Foto: Jamil Kubruk
Foto: Jamil Kubruk

Histórias da Dança Hoje: Dez Encontros para Iniciar

Com Cássia Navas

CPT

Consolação

Duração: 180 minutos

A18

atividade presencial

R$ 21,00 Credencial Plena
R$ 35,00 Meia entrada
R$ 70,00 Inteira

Local: CPT_Sesc - 7º andar

Inscrição via app SescSP e site Central de Relacionamento a partir de 03/09

Data e horário

De 10/09 a 03/10

Terça a Quinta

Terças e quintas, das 18h30 às 21h30. Quartas, dias 18 e 25/9, das 18h30 às 21h30.

Foto: Jamil Kubruk
Foto: Jamil Kubruk

Abordagem de pontos da história da dança hoje, com discussões sobre questões de suas culturas e a incluindo como um dos campos do continente das artes da cena, juntamente com o teatro e a performance.

Por ser um campo, quase uma língua/linguagem específica, que coteja outros campos cênicos, com eles estabelece zonas de intersecção e fronteira, algumas das quais intensificam sua presença em determinadas épocas das trajetórias de seus criadores.

O curso irá trabalhar temas-chaves de trajetórias em dança, organizando recortes horizontais e verticais nos subcampos do balé, dança moderna, dança pós-moderna, dança contemporânea e dança atual, nesta última apontando para aspectos de um des(moderno), decolonial e para zonas de fronteiras talvez ainda sem denominação precisa.

__
Cássia Navas
, professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – Instituto de Artes da UNICAMP e professora convidada do Master Danse – Université de Paris 8. É graduada em Direito pela USP, doutora em dança- semiótica pela PUCSP, pós-doutora em artes pela ECA/USP, especialista em gestão e políticas culturais pela UNESCO – Université de Dijon Ministère de la Culture France.

É conferencista e ministra palestras e seminários em várias instituições, como no Impulstanz (Viena, 2013), SP Escola de Teatro (São Paulo, 2014-15), Centro Cultural São Paulo (2015-17), Projeto Brasil, Mousonturm (Frankfurt, 2016), Centro de Formação e Pesquisa, Sesc São Paulo (2016) e FreiburgTheater (2018).

Autora de publicações como: “Imagens da Dança em São Paulo”, “Dança Moderna, Dança e Mundialização: políticas da cultura no eixo Brasil-França”, “Vem Dançar, de Teatro do Movimento, um método para o intérprete-criador e da Composição” (os dois últimos juntamente com Lenora Lobo), “Dança, História, Ensino e Pesquisa / Danse, Histoire, Formation, Recherche” (juntamente com Isabelle Launay e Henrique Rochelle), autora de “Balé da Cidade de São Paulo – 50 anos – 1968-2018” e está na publicação de dezembro de 2020, “Dança sob o Signo do Múltiplo”, com o texto “Dança e recepção: Questões & Três Partituras” (organizado por Lucia Santaella e Everson Motta).

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.