Duração: 180 minutos
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa Teatral - 7º andar
Inscrições a partir de 16/4 (credencial plena) e 17/4 (público em geral) às 14h, até 21/4.
Processo cênico-imersivo para adaptação do livro “ASMA” (Ed. Nós, 2024), de Adelaide Ivánova, para os palcos.
A residência cênica “É por isso, senhores, que estou aqui: tentativas de explodir um poema em cena” se baseia num processo imersivo que adaptará o livro “Asma” (Editora Nós, 2024), de Adelaide Ivánova, para os palcos. A ação integra a programação oficial do Festival Poesia no Centro, promovida pela Livraria Megafauna, e é idealizada e dirigida pela escritora Adelaide Ivánova e as diretoras-atrizes Nash Laila e Mirella Façanha.
Caracterizado como um “épico escalafobético”, o livro – vencedor do Prêmio APCA na categoria “Poesia” e apontado pelas publicações 451 e Folha de São Paulo como melhor livro de poesia de 2024 – narra a história de Vashti Setebestas, personagem que anda pela Terra atravessando o tempo, transmutando-se em muitas entidades, muitos corpos e muitos povos. Pelo caminho, é perseguida pela opressão de uma narrativa histórica escrita pelos homens.
O curso (entendido com uma viagem investigativa de oito dias) será conduzido por meio de dispositivos cênicos de composição que atravessam corpo, voz e dramaturgia. Tais dispositivos tem o objetivo de fazer interagir as histórias trazidas pelo público participante com a história da personagem protagonista de “Asma”. Ao final dos encontros, prevê-se a abertura de processo cênico no dia 17 de maio, no Teatro Anchieta.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
__
Adelaide Ivánova é uma jornalista e ativista pernambucana, tendo trabalhado com poesia documental e educação popular. Em 2018 ganhou o Prêmio Rio de Literatura por seu segundo livro, “o martelo” (publicado em sete países). É autora de “Asma” (Editora Nós, 2024).
Mirella Façanha é atriz, performer, diretora e dramaturga. Tem como pesquisa em seu trabalho a interseccionalidade como zona disparadora para novas construções de destituição de fala e subjetividades.
Nash Laila é atriz, cantora, preparadora de elenco e realizadora no teatro e no audiovisual. Seus trabalhos circularam em importantes mostras e festivais de cinema no Brasil e no exterior e, desde 2022, tem se dedicado ao trabalho em sala de aula, promovendo com espaços de cultura, mostras e festivais, oficinas e masterclasses de atuação e direção.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.