sobre a população negra e consultora do podcast Mano a Mano. Também atua como mestre de cerimônias, mediadora e palestrante. Entre seus trabalhos, vale destacar a apresentação do Festival Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, e mediações para organizações como o SESC e Instituto Vladimir Herzog.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.