Duração: 40 minutos
atividade presencial
Local: CEU das Artes Santos | Praça da Paz Universal (Bairro Castelo)
EL RINCÓN DE LOS MUERTOS
[O RECANTO DOS MORTOS]
Por meio da história pessoal do ator ayacuchano Ricardo Bromley, o monólogo retraça os ciclos de violência que atravessaram a cidade de Ayacucho, nos Andes peruanos. O local, cujo nome em quéchua significa “recanto dos mortos”, foi palco de diversas disputas: da batalha pela independência peruana a revoltas populares, do conflito armado interno dos anos 1980 e 1990 ao massacre perpetrado pelo exército em 2022. Em tom de conversa com o público, o intérprete percorre esses momentos históricos e os entrelaça com sua própria biografia, alternando-se entre narração, coreografias e músicas tocadas em seu violino andino. Nesse transcurso, questiona a origem da brutalidade e como é possível romper com seus ciclos.
Yanira Dávila é licenciada em Ciências e Artes da Comunicação com especialização em Artes Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Ministrou workshops de biodrama, teatro e cinema documental, dirigiu El Rostro e Así de Simple e codirigiu o curta Tierra Sin Aire.
Sebastián Rubio é artista cênico graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Trabalhou em diversos projetos de cinema, teatro e televisão. Como diretor, realizou as peças documentais Proyecto 1980/2000, Desde Afuera e Tregua. É codiretor do curta Tierra Sin Aire.
Ricardo Bromley é ator formado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, danzante de tijeras (bailarino de tesouras, dança da região Chanka, no Peru) e tem formação em violino andino. Atuou em filmes como La Casa Rosada, de Palito Ortega, e peças como Patrón Leal.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Sebastián Rubio
Direção: Yanira Dávila e Sebastián Rubio
Elenco: Ricardo Bromley
Produção geral: Yanira Dávila
Assistente de direção: Camila Palao
Assistente de produção: Ena Féuer
Direção de arte e iluminação: Mariano Márquez
Fotografia: Claudia Córdova
Produção no Brasil: Circus Produções (Guto Ruocco) e Cêzê produção cultural (Caroline Zitto)
Assistente de produção no Brasil: Francisco Meirelles
@yaniradavila | @sebastianrubior | @elricarducha
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.