Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desabamento de Textos

Daniela Avelar, Fabio Morais e Lívia Aquino

Campo Limpo

L

atividade presencial

Grátis

Local: Diversos espaços da Unidade

Datas e horários

De 22/03 a 28/11

Sábado e Domingo

10h às 19h

Sábado

22/3, 17h - Abertura com visita guiada

Terça a Sexta

12h às 21h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Intervenção proposta por Daniela Avelar, Fabio Morais e Lívia Aquino, partindo do diálogo estabelecido entre artistas e o Sesc Campo Limpo.

A partir da observação da unidade como um campo aberto e o convívio entre diferentes públicos e usos dos espaços, Daniela, Fabio e Lívia propõem intervenções que convidam visitantes a novos olhares para o lugar. As obras foram instaladas em meio à circulação cotidiana e integram-se à paisagem, em textos e palavras que acionam outros significados na arquitetura e na convivência.

Os trabalhos expostos lembram que as palavras podem sugerir novos usos, funções e criar outras camadas de reflexões. Desabamento de textos é uma escrita nas coisas e no espaço físico, desabando a ideia de que o lugar da palavra é somente a página, o livro, a tela.  

ABERTURA:
No dia 22/3, sábado, às 17h, haverá visita guiada pelas obras com os artistas da intervenção visual.

 

SOBRE OS ARTISTAS:

Daniela Avelar é artista e escritora. Nasceu em São Paulo/SP (1988), no bairro do Campo Limpo, onde viveu até os 19 anos. É formada em Artes Visuais, com mestrado e doutorado na mesma área.  Utiliza instrumentos literários em suas práticas artísticas, em instalações e performances. Realizou diversas exposições e intervenções, com destaque para instalações com textos no espaço na Bienal de Arte Contemporánea SACO, em Antofagasta, Chile (2023), na Casa da Luz (2021) e no Sesc Santana (2017). Participou das residências Enter Text – Arteles, Finlândia (2019), Casa do Papel – Flip, Paraty-RJ (2017) e Courants du Monde, pelo Ministério da Cultura e Comunicação da França (2013).

Fabio Morais (São Paulo, 1975) é um artista que trabalha sobretudo com escrita, nos meios expositivo e editorial. Sua mais recente exposição individual foi Gráfico Fágico (2024), no Cabinet du Livre d’artiste (Rennes, França). Participou das bienais de São Paulo, do Mercosul (Porto Alegre) e de Sharjah, e de exposições coletivas em instituições como MAM-SP, Instituto Tomie Ohtake, CCSP, MASP, MUBE, Sesc, Museu da Língua Portuguesa (todos em São Paulo), Museu da Pampulha (Belo Horizonte), CCBB (Rio de Janeiro), MACBA (Barcelona), MAC Lyon (Lyon), CGAC (Santiago de Compostela), Astrup Fearnley Musset (Oslo), Bonniers Konsthall (Estocolmo). Possui obras nos acervos do MAM-SP, Museu da Língua Portuguesa (São Paulo), Museu da Pampulha (Belo Horizonte) e CGAC (Santiago de Compostela).

Lívia Aquino (Fortaleza, 1971) é pesquisadora do campo da cultura e das artes visuais, é professora e artista. Sua prática opera conexões entre a imagem, a escrita e a leitura, explorando seus significados e os sentidos que produzem no espaço e com o outro, como participador.Psicóloga, Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora na graduação de Artes Visuais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP-SP), onde também coordenou a pós-graduação em Fotografia: Práticas Poéticas e Culturais por oito anos. Participou de exposições coletivas no Parque Lage, no Centro Cultural da Diversidade, na Galeria Reocupa Ocupação 9 de julho, na Fundação Joaquim Nabuco, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Sesc Belenzinho, na Pinacoteca de São Paulo, no Museu do Estado do Pará, no Sesc São Carlos, no Museu de Arte Brasileira e no Centro Cultural São Paulo. Atuou como orientadora em residências artísticas no Museu da Imagem e do Som em São Paulo e no Prêmio Diário Contemporâneo em Belém, em três edições. Em 2024 realizou a curadoria das exposições “À escuta” e “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, ambas em Belém. 

 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.