Estratagemas Desesperados. Foto: Matheus José Maria
Estratagemas Desesperados. Foto: Matheus José Maria

Estratagemas Desesperados

Idealização, direção e dramaturgia: Amanda Lyra

MIRADA - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas

Santos

Duração: 70 minutos

A16

atividade presencial

Grátis

Local: Centro Espanhol de Santos

Retirada de ingressos 1 hora antes, no local.

Data e horário

De 09/09 a 09/09

Segunda

Dia 9/9, às 15h.

Estratagemas Desesperados. Foto: Matheus José Maria
Estratagemas Desesperados. Foto: Matheus José Maria

Abertura de processo de espetáculo baseado em escritoras latino-americanas que exploram o horror e a violência em narrativas nas quais a mulher é o sujeito da ação. Esquivando-se de interpretações panfletárias ou românticas, essas autoras exploram personagens distantes dos padrões morais e culturais de feminilidade. São mulheres que criam estratagemas (ainda que desesperados) para sobreviver e inverter a lógica de poder. A investigação tem como questão central as manifestações da raiva feminina na sociedade contemporânea, explorando o contraponto entre a passividade do espaço doméstico ancestral e o desejo de um revide violento no âmbito social. A apresentação acontece após uma residência no CPT, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc.

Amanda Lyra é formada pela Escola de Arte Dramática da USP. Foi idealizadora e atriz das peças: Quarto 19, pela qual foi indicada a diversos prêmios de atuação, Tragédia: uma tragédia e Uma História Radicalmente Condensada da Vida Pós-Industrial. Também foi atriz convidada dos últimos espetáculos da companhia Ultralíricos, dirigida por Felipe Hirsch, e atuou em Teoria King Kong, com direção de Yara de Novaes, e Mãe Coragem, dirigida por Daniela Thomas. Estratagemas Desesperados é a sua primeira direção. 

FICHA TÉCNICA
Criado a partir dos contos de Mariana Enriquez (Argentina),  María Fernanda Ampuero (Equador),  Mónica Ojeda (Equador) e Liliana Colanzi (Bolívia)
Idealização, direção e dramaturgia: Amanda Lyra 
Codireção e dramaturgia: Juuar
Elenco: Amanda Lyra, Carlota Joaquina, Nilcéia Vicente e Stella Rabello
Direção de movimento e preparação corporal: Danielli Mendes
Iluminação: Sarah Salgado
Criação de trilha sonora: Azulllllll
Técnico de luz: Guilherme Soares
Técnico de som: Tomé de Souza
Produção executiva: Yumi Ogino
Direção de produção: Aura Cunha | Elephante Produções
Colaboração na criação | Residentes CPT_SESC: Alanis Mahara, Alv Lara, Carolina Splendore, Celsim, Flora Camolese, Gabriel Viana, Giovanna Barros, Giulia Gadel, Lara Duarte, Laura Lufési, Letícia Bassit, Luciana Fróes, Luiza Moreira Salles, Maria Fernanda Batalha, Mariana Mantovani, Monalisa Silva, Nadja, Sofia Maruci, Sônia Ferreira, Tainá Medina, Tatiana Heide, Victor Salomão e Vini Silveira  

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.