Créditos: Claire Jean
Créditos: Claire Jean

Cosmologia Iorubá nas Artes Visuais

Com Ericah Azeviche, artista, comunicóloga, ekedi, consultora D&I, professora e pesquisadora de cosmologia iorubá. Participação do educador agroflorestal Thiago Tenório

FestA - Festival de Aprender

Registro

Duração: 120 minutos

A16

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Data e horário

De 09/07 a 11/07

Terça a Quinta

De 9 a 11, terça a quinta, 19h às 21h.

Créditos: Claire Jean
Créditos: Claire Jean

A partir de reflexões sobre os diferentes aspectos da Cosmologia Iorubá do Brasil, o público é convidado a analisar as diferentes formas de conhecimento não hegemônicas e presentes na cosmologia iorubá, enquanto se conectam com a natureza de maneira profunda e respeitosa.


Ericah Azeviche é diretora de programas de direitos humanos e coordenadora do núcleo de pesquisas afro-ameríndias no Instituto Caxangá (IC). É sambista, ekedi, comunicóloga, pesquisadora e professora com foco em cosmologia iorubá nas artes visuais, formas de conhecimento, pensamento complexo, realidade sistêmica e etnobotânica. Em parceria com o Sítio Corruíra e IC organiza um banco genético de plantas medicinais e de axé (litúrgicas dos candomblés), a Bibliofloresta Dúndún.

Thiago Tenório é educador agroflorestal, cientista social, agricultor e professor de artes marciais. Pesquisa o plantio e o processamento das plantas aromáticas e fitoterápicas na agrofloresta e seu uso na recuperação de solos degradados. Faz agrofloresta no Sítio Corruíra e organiza um banco genético de plantas litúrgicas e medicinais, na Bibliofloresta Dúndún com o Instituto Caxangá.

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.