Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Flamas: construção e constituição do movimento social

Com Guilherme Chaves Soares e Ingrid Stephanie Proença Hobuss, psicólogos clínicos e integrantes do Flamas - Fórum da Luta AntiManicomial de Sorocaba

Sorocaba

L

atividade presencial

Grátis

Local: Sala 1

Retirada de senhas 1 hora antes.

Data e horário

28/09 • Sábado • 14h00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entendendo o movimento social enquanto espaço de experimentos participativos, consolidação de direitos e práticas de proteção social, ele aparece em diversas formas de organização, mobilização e organicidade, não podendo excluir seu lugar analítico e propositivo nas construções de ideias e ideais sociais, emergindo sempre das contradições que fundamentam e estruturam a sociedade. 
Pensando que as verdadeiras revoluções ocorrem a partir das mobilizações que são constituídas com participação social, a ideia de refletir e iniciar um processo ainda que embrionário de movimentações capilares, surge enquanto necessidade também dos movimentos sociais já existentes, a necessidade de alcançar novas intersecções. 
Com isso, se faz necessário não somente a apresentação das lutas e movimentos já organizados e operantes como o Flamas, mas dialogar sobre a construção e organização de novos grupos, ou da ideia de aproximação, pensando em atingir o público em geral, usuários dos serviços socioassistenciais, de saúde e educação, já que não há forma de emancipação e autonomia, se não no conjunto das lutas. 
Falar de processos e direitos em saúde mental, é também dialogar com direito à moradia de qualidade, saneamento básico, acesso a saúde, educação de qualidade, entre tantos outros, não sendo possível dissociar a construção dos movimentos.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.