Duração: 119 minutos
atividade presencial
Local: Tecnologias e Artes (4° andar)
Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 30/4, 14h, para Credencial Plena e 2/5, 14h, para público em geral.
O curso fornecerá uma introdução teórica ao universo do “artesanato” no Brasil, com subsídios para a compreensão dos condicionantes sócio-históricos que dificultaram ou privilegiaram o seu desenvolvimento.
Também é intenção conceituar o que é o trabalho artesanal (antes e depois da revolução industrial), apresentar os principais movimentos e tipologias, e entender o lugar do artesanato na sociedade brasileira.
Segundo o IBGE, são no Brasil hoje cerca de 10 milhões de artesãos. O curso se justifica pelo trabalho de difundir a importância do artesanato como produtor de cultura material, fora de um lugar menor que muitas vezes é colocado no universo artístico.
Temas das aulas:
1. A origem histórica e dos conceitos dialógicos: arte e artesanato
2. A produção indígena histórica
3. A produção artesanal do período colonial
4. O artesanato europeu no Brasil
Guilherme Leite Cunha é formado em artes visuais pela ECA/USP, com mestrado em estética e história da arte, também pela USP. Atualmente faz doutorado em Abordagens Críticas e Teóricas da Arte, no Instituto de Artes da UNESP/SP. Foi consultor do Sebrae e coordenador das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia. Além de assistente técnico para a área de Desenvolvimento Artístico do Sesc SP. Desenvolveu a exposição Desenho de Fibra, sobre arte têxtil popular brasileira, e criou vários projetos que envolveram arte e artesanato como Crafteria e Design Mão na Massa. É pesquisador sobre escolas de arte e sobre as relações entre design, arte e artesanato. Foi criador ainda do Laboratório de Criação Artesanal, que orienta e qualifica artesãos brasileiros.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.