Apresentação do jovem violonista brasileiro com peças dos compositores Celso Machado (1953), João Luiz (1979) e Sergio Assad (1952), feitas especialmente para ele.
Henrique Carvalho é um renomado violonista brasileiro, reconhecido por sua musicalidade refinada e expressiva. Formado em violão clássico pela Universidade de São Paulo (Brasil), ele cursa atualmente mestrado em Guitar Performance na Stony Brook University (EUA). Carvalho recebeu prêmios em diversos concursos internacionais de prestígio, como por exemplo Houston Classical Guitar Competition 2024 (EUA) e o Concurso Souza Lima (Brasil). Além disso, foi bolsista do programa Cultura Artística, que possibilitou o aprimoramento de seus estudos sob a orientação do professor Fábio Zanon. Com aparições e turnês frequentes em diversas cidades, incluindo Nova York, Miami, Arizona, Rochester, Buffalo, Colorado, Filadélfia, São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre e Piauí, para citar alguns. Ele é conhecido por estrear importantes obras para violão, realizando primeiras audições mundiais de compositores renomados. Entre suas estreias, destacam-se “South Loop”, de Sergio Assad, dedicada a ele durante sua participação no Mentorship Program inaugural da Guitar Foundation of America (GFA), além de outras obras como “Prelúdio no. 2” e “Improvisos” de João Luiz, “Choro Eterno” de Celso Machado, “Canção en Samba” de Áureo Carreño e “Prelúdio & Dance” de Joabe Guilherme. Também conta com participações em diversas masterclasses com grandes nomes do violão, como Scott Tennant, Sergio Assad e Sharon Isbin, e teve a oportunidade de estudar com o renomado violonista e compositor Benjamin Verdery (Yale) por meio do Mentorship Program do GFA. Além disso, ele coordena o Projeto Música de Casa, criado durante a pandemia para divulgar a música brasileira e seus intérpretes junto a jovens de periferias e projetos sociais, com apoio da prefeitura de São Paulo. Henrique Carvalho gravou os álbuns “Novos Violões” e “Retratos Brasileiros”. Apaixonado pelo ensino, ele também se destaca como educador, formando alunos premiados em competições como o concurso Nacional Villa-Lobos-Fito e o Internacional Souza Lima.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.