foto: Rafael Adorjan
foto: Rafael Adorjan

Fantasmas na biblioteca

Com Daniela Avelar

Jundiaí

L

atividade presencial

Grátis

Local: Biblioteca

Data e horário

De 06/05 a 29/06

Terça a Domingo

Ter a sex, 9h às 22h
Sáb, dom e fer, 10h às 19h

foto: Rafael Adorjan
foto: Rafael Adorjan

A pergunta “espiou o murmúrio do mistério na biblioteca?” propõe uma pausa para pensar a biblioteca como um espaço permeado de sussurros.

Que barulhos são esses? Das pessoas que a visitam? Das histórias guardadas nos livros? Das memórias que habitam esse espaço?

Acompanhando a frase principal, outras palavras são dispostas de forma a dialogar e, por vezes, divergir da ideia central, multiplicando as leituras possíveis sobre a biblioteca.

Ao mesmo tempo, a artista propõe uma diálogo entre os espaços da biblioteca e Comedoria com a intervenção “Modo de preparo”, que parte da expressão “devorar um livro”, conectando a linguagem verbal e alimentação e o que pode surgir da aproximação entre comer, ler e conversar.


Daniela Avelar trabalha com artes visuais, escrita e educação. Doutora e mestra em artes visuais, investiga instrumentos literários e linguísticos como conversa, escuta, apropriação e recontextualização a partir de restrições autoimpostas em instalações, performances e publicações. Sua performance mais recente, “entre o sim e o não, existe um vão”, foi apresentada no Sesc Pompeia (2024), Sesc Ribeirão Preto e Feira do Livro do Pacaembu (2023). Participou de residências em Haukijärvi, Finlândia (“Enter Text” – Arteles Creative Center, 2019), Flip – Festa Literária Internacional de Paraty (Casa do Papel, 2017) e Courants du Monde, Paris (2013). Publicou trabalhos em arte impressa e livros, como “Desde o meio de uma língua” (2022), escrito em diálogo com Patrícia Galelli. Ministra cursos sobre escrita e texto e realiza curadorias educativas para exposições em diferentes espaços culturais. Em 2025 participa da exposição “Desabamento de textos”, no Sesc Campo Limpo e, em 2023, da Bienal Internacional de Arte Contemporânea SACO, em Antofagasta, Chile.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.