Foto: Jorge Luiz Garcia
Foto: Jorge Luiz Garcia

Dialogando ao som do vinil: Mestras do Samba

Com Tiganá Macedo e Mahin

Férias no Centro de Música

Consolação

Duração: 150 minutos

A12

atividade presencial

Grátis

Local: Tecnologias e Artes - 1º andar

Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Data e horário

De 21/01 a 30/01

Terça e Quinta

Das 19h às 21h30

Foto: Jorge Luiz Garcia
Foto: Jorge Luiz Garcia

Audições comentadas de discos de grandes mulheres do samba, seguida de prática de impressão em azulejo inspirada nas capas de álbuns escutados a cada encontro. Essa audição, orientada por discos de mulheres do samba, pretende tratar sobre identidade negra e suas lacunas, desenvolvendo ideias sobre os processos criativos envolvidos nas obras e expor desdobramentos políticos e sociais.

O projeto Dialogando ao Som do Vinil propõe um encontro para a “escuta”. Essa audição, orientada por discos de mulheres do samba, pretende tratar sobre identidade negra e suas lacunas, desenvolvendo ideias sobre os processos criativos envolvidos nas obras e as saídas inovadoras para expor desdobramentos políticos e sociais.

O processo de diálogo musical dará ênfase aos instrumentos de percussão popular, aos arranjos, às harmonias, aos fundamentos das composições e as biografias dos autores (as). Dessa maneira dá-se nome ao trabalho do artista. Essa atitude propaga e garante sobrevida no campo artístico. Com a intenção de troca de conhecimentos, possibilitar espaços onde estar junto seja uma valorização do bem-estar.

Inspirados pela sonoridade e contextos históricos abordados, ao final as pessoas participantes se envolverão num prática inspirada nas capas dos discos escutados e comentados a partir de uma técnica de impressão em azulejo. Cada dia terá foco em algumas das Grandes Mestras do Samba: Alcione, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão.

__
Tiganá Macedo é músico, educador e ator. É fundador do projeto Alma do Ritmo – Música nas Escolas e do Dialogando ao Som do Vinil: estudos de audições, formações de discos de samba e música afro- brasileira.

Mahin é artista e arte-educador. Licenciado em Pedagogia e Artes Visuais, atualmente tem se dedicado em estudar e pesquisar tecnologias ancestrais, a fim de se conectar cada vez mais com a sua ancestralidade. Integra a equipe do Sesc Consolação como Educador de Tecnologias e Artes.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.